Violet Evergarden | EP 2 – Nenhuma dificuldade é grande demais Por que a sinceridade, de uma forma direta, pode ser tão dolorosa?

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©Kyoto Animation/Kana Akatsuki

Violet Evergarden | Episódio 2

O que você faz frente a uma dificuldade? Desiste? Persiste? Insiste? São perguntas subjetivas, afinal, cada pessoa tem seu próprio jeito de pensar sobre isso. Não é diferente com a Violet, a protagonista dessa história. Em sua situação, datilografar seria um desafio, entretanto, meio a muita persistência, ela conseguiu dominar a habilidade. A mensagem passada aqui é clara, não existe empecilhos para quem tem persistência.

Ser uma autômata é uma tarefa difícil e bem visada. Obviamente, alguém que ainda não entende os sentimentos, não seria aceita com facilidade. Violet logo encontra um preconceito indireto em seu ambiente de trabalho. Iris, uma das personagens apresentadas hoje, deixa claro sua insatisfação com a presença da moça. Além disso, Erica, uma garota com autoestima baixa, repreende, mesmo que indiretamente, a nova funcionária.

Em qualquer anime, o protagonista tem um carrasco. Aquela pessoa implicante e, a grande candidata a ser pedra no sapato, é a Iris. Pode ser que ela mude as atitudes conforme os episódios passem, entretanto, tudo deu a entender que não.

Violet saiu da guerra, mas a guerra ainda não saiu dela. Cliente tem sempre a razão? Não quando está sendo atendido por ela. Chegou a ser cômico o momento em que um homem repreende Erica pela carta escrita, entretanto, Violet o coloca para beijar a mesa, literalmente. Essa apatia frente ao perigo fez Erica observa-la com outros olhos. Era um ponto de ignição importante.

©Kyoto Animation/Kana Akatsuki

A verdade dói 

Aquele velho chavão da sua bisavó teve, mais uma vez, sua prova no anime. Uma pessoa que está em uma jornada de descoberta no sentido sentimental, irá traduzi-los da maneira mais direta possível. Violet, ao datilografar uma carta para uma cliente, mostrou toda a sua interpretação apática. Obviamente, a mulher voltou reclamando, todavia, como a própria protagonista disse, qual o problema da carta? Sinceridade machuca, principalmente quando toma rumos diretos.

O interessante é que isso acaba entrando em contraste com a situação de Violet. Hodgins continua a ocultar a verdade dos olhos da moça, porém, e quando ela descobrir? Sentirá o mesmo repúdio que sua cliente insatisfeita? Em uma cena após os créditos, Hodgins revela a chefe de Violet essa verdade, o que fica marcado como momento emocionante no plot de hoje.

©Kyoto Animation/Kana Akatsuki

Atitude nobre e o reconhecimento

Falando no Hodgins, ele provou sua nobreza – no sentido de atitude – quando abriu mão de uma coisa importante para recuperar o broche de Violet. O mais legal é a ligação de pontos que o roteiro vem fazendo. Afinal, o personagem menciona isso no início do episódio, sobretudo, a situação é explicada no final. É bom quando há um esforço para evitar pontos soltos e situações mal-explicadas.

No sentido de reconhecimento, Violet ganhou uma forte aliada. Lembra da Erica? A garota sem autoestima ganhou um pouco de personalidade quando saiu para defender Violet no final do episódio. Iris, fazendo um papel de antagonista, sugere uma coisa muito ruim para Hodgins. Entretanto, Erica intervém, nos mostrando que de nada vale um preconceito, pois através da protagonista, ela despertou um sentimento adormecido.

Em linhas gerais, foi um episódio muito bom. Houve superação da parte de Violet, coisa que ela deve fazer sempre, e reconhecimento por uma companheira. A fórmula desse anime continua a me surpreender a cada minuto, principalmente, em suas mensagens. Violet Evergarden nos passa, da maneira mais direta possível, que fraquejar não leva a nada.

©Kyoto Animation/Kana Akatsuki/ “Ele não vai voltar, nunca mais!”

Nota: S – Excelente

E você, caro leitor? O que achou desse episódio? Deixe sua nota nas estrelinhas e comente abaixo. Vamos discutir! Espero vocês na quinta-feira que vem para mais uma Review de episódio.

Observação: Já leu a todas as nossas Reviews no site? Aposto que há aquelas que você ainda não viu. Visite nosso índice e procure pela sua. – Lista de Reviews

Essa é a nota do nosso Blog, qual é a sua para esse episódio, caro leitor?
  • Breno Santos (Supervisor de Blog)
  • Márcio Vinicius (Colunista/Revisor)
5

Resumo

E você, caro leitor? O que achou desse episódio de Violet Evergarden? Deixe sua nota abaixo e participe com a gente.

Sending
User Review
4.9 (10 votes)

ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

2 thoughts on “Violet Evergarden | EP 2 – Nenhuma dificuldade é grande demais Por que a sinceridade, de uma forma direta, pode ser tão dolorosa?

  1. Claro que minha nota é 5, a mais alta nesse rank! Quero comentar o desenvolvimento do carteiro que teve uma boa evolução do primeiro episódio para esse, ele convidou as meninas para almoçar e foi rejeitado por elas com severidade mostrando que as garotas são muito chatas e arrogantes, eu quero que elas se fodam! e em outro momento ele convida a Violeta para ser carteira e fazer as entregas do correio, ela rejeitou porque tem um objetivo já escolhido. É escrever as cartas para descobrir o que significa a frase eu te amo que seu seu chefe lhe falou pela última vez e depois caiu em batalha, Violeta agora terá que viver essa partida e seguir em frente em seus sentimentos e relacionamentos.
    Assistam o anime: Koi wa ameagari no you ni, romance, seinen, comédia em exibição todas as sextas na internet:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *