Koisuru (Otome) no Tsukurikata (I Think I Turned My Childhood Friend Into a Girl) é um mangá escrito e ilustrado por Azusa Banjou que se publica na revista Comic POOL desde fevereiro de 2020. Este mangá conta a história de um rapaz que está apaixonado pelo seu melhor amigo, que é um fanático da maquiagem, e que começa a vestir-se de garota para que o seu amigo possa praticar. Esta é a simplificação mais direta da história do mangá, pelo que o rapaz pode ser definido diretamente como um “otokonoko”, que no Ocidente é mais conhecido como “trap”, ou seja, um rapaz que se veste de garota.
A sinopse completa desta obra descreve:
Kenshirou Midou é um estudante popular que guarda um segredo: apesar de ser um rapaz, sempre adorou a arte da cosmética. Devido aos seus esforços para manter um perfil discreto, apenas as suas irmãs e Hiura Mihate, uma amiga de infância, sabem da sua obsessão oculta. Além dos seus irmãos, Hiura é a única esperança de Kenshirou para a realização do seu potencial.
Kenshirou pede a Hiura que o deixe praticar a maquiagem, e quando Hiura finalmente sucumbe ao seu pedido, a transformação drástica choca Kenshirou. Desde o aparecimento de um rapaz magro e sem graça a uma linda menina pequena, o novo visual de Hiura evoca algo em Kenshirou.
Por outro lado, Hiura já tinha sentimentos por Kenshirou muito antes da sua dramática mudança. Muitas vezes, Hiura olha de lado, e pensa que uma relação romântica com ele está fora do seu alcance. Mas com a revelação do passatempo invulgar de Kenshirou, Hiura continua optimista e decide dedicar-se à paixão de seu amigo. À medida que a sua afeição um pelo outro se intensifica, o par desenvolve lentamente uma ligação inquebrável.
Mas quando este mangá foi licenciada em inglês, o tradutor responsável estabeleceu o rapaz “trap” como um “transgênero”, algo completamente incorrecto com base numa entrevista em que a autora participou com os meios de comunicação da PixiVision, onde comentou:
“Enquanto trabalhava no conceito de um otokonoko que também é um pouco rabugento, tive a ideia de ele começar a vestir-se de forma cruzada não por sua livre vontade, mas para o bem do seu parceiro. A maioria das personagens otokonoko decide vestir-se de forma cruzada só porque gostam das roupas, por isso perguntei-me como é que a Hiura seria recebida. Mas os leitores parecem gostar do fato de ele ter começado a vestir-se de forma cruzada para agradar o seu interesse amoroso.”
O artigo faz mesmo a seguinte observação: “Embora Hiura seja carinhosamente chamado “heroína” em referência ao seu traje, no texto japonês ele identifica-se claramente como homem, mesmo quando veste roupas estereotipadamente femininas. Por esta razão, o pronome “ele” é utilizado neste artigo“.
Considerando que o deuteragonista decide vestir-se de garota para que o seu amigo de infância tenha sentimentos por ele e não porque se identifica como uma, deixa claro que ele não é um personagem “transgênero” como o tradutor inglês queria assegurar. Infelizmente, a já questionável tradutora Katrina Leonoudakis apoiou a alteração deste aspecto da obra:
“Conheço o tradutor e ele fez o seu trabalho de casa sobre esta série, lendo volumes futuros, consultando pessoas trans e trabalhando arduamente para o tornar tão preciso quanto possível. Vergonha para aqueles que escutam um desconhecido e o julgam. Apoio plenamente este tradutor. Sei que tweetar isto vai atrair a máfia do Twitter para mim, mas não faz mal. Podem apontar para a “análise” do primeiro volume como “scan” se quiserem. É claramente o mesmo material “anti-localização” de sempre, apenas adaptado de uma forma diferente”.
I know the translator and they’ve done their homework on this series, reading future volumes, consulting with trans people, and working hard to make sure it’s as accurate as possible.
Shame on those listening to one rando and trashing it. I fully support this translator. https://t.co/g6dBBkmYCH— Katrina Leonoudakis 🧭🔜@AX Panel 👩🏫 1PM Sun. (@katrinaltrnsl8r) June 8, 2022
No entanto, o Sankaku Complex relatou que o tradutor está bloqueando qualquer pessoa que aponte a inconsistência gritante na sua justificação. Essa inconsistência refere-se à consulta do tradutor com “volumes futuros e outras pessoas trans“, mas onde foi a consulta com o autor do mangá original? Infelizmente, o conceito de “otokonoko” continua a ser desprezado nos meios de comunicação ocidentais, especialmente em inglês, onde aparentemente não querem admitir a existência de “rapazes que se vestem de garotas, mas não se identificam como tal”.
Por isso não dá para condenar Naoko Takeuchi por ser muito exigente com traduções!