O diretor Taiki Nishimura (Boruto: Naruto Next Generations, Mobile Suit Gundam Seed Destiny, Shutsugeki! Machine Robo Rescue) publicou uma atualização no Twitter dizendo que finalmente pode revelar o nome do estúdio de animação / empresa de produção que não pagou salários de um projeto de animação realizado a aproximadamente dois anos e meio.
“Vou falar. O estúdio que produziu um projeto de animação e não pagou salários há dois anos e meio será revelado numa revista de grande tiragem sob o seu verdadeiro nome. Após consulta com advogados e outros, está também a ser considerada uma ação penal. Foi por isso que esperei pelo estatuto civil de limitações (quando o tempo limite se esgota, podem finalmente revelar o nome da empresa acusada, se for feito mais cedo é considerado difamação). Além disso, distribuíram os pacotes de DVDs sem nos pagarem um centavo, pelo que também têm de recorrer à união da empresa-mãe e das respectivas empresas de distribuição. Nunca nos deveriam ter subestimado!” escreveu a publicação.
Esta ameaça tem recebido uma variedade de comentários em fóruns populares no Japão, incluindo:
- “Não pagaram remunerações? Inaceitáveis!”.
- “Os royalties estão concentrados no comitê de produção de animação, não no estúdio de animação, por isso é uma edição diferente dos lançamentos em DVD e assim por diante. No entanto, eu apoio Taiki Nishimura. O não-pagamento não deve ser tolerado em qualquer indústria”.
- “Está considerando processá-lo, porque não o fez então?”.
- “Porque esperou tanto tempo?
- “Deveria ter processado antes de ter vendido a informação à revista semanal”.
- “Um amigo meu freelancer disse: “Sei que é errado, mas é difícil dizer ‘ainda não me pagou’ a alguém que me deu o emprego dos meus sonhos. Se eu lhes dissesse, eles me despediam”. “Espero que a consciência de que as competências profissionais não devem ser utilizadas de livre vontade se espalhe por toda a parte”.
- “Desejo boa sorte no desenvolvimento da animação japonesa”.
- “Perfeito, está na hora de ver qual o estúdio de animação que o mundo em breve vai cair em cima.”
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.