O produtor e ex-presidente do estúdio Ghibli, Toshio Suzuki, anunciou na última quinta-feira, 23, em um evento realizado nos EUA, que o aclamado diretor de A Viagem de Chihiro, única produção japonesa a receber um Oscar, Hayao Miyazaki, voltará a dirigir um filme em formato de longa metragem pelo estúdio.
Hayao Miyazaki havia anunciado sua aposentadoria de longas em setembro de 2013 e até recentemente ele estava apenas trabalhando em curtas exclusivos para o Museu Ghibli, sendo Kemushi no Boro seu atual trabalho em desenvolvimento, contudo, ainda sem previsão para conclusão e exibição.
O último filme do diretor havia sido Kaze Tachiru, e curiosamente, as informações de sua volta coincidem com uma entrevista que o diretor havia dado em novembro do ano passado a rede de televisão NHK onde ele aproveitou a oportunidade e confirmou seu interesse em voltar a trabalhar em um longa. Ainda durante a entrevista, Miyazaki havia dito que não estava satisfeito com a produção de um projeto em formato de curta, e por isso apresentou ainda no mês de agosto de 2016 uma proposta de filme com maior duração, porém, a produção levaria cerca de 5 anos para ser finalizada, ou seja, Hayao teria 80 anos ao fim do processo.
A suposta produção, se seguir as expectativas, pode ser concluída até 2019, antes dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados na cidade de Tóquio, no Japão.
Excelente notícia mas é uma coisa q eu ja esperava. Dizem q ele sempre faz isso. Q bom! Sou muito fã das obras dele.