Na edição de 2023 do “Livro Branco sobre Medidas para Prevenir Mortes por Excesso de Trabalho”, aprovado pelo governo japonês para publicação em 13 de outubro, foi revelada a dura realidade enfrentada pelas pessoas da indústria de artes e entretenimento, incluindo dubladoras ( seiyuus).
Quando se trata de assédio sexual, mais de 20% dos atores, dublês, locutores e dubladoras relataram ter tido experiências. Especificamente, no caso das dubladoras e locutoras, uma em cada quatro relatou ter sido vítima de assédio.
A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro do ano passado, com a participação de 640 profissionais da área de arte e entretenimento. Entre os que responderam, o percentual de pessoas que relataram ter sofrido assédio sexual, como “ser tocado de forma inadequada por colegas de trabalho” ou “ser pressionado a fazer sexo”, foi maior entre dubladoras e locutoras, chegando a 25,7%, seguido por 20,4%. de atores e dublês e 16,7% de escritores e criadores.
Em relação ao assédio em geral, a afirmação “colegas de trabalho dizendo coisas que magoam” foi a mais comum. No caso das dubladoras e locutores, isso foi relatado por quase 70%, enquanto no caso dos atores e dublês, foi relatado por mais de 50%. O governo pretende abordar a prevenção de tais incidentes através da divulgação de diretrizes para o estabelecimento de relações contratuais justas no domínio da cultura e das artes, incluindo um contrato modelo que foi publicado em julho do ano passado.
E claro, a informação não passou despercebida nos fóruns de comentários:
- “Depois do escândalo dentro da Johnny & Associates, a indústria de dublagem é a próxima a ir à faca”;
- “Este é o lado negro da dublagem”;
- “A indústria de dublagem está cheia de cretinos, ao que parece”;
- “Você não pode mais criticar a Johnny & Associates, toda a indústria do entretenimento está podre”;
- “Parece que os otakus transferem seu desejo de dormir com as seiyuus para a equipe que trabalha com elas”;
- “Acho que é simplesmente porque os atores no palco têm um empresário que os acompanha, mas as dubladoras ficam completamente sozinhas o tempo todo”;
- “Pelo que me lembro, o presidente da Gainax foi preso por assediar sexualmente uma jovem dubladora”;
- “Ter uma dubladora dublando uma cena de sexo e gemendo é em si um ato de agressão sexual, como fizeram com a voz de Misato Katsuragi”;
- “Bem, ouvi dizer que se você mantiver uma vida sexual ativa, terá uma voz melhor”.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.