O departamento de investigação especial da Procuradoria de Tóquio emitiu uma acusação formal aos estúdios de animação Ufotable e seu fundador, diretor representante e presidente, Hikaru Kondo, sob a acusação de violar a Lei Tributária Corporativa e a Lei Tributária sobre o Consumo. A empresa supostamente deixou de pagar 137 milhões de ienes (cerca de US $ 1,24 milhão) em impostos.
Em nota em seu site oficial, a Ufotable reconheceu a denúncia e garantiu que a empresa já havia protocolado a declaração de imposto de renda corrigida e pago o valor correspondente. O portal japonês Kyodo News informou que a acusação por escrito especificava que a Ufotable supostamente deve 109 milhões de ienes (cerca de US $ 990.000) em impostos corporativos de 2015 a 2018 e 28 milhões de ienes (cerca de US $ 254.000) em impostos especiais de consumo de setembro de 2014 a agosto de 2018.
Reportagens anteriores do jornal The Mainichi Shimbun do ano passado afirmavam que Kondo supostamente escondeu cerca de 30% dos lucros de alguns dos restaurantes temáticos da Ufotable em Tóquio e os armazenou em um cofre particular em casa. Esses relatórios disseram que a empresa supostamente devia 139 milhões de ienes (cerca de US $ 1,28 milhão) em impostos na época, enquanto a investigação estava ocorrendo.
A revista Weekly Bunshun Digital de Bungeishunju informou em abril de 2019 que a Ufotable supostamente devia 400 milhões de ienes (mais de US $ 3,57 milhões) em impostos, citando uma fonte do Escritório Tributário Regional de Tóquio. O relatório observou que a Ufotable é suspeita de supostamente desviar fundos arrecadados em um leilão de caridade para o terremoto Touhoku em 2011, uma violação do Código Penal que acarreta uma possível pena de prisão de não mais de dez anos. O Escritório Regional de Impostos de Tóquio realizou uma busca nos escritórios da Ufotable no início de março daquele ano como parte de uma investigação, mas acabou não apresentando acusações.
A Ufotable Animation Studios foi fundada em 2000, e o estúdio é mais conhecido por ter produzido o projeto Kimetsu no Yaiba e várias adaptações da franquia Fate. Além disso, a empresa vende mercadorias dos diversos animes que produziu e administra vários cafés por meio dos quais vende parte de suas mercadorias. Kondo acabou renunciando ao cargo de presidente do comitê executivo em maio de 2019.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.