Vinland Saga – Diretor explicou que o estúdio não determina a qualidade de um anime As produções dependem de contatos dos produtores

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Vinland Saga
©Vinland Saga

Shuuhei Yabuta (diretor e produtor de animação 3D de Shingeki no Kyojin, No Game No Life, e diretor de Vinland Saga) fez uma série de posts depois de ter sido revelado que a segunda temporada da adaptação anime de Vinland Saga tinha sido entregue aos estúdios MAPPA.

O diretor escreveu que “um estúdio não determina a qualidade de um projecto de animação“:

“Do pessoal que trabalha numa animação, menos de 10% são provavelmente empregados de estúdios de animação. A maioria dos diretores e animadores são freelancers, e a arte de fundo, filmagem e edição são também subcontratadas a empresas especializadas. É quase certo que só os produtores e os trabalhadores da produção são empregados pelos estúdios.”
“Produtores e trabalhadores da produção, que são empregados do estúdio de animação, reúnem criadores externos através dos seus próprios contatos, pelo que, em rigor, o estúdio não influência diretamente a qualidade do projeto. Contudo, a política do estúdio influencia grandemente o ambiente que apoia os criadores, o que por sua vez afeta a qualidade da obra.”
“Como os estúdios raramente investem diretamente em produções, o estúdio recebe o investimento da comissão de produção e gere os custos de produção. Além disso, como os estúdios raramente têm direitos sobre o trabalho, parte dos custos de produção são a principal fonte de receitas da empresa. Contudo, em muitos casos, o orçamento para cada produção é esgotado ou excedido.”
“Quanto a nós, desta vez o estúdio e o ritmo de cada episódio mudou. Contudo, a equipe de produção é a mesma, pelo que o diretor de cada seção permanece o mesmo, e felizmente, muitas das pessoas que nos apoiaram desde a primeira temporada em posições como diretor, storyboard e supervisor de produção permaneceram envolvidas, pelo que podemos trabalhar no aspecto do controle de qualidade sem ansiedade.”

Outro comentário proeminente da Reddit escreveu sobre o assunto:

  • As pessoas precisam compreender que o estúdio principal que é creditado com uma obra nunca, e quero dizer nunca, faz uma série, ou mesmo um único episódio, completamente por si só e nas mesmas circunstâncias. A maioria dos estúdios precisa de subcontratar a produção de animação CG para estúdios de animação CG, porque não têm departamentos de animação CG. Os conjuntos são feitos pelos estúdios do conjunto. A maioria dos animadores chave na indústria são freelancers e a maioria dos estúdios (incluindo os “bons”) não empregam um único animador chave, pelo que têm de chamar as pessoas episódio por episódio. O mesmo se aplica aos realizadores e roteiristas;
  • Tudo depende sempre do horário (que, na maioria das vezes, não é controlado pelos estúdios), quem é o principal pessoal criativo (que é quase sempre composto por freelancers) e quem está disponível fora do estúdio para fazer as coisas que são subcontratadas;
  • Devido a estes fatores, todos os estúdios poderiam, em teoria, fazer grandes programas. “Então porque é que os estúdios que considero maus só fazem maus espetáculos?” Porque, por qualquer razão, não atraem um pessoal forte, não conseguem encontrar as melhores pessoas disponíveis para a subcontratação ou obter bons horários, tudo isto é especialmente difícil de fazer neste momento devido ao excesso de produção na indústria;
  • E a maior razão relacionada com o estúdio para não conseguir um bom pessoal é quem é o produtor de animação. O Produtor de Animação é o empregado do estúdio que dirige uma produção/coleção de pessoal para o mesmo com base nas suas ligações. Os estúdios têm frequentemente mais do que um deles, e só esse fator prova que nem todos os animes produzidos pelo mesmo estúdio são da mesma qualidade técnica. Basta olhar para a diferença entre Sonny Boy e Kyuuketsuki Sugu Shinu. Ambas são produções Madhouse do ano passado, mas a primeira tem Yuichiro Fukushi como produtor de animação. Ele é alguém que tem muitas ligações, e isso ajuda a explicar porque é que essa série tem uma produção muito mais impressionante;
  • Mas isso poderia literalmente mudar amanhã. Fukushi poderia sair da Madhouse e ir para um mau estúdio, e então esse estúdio começaria a lançar espetáculos de alta qualidade porque, no final, tudo tem a ver com as pessoas, e os estúdios empregam uma percentagem muito, muito pequena de todas as pessoas que são creditadas em qualquer espetáculo. Esse é o ponto de vista do Yabuta.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *