A revista The New Yorker publicou na segunda-feira a noticia de que Hideo Kojima, criador da franquia Metal Gear Solid teria deixado a Konami no ultimo dia 9. Segundo a revista, cerca de 100 convidados assistiram a cerimonia de despedida, e que tanto o presidente, Hideki Hayakawa, quanto o CEO, Sadaaki Kaneyoshi, não compareceram.
Kojima é funcionário da empresa desde 1986, escreveu e desenvolveu todos os jogos da série Metal Gear Solid. Apesar dele não comentar sobre o assunto, a revista afirma que o contrato dele venceria em dezembro.
O gerente da Konami UK, Graham Day, disse em recente entrevista que “A marca Metal Gear irá continuar”, mesmo sem Kojima.
Uma fonte anonima da revista alegou em março que Kojima iria deixar a Konami após completar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, e que a Kojima Productions e outras empresas internas tiveram seus nomes alterados como parte da reestruturação.
A frase “A Hideo Kojima Game” também foi removida do título do site americano da Konami e quando a empresa foi reestruturada em março, Kojima já não estava mais listado como “Diretor Executivo de Conteúdo”. Ele também afirmou que Metal Gear Solid V seria o ultimo da franquia.
A Konami negou a matéria da revista alegando que “Kojima tirou férias prolongadas, e atualmente é ainda registrado como um empregado.”.
Em entrevista por telefone para o The Huffington Post, a Konami afirmou que “Assim que o mais recente jogo da série Metal Gear Solid foi lançado em setembro, a equipe de desenvolvimento, incluindo Kojima, resolveu tirar férias prolongadas“. Em resposta a pergunta de que Kojima já havia renunciado e só estava indo em licença remunerada, a Konami negou que Kojima teria renunciado. A empresa disse: “Em casos de grandes títulos que são desenvolvidas ao longo de muitos anos, como Metal Gear Solid, tirar umas férias depois do jogo ser lançado é normal“.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.