O dublador Minoru Shiraishi (Itsuki do filme Initial D Legend 1 -Kakusei- e Taniguchi de Suzumiya Haruhi) pediu desculpas em seu blog pessoal no domingo por “tentar usar” sem permissão o doujinshi do artista Shiwasu no Okina.
Shiraishi aparentemente postou uma imagem em sua conta oficial no Twitter na ultima sexta-feira que mostrou que seu computador havia terminado de baixar uma cópia não autorizada do doujinshi adulto “Dereraku” de Shiwasu no Okina.
A obra foi baseada no anime e no jogo de The IDOLM@STER Cinderella Girls, possui 50 páginas e estava disponível para download pago a partir do dia 29 de dezembro. Shiraishi, aparentemente, baixou o doujinshi através de uma fonte não autorizada gratuitamente.
Shiraishi pediu desculpas aos fãs por causar problemas e preocupá-los. Ele disse que contatou Shiwasu e se desculpou oficialmente. O dublador disse que está refletindo profundamente sobre o incidente e é grato pelo autor da obra ter um “coração tolerante”. Shiraishi disse também que está fazendo um sério exame de consciência para evitar causar este tipo de situação novamente.
Na terça-feira, o dublador anunciou em seu blog pessoal que tem paralisia facial e não pode mover o lado direito de seu rosto. Recentemete ele passou por exames médicos.
Além de autor de doujinshis, Shiwasu no Okina criou os mangás adultos originais Peace-Hame! que inspirou um OVA em 2012 e Nudist Beach ni Shuugakuryokou de!!.
Agência Assuntos Culturais do Japão está considerando uma revisão das leis de direitos autorais do país, o que pode afetar a publicação de obras, incluindo os doujinshis (obras auto-publicados, muitos dos quais são baseados em outros trabalhos criativos). Em outubro, o Japão chegou a um acordo com outros 11 países em relação ao acordo de comércio Parceria Trans-Pacífico (TPP).
O governo japonês também realizou uma conferência em maio, focalizando especificamente sobre como o TPP afetaria eventos como o Comiket (Comic Market), onde os fãs e criadores vendem seus doujinshis. A Comiket existe atualmente em uma zona cinzenta, pois doujinshi são tecnicamente contra a lei, porém a maioria dos criadores concordam com a sua produção e venda. OKAYADO, o criador de Monster Musume, revelou que ele participou da edição de inverno da Comiket realizada no final do mês passado e comprou doujinshi de seu próprio mangá. A ultima ediçao do evento atraiu 520.000 pessoas ao longo de três dias.
FONTE: Aqui
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.