Sword Art Online – um anime injustiçado Será que todas as críticas feitas à SAO são mesmo justas?

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
Sword Art Online
© A-1 Pictures

Desde 2012, muito tem se falado de Sword Art Online (ou simplesmente SAO), um anime que fez muito sucesso porém que também acumulou muitas críticas. A grande maioria dos Otakus afirma que a obra começou bem porém foi decaindo após a primeira temporada, já alguns ainda dizem que nem mesmo a temporada inicial se salva completamente. Se o anime vale ou não vale a pena ser assistido vai muito do critério de cada um, porém não posso ignorar as críticas injustas que o anime vem sofrendo durante os últimos anos.

1. Sword Art Online engana o público pois promete um anime de ação e entrega um romance.

 

Essa é sem dúvidas a crítica mais injusta de todas. Em nenhum lugar está definido que uma animação com a temática de SAO precisa desenvolver uma história de ação e aventura. A proposta do anime não é contar uma história de MMORpg como foi a expectativa da maioria, e sim fazer uma espécie de ensaio simulando como seria estar preso dentro de uma realidade virtual com a possibilidade de morrer de verdade caso o personagem morra dentro do jogo.
Os primeiros a episódios já demonstram que as batalhas e elementos de RPG seriam explorados em segundo plano e que o drama daquele contexto seria o foco da obra. Mas e porque tanto romance? bem, como falei, a proposta da obra é fazer um ensaio de como pessoas se comportariam no respectivo contexto mortal e o mais lógico é que jovens como o Kirito e a Asuna, que jogavam mmorpg para fugir da realidade, seriam logicamente tentados a querer desfrutar daquela realidade ao máximo.

 

© A-1 Pictures

 

2. Não dá para entender como um personagem bosta que nem o Kirito possa ser querido por todas as meninas do universo de SAO.

 

Da para entender sim. Embora o character design do Kirito seja de um virjão magrelo, vocês devem estar cientes que mais atraídas por físico, as mulheres são atraídas por atitude e poder, atributos estes que o nosso protagonista tem de sobra. O Kirito é um personagem independente que não se curva ao pensamento da manada. Mesmo num cenário visivelmente trágico, ele busca manter uma postura otimista, focada em objetivos e não se importa de jogar sozinho se for necessário. O anime de certa forma reflete um comportamento bastante corriqueiro no mundo real: a grande maioria das pessoas vive por objetivos muito distantes e esquecem de aproveitar o presente. Já alguns decidem ser mais ousados e desfrutar da vida a cada segundo, tomando decisões fora da curva e se destacando por conta disso.
Sword art online
© A-1 Pictures

 

3. Um dos problemas de SAO é o fato de Kirito já começar a história como um personagem “overpower”

 

E lá vamos nós novamente. Repita comigo – SAO não tem como proposta ser um anime de ação. Esse lance do protagonista começar fraco e ir ficando mais forte durante a série é coisa de anime de batalha (shounen jump, estou olhando para você). O fato de Kirito ser poderoso faz parte do ensaio que o anime propõe, que é o que aconteceria se um viciado em mmorpg jogasse com pessoas comuns. De certa forma, pode-se dizer que a intenção o anime é fazer o gamer se identificar com o Kirito e acreditar que ele também ficaria “fodão” se tivesse na mesma situação.

 

© A-1 Pictures

Acho que é isso. Muito obrigado para quem leu até aqui. Eu ficaria muito grato e honrado se pudesse ler sua opinião nos comentários abaixo. Sou aberto a críticas, sugestões e até a xingamentos. Forte abraço.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

57 thoughts on “Sword Art Online – um anime injustiçado Será que todas as críticas feitas à SAO são mesmo justas?

  1. Ótimo poster, não sei como tem gente que tem um preconceito do tamanho do mundo contra SAO, e se esquece do principal que é se divertir assistindo a obra!! Eu por exemplo achei ótima todas as temporadas do SAO, principalmente a do GGO que o povo só falto atear fogo e colocar em uma cruz kkkkk

    1. eu concordo que o hate contra obra é exagerado. Quanto à temporada de GGO, achei ela ótima com exceção do desfecho. Achei a explicação final muito forçada e fiquei apavorado com a falta de reação da Asuna com relação a intimidade entre o Kirito e a Sniper (esqueci o nome hahahaha). Mas fora isso, essa temporada tem várias ideias legais como o fato de o Kirito ser um espadachim num mundo de armas de fogo.

      1. a verdade é q o kirito e asuna tinham assumido namoro, mas parece q eles tinham vergonha de mostrar, até pq a mãe da asuna odeia o kirito(dps ela começa a gostar). mas o final do primeiro arco da seg season eu achei mt daora, com o cara psicopata pela sinon e o kirito salvando ela na vida real, e achei daora tb a relação q a asuna cria com aqla menina com câncer, q era um amor de amiga mt sincero

  2. SAO foi o primeiro anime que eu vi por completo, realmente tem alguns problemas (nenhum anime é perfeito), em questão de qualidade existem sim animes melhores, steins;gate por exemplo, porém SAO é um anime que é divertido de se assistir, eu realmente não gostei muito do arco Fairy Dance e do Mother’s Rosario, mas não foi motivo suficiente pra eu não gostar da obra, que aliás me marcou muito, eu sempre tenho vontade de re assistir o anime pra dar uma sensação de nostalgia :v

    1. Eu também não gostei desse arco. Acho que foi muito curto para conseguir fazer a gente imergir na situação dramática e se apegar aos personagens.

      1. exato, o mother’s rosario até foi uma boa ideia, mas não teve muito impacto pela falta de eps pra permitir com que a gente se apegasse aos personagens, e o maior problema dos arcos fairy dance, ggo e mother’s rosario foi a falta do Kirito + Asuna, um deles sempre se tornava inutil nos arcos (Nao reclamo do ggo até pq a shinon é mt boa)

    2. Eu amei Mother’s Rosario! Ele dá atenção a outros personagens! Algo incomum em SAO ;-;! Fora que em pouco tempo ele trabalha muito bem, achei q o roteirista conseguiu sugar o melhor da novel naquele momento!

    3. o fairy dance eu concordo um pouco, pq eu achei escroto a irmã do kirito gostar dele, mas o mother’s rosario é um dos melhores arcos

  3. Perae?! Na minha humilde opnião, problema de SAO não é esse! O problema dele é que não faz sentido e não cumpre oq deve!
    Antes de tudo ele é um anime harém, que não trabalha nisso, independente da garotas desistirem de correr atrás do Kirito, elas praticamente não tem participação significativa na trama! Se derem 3 minutos pra falar delas vc só vai ver mais dia 31 de fevereiro! Vcs ainda acham que vai ter mais da Shion?
    Fora que o anime segue de jeito maçante e sem sentido o Kirito! Serio, bloquear balas com uma espada, e ninguém na porra do jogo sabia disso, ou viralizar na internet? Ah na moral! Me poupe! Independente de ser um anime e cometer erros, aí força bastante a barra! No minimo ele seria acusado de hacker!
    A melhor parte, é qndo aparece o arco da Asuna e da guria que vai morrer! É onde vc tem um bom trabalho emocional! Mas ai vem o Kirito correndo na parede, sem nenhum nexo! Tipo, é toda hora o Kirito pagando de fodão! Em alguns animes, como, Overlord, NGNL, OPM, Mahouka, fica legal, mas em SAO não! Não fica legal, pelo simples motivo de não fzer sentido! Serio, o nome do anime tinha que ser The Absurd Adventures of Kirito, assim faria mais sentido! Na moral, como um novato consegue peitar um cara veterano no jogo??? Hacker!
    Sem falar, que o primeiro Arco da primeira temporada, não é tão bem construído! Tinha um universo sensacional, que não é bem explorado, focando num romance bem paia! E Dps disso pra “compeçar” vão explorar o universo de ALO, que é uma merda!
    Sendo que, o Kirito, não tem um trabalho que faça o personagem ser mais do que ele é, falta uma boa evolução! Fora que o drama até meados da segunda temporada é bem fraco! Além de muitos outros problemas que tenho preguiça de escrever!
    Tá todos esse erros são concertados nas novels e mangás. Porém, só nas novels e mangás! O Anime tinha que ser o carro chefe e devolver bem! Oq não acontece!
    O anime nunca foi tão bom assim, é só mais um idolatrado sem motivo.

    1. Podemos fazer um artigo sobre os defeitos de SAO, certamente teríamos muito conteúdo para abordar assim como os pontos citados por você no seu comentário. De fato é uma obra cheia de defeitos, porém acho ingênuo pensar que ela fez sucesso por acaso. Certamente se analisarmos bem encontrarem qualidades que fazem a obra se destacar.

      1. Concordo mais eu acho que o erros são vários “socos no estomago”, se for pra comparar (oq eu acho) poucos acertos

    2. eu concordo plenamente, mas creio q o objetivo desse texto tenha sido apontar as críticas injustas q a obra recebe. Mas é sempre bom levantar as críticas válidas.

    3. Eu achei as críticas negativas que eles pegaram pra debater bem bestas. Concordo com muitos pontos que eles apresentaram, mas as críticas são nem perto disso. Fora as que você citou, o anime não cumpre o que apresenta. Em um jogo que qualquer um pode morrer, deveria ter muito mais peso na trama, a gente deveria se sentir preocupado se algum personagem que a gente se importa vai morrer ou não, mas nenhum deles é devidamente aprofundado, os que morrem duram só um episódio e são rasos na maioria das vezes, e qualquer coisa, o Kirito resolve tudo. *ALERTA DE SPOILER* Pra mim o anime assumiu atestado de covardia no momento que ressuscitou a filha IA deles AO INVÉS DE SALVAR TODO MUNDO DO JOGO, ERA SÓ REATIVAR UM BOTÃO.

  4. Olhando do ponto de vista técnico, eu acho o roteiro bem fraco e a adaptação teve uma quantidade de cortes absurdas, após o 15 episódio eu achei muito fraco =x

  5. vc meio q erro ali no começo mais ta de boa (onde erro?) sim na parte de desfrutar da realidade virtual a asuna no começo n ja o kirito tava mais de boa ai por causa da influencia dele ela começo a mudar um pouco o modo de pensar

    1. bem observado Lucas. Realmente, a Asuna no começo seguia o pensamento de manada. Mas acho que ela ter mudado de ideia só foi possível porque ela tinha essa visão de fugir da realidade dentro de si, o Kirito foi só o empurrãozinho que faltava. Mas de qualquer forma você ta certo.

  6. Concordo plenamente , com vc sou um grande fã de SAO , e tenho certeza q as pessoas q crítica o anime e pq n conhece a história ! E eu n entendo, pq as pessoas fica falando q o anime e ruim !
    Se nao gostou então para de assistir !

  7. O que eu lembro de SAO é que todos meus amigos me recomendava e falava o quanto era foda,o primeiro episodio eu me empolguei muito porem, fui perdendo o interesse e dropei, pois code geass que eu estava assistindo na época estava mais interessante quando meus colegas citava SAO eu falava que havia dropado (parado de assistir) mas como eles continuavam a falar bem, voltei a ver, e sinceramente acho que o ponto forte é o carisma dos personagens mesmo não aprofundando muito em alguns casos o romance é legalzinho considerando o tempo e as cenas de ação que são até bem animadas porem achei o roteiro bem fraco com muitos cortes cortes que cheguei a voltar aos episódios anteriores pois achei que tinha pulado episódios, e o anime arruma soluções meio forçada ao meu ver igual nanatsu no taizai.

  8. todo jogo sempre vai ter uma fase beta para que todos possao jogar cabe a cada um aproveitar a oportunidade da melhor forma possivel diser que o kirito o overpower sempre é impossivel pq como todo mundo teve chance de pegar a fase beta do quem aproveitou e explorou mais saiu na vantagem pois sabiao os melhores locais pra upar e tb pra dropar itens especificos que poderida dar vantagens pra eles como foi mostrado no inicio do arco de ancrad o kirito encisando um jogador que nunca tinha jogado akilo antes sendo que ele simplesmente poderia ter recusado e seguido o caminho dele na quele momento o protagonista ensinou tudo que ele sabia de basico do jogo o resto foi por conta da pessoa tem muita gente que nao entende o que o anime quer passar para as pessoas o sistema de realiade almentada ja existe para nos mais ainda nao funciona como no anime e provavelmente vai levar muito tempo ate chegar no nivel de realidade mostrado no anime e pra finalizar gostaria que todos que lerem o meu comentario se colocassem no lugar do protagonista do anime em questao e me digao o que vcs fariam de diferente do que foi mostrado no anime ou vcs fariam a mesma coisa que o protagonista…. obrigado a todos e obrigado ao pessoal do animeunited por sempre trazer imformação e um ecelente conteudo para nos fans de anime e manga

  9. Eu assisti a primeira temporada toda e dois episódios da segunda, e a minha opinião continua a mesma de quando eu ainda não havia assistido… SAO é uma bosta! Às coisas acontecem rápido demais, Kirito e a Asuna são duas crianças brincando de ser gente adulta, e a estória é fraca… Log Horizon SAO :poop:

    1. Pior que é isso mesmo, o Kirito e a Asuna são muito moleques mesmo. Entendo que isso reforça o motivo do anime ter sido popular, pois gerou identificação com um público mais imaturo. Concordo que a história não aproveita o potencial da proposta inovadora que foi apresentada no primeiro episódio.

      1. Aquele romance deles é muito irritante… Fora que ele vilão que prendeu à Asuna lá no alto daquela árvore, não é absolutamente nada, do que dizem ser. Antes de ter assistido SAO eu já havia visto várias vezes um meme dizendo que ele era um dos vilões mais odiados dos animes, então pensava ” caramba, esse cara deve ser mt fdp msm” mas então assisti o anime e vi que era só chilique dos fãs de SAO. Quero dizer… o cara só aparece uns 5 episódios o máximo que ele faz é dar uma lambidinhas e colocar o dedinho na Asuna… e no fim ainda leva uma surra de uma criança kkk. Mas ele combina bem com o que é Sword Art Online, anime e vilão, ambos são medíocres…

  10. Tudo que você disse é verdade, mas para mim o grande problema de SAO não é nenhum dos citados, o grande problema é a protagonista da obra. Asuna deixa de ser carismática, importante ou decisiva em vários momentos. Outro ponto negativo foi deixar o protagonista em segundo/terceiro plano em determinada parte, tudo para inserir personagens novos, que não cativaram ninguém. Fizeram o kirito “perder” duas batalhas que obviamente ele venceria.
    Acho também que a relação de Kirito e Asuna se desenvolveu de um jeito muito jogado, não pareceu muito natural, muitas coisas que eles fizeram ficaram apenas como menções, devido aos níveis que foram pulados.
    Não vou criticar shipps, mas acho que mesmo a relação dos protagonistas deveria ter sido trabalhado a mais longo prazo.

    1. Isso que você citou de pouco desenvolvimento eu entendo como um problema do enredo mesmo. O desenrolar da história é muito sumarizado, gerando pouca imersão no clima da história e fazendo com que não consigamos nos afeiçoar aos personagens.

  11. Anime muito foda e agente que gosta de mmorpg amaria se pudessemos ter a mesma experiência, nao tenho que fala do anime, e amei por conter romance e não, so aquele protagonista que as meninas amam e o cara faz de conta que nem ver, um coisa diferente e que se encaixou muito bem, assistir todos as continuações do anime e gostei muito.

  12. Gostei bastante da primeira temporada, o anime tem uma proposta bem interessante e mesmo o foco não sendo exatamente ação ele consegue trazer batalhas bem interessantes, em fim, claro que não é perfeito tecnicamente mas é um excelente anime. Porém, não consegui gostar das temporadas seguintes, nelas sim achei o protagonista “overpower” e a história se perde, em fim, penso que como vendeu bem a primeira fizeram as próximas, que até tem boa qualidade, mas bem longe se ser o SAO que fez tanto sucesso. Vale a pena conferir e cada um que tire suas conclusões.

  13. Concordo com TD q foi dito principalmente sobre kirito ser um gamer, ele jogava vários outros jogos e conhecia várias técnicas. O fato dele ter Cido o Beta a ir mais longe nos Beta testes ajustam a ele se sair melhor no começo. Mas concordo que ele caiu na segunda temporada só melhorou no arco d GGO.

  14. um anime com muito popular que so entrega um protagonista muito forte e muito popular com garotas, o anime e bem bonito visualmente mais esfrega fanservice enchi na sua cara com esperança de te fazer esquecer seu roteiro super corrido e seus muitos altos e baixos.
    Log Horizon me mostrou o que e um bom anime de mmorpg sem apelar e com muito conteudo.

  15. Sobre a terceira crítica, o Kirito já começa forte porque além de ser um gamer viciado em MMORPG ele foi um dos beta testers do jogo, então pode-se dizer que ele já vivenciava SAO por muito mais tempo do que a maioria do pessoal que adquiriu o jogo. Sendo assim, acredito que houve um momento em que o Kirito foi fraco, logo, não foi mostrado porque já havia sido citado que ele participou do beta test.

  16. Só li verdades!!! SAO apesar de seus defeitos absurdamente loucos é ótimo anime, ele foi uns do primeiro que vi na época é tbm um hype. Quando adentrei no mundo ”ver animes” até então não sabia desse estilo. kkkjj
    NoGameNoLife>SAO>Overlord>LogHorizon >Grimgar>Etc>Damachi

  17. Achei bom,gostei do anime pelo drama de ter que morrer num mundo virtual e tambem no mundo real,foi um drama bom que so vejo poucas vezes e a evolucao do anime os arcos do mundo das fadas ,mothers rosario foram bons tambem ajudam a compreender a complexidade da historia.

  18. Boa noite o anime muito bom e empolgante que pena que foi poucas temporadas do anime só 2 temporada deveria ter mais a SAO esta de parabéns pela obra prima.

  19. Sao é uma bosta. Historia mt mal desenvolvida, drama horrivel, as pessoas conversam como se fossem crianças, e o harem é muito forçado sim. As mulheres n ficam com vontade de ficar cm o kirito. Elas se apaixonam por ele no primeiro dia. Isso n faz sentido nenhum. Atr a irmã dele q na vdd é prima o q n melhora as coisas se apaixona por ele. Bgl de retardado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *