O presidente do WIT STUDIO, conhecido pelas três primeiras temporadas de “Shingeki no Kyojin” e pelo próximo remake de “One Piece”, emitiu um alerta sombrio sobre o futuro da indústria de anime, apontando a crescente disparidade entre a qualidade dos animes e o ritmo atual de produção. Numa entrevista recente, o presidente, George Wada, expressou preocupação sobre se as expectativas crescentes na indústria de anime são sustentáveis a longo prazo. Em resposta à questão de saber se a qualidade cada vez maior dos animes é sustentável, Wada afirmou:
Não creio que seja possível manter este ritmo. O que é realmente importante é que o número de fãs de anime no mundo continua a crescer. Assim que conseguirem adquirir mais fãs em todo o mundo, as empresas estarão dispostas a investir mais dinheiro na criação de anime, permitindo-lhes continuar a criar trabalhos de alta qualidade. Então, na verdade, depende do aumento do número de fãs.
Quanto à forma de investir este possível aumento do investimento, Wada sugeriu que seria melhor atribuí-lo “ao pessoal”. Ele continuou: “Investir todo esse dinheiro no aumento da equipe e do conjunto de talentos é o que faríamos”. Estas declarações refletem os sentimentos recentes do diretor do Studio Pierrot, Keirou Itsumi, que destacou a necessidade de aumentar o pagamento de horas extras e expressou o desejo de que a equipe receba elogios diretos dos fãs através dos eventos. Esta abordagem também se assemelha aos eventos do MAPPA, com os seus aumentos salariais e os eventos anuais do MAPPA STAGE (embora estes não envolvam os animadores, mas sim os dubladores).
Várias figuras importantes da indústria destacaram a atual insustentabilidade da indústria de anime, como Terumi Nishii, diretor-chefe de animação de “Jujutsu Kaisen 0”. Anteriormente, elae previu um colapso da indústria de anime, com dados recentes da NAFCA revelando como o crescimento da produção de anime ultrapassa em muito o crescimento de animadores competentes.
Para satisfazer a procura, estão sendo recrutados animadores novatos cujo trabalho exige cada vez mais correcções, colocando pressão sobre os diretores de animação e impedindo que os animadores seniores transmitam técnicas. Os animadores também citaram como, uma vez que a produção de anime normalmente começa três anos antes do lançamento, esta tendência dá poucos sinais de parar no futuro imediato.
Em suma, a indústria de anime enfrenta uma crise iminente se estas preocupações sobre a qualidade do trabalho e o bem-estar do pessoal não forem abordadas. Os líderes da indústria apelam a um investimento significativo e um foco renovado no desenvolvimento e apoio ao talento humano para garantir a sustentabilidade a longo prazo dos animes.
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