O Prêmio Cultural Osamu Tezuka é concedido anualmente para os melhores mangás e mangakás publicados recentemente. O prêmio consiste em uma cerimônia em Tóquio onde 2.000.000 de ienes (U$20.000) são entregues ao grande ganhador e 1.000.000 de ienes (U$10.000) para os vencedores das outras categorias. O evento é patrocinado pelo jornal Asahi Shinbun e o nome é uma homenagem ao autor de mesmo nome do mangá clássico Astro Boy. Osamu Tezuka foi considerado por muitos o “deus dos mangás”. Ele foi presidente do júri até seu falecimento em 1989. A primeira cerimônia do prêmio ocorreu em 1997.
Assim como outras premiações de mangás, os indicados são escolhidos por críticos e funcionários de lojas famosas de mangás do Japão. A cerimônia de premiação oficial será no dia 7 de junho no Hamarikyuu Asahi Small Hall em Tsukiji, Tóquio.
Vencedores do Prêmio Cultural Osamu Tezuka:
- Grand Prize: Golden Kamuy, por Satoru Noda (ganhou um anime e foi indicado a melhor mangá no Crunchyroll Awards)
- Prêmio de obra estreante: Beastars, por Paru Itagaki (já ganhou o prêmio de melhor mangá do Japão)
- Prêmio de obra curta: Oya-san to Boku, por Tarou Yabe
- Prêmio Especial: Tetsuya Chiba foi premiado por publicar Hinemosu no Tari Nikki, um curto mangá totalmente colorido que lançou na revista Big Comics da editora Shogakukan. Foi seu primeiro trabalho em 18 anos.
O mangá Yakusoku no Neverland, escrito por Kaiu Shirai e ilustrado por Posuka Demizu, empatou com Golden Kamuy. O vencedor foi escolhido através de recomendações, que determinaram o desempate.
Fonte: Aqui!
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.