Há alguns meses, uma entrevista incluída no fanbook da franquia SPY x FAMILY virou tendência. Como o livro não saiu do Japão na época, todos os olhos foram atraídos para um trecho em que Tatsuya Endo mencionou que não tinha apego a seus personagens. Já faz um tempo desde que o livro foi publicado, mas não foi até recentemente que as traduções revisadas finalmente se tornaram disponíveis que finalmente esclareceram a situação em torno dessa declaração controversa.
Resumindo: a declaração estava fora de contexto! A seção em que Tatsuya Endo menciona essas palavras corresponde a uma parte da entrevista em que ele brinca com seu editor Shihei Lin e os autores Amyuu Sakura (Kono Oto Tomare!) e Kazue Katou (Ao no Exorcist). O trecho completo onde eles falam sobre SPY x FAMILY escreveu:
Amyuu Sakura: Como Kazue Katou disse, é um trabalho que tem um bom equilíbrio entre partes de mangá e realidade, e pode ser apreciado tanto por amantes ávidos de mangá quanto por leitores casuais.
Kazue Katou: O tema da obra em si é delicado. Guerra e conspiração, especialmente nesta época, são tópicos que deixam as pessoas cautelosas, mas Tatsuya Endo tem um forte senso de ética, e ele estuda e desenha com sinceridade, então mesmo que Yor-san mate muitas pessoas, ele não é criticado apenas para esta parte.
Amyuu Sakura: Anya é muito boa! Embora o plano de fundo pareça pesado e sério, esse personagem completa tudo. Eu respeito a comédia, e acho que os escritores que sabem retratar o humor são incríveis.
Kazue Katou: Eu sempre tive a imagem de Tatsuya Endo desenhando comédia negra. É muito cínico, e é como, ‘Tudo bem rir disso?’ ‘SPY x FAMILY’ segue essa linha, mas também está em uma faixa em que o público em geral pode rir disso.
Amyuu Sakura: Eu me lembro quando Tatsuya Endo escreveu “Gekka Bijin”. Embora os personagens possam ser populares, ele deliberadamente os distorce e diz que homens bonitos ortodoxos (ikemen) nunca aparecerão. Lembro-me de dizer a ele no one-shot anterior, ‘Ishi ni Usubeni, Tetsu ni Hoshi’, ‘Esta combinação de um jovem e uma menina é boa!’. Se ele tivesse sido o Tatsuya Endo de antes, ele teria feito Gath de tolo.
Kazue Katou: Tem em “SPY x FAMILY”! Eu aplaudo Tatsuya Endo-san por desenhar um homem bonito desta vez! (aplausos)
Amyuu Sakura: Eu sempre disse que queria ver o homem bonito (ikemen) desenhado por Tatsuya Endo-san, e ele finalmente saiu de sua concha! (aplausos)
Shihei Lin: Eu estava sugerindo isso o tempo todo (risos). Ele continuou dizendo: ‘Deslumbrante e bonito são importantes no mangá’.
Kazue Katou: Tenho certeza de que todos que conhecem Tatsuya Endo-san estão batendo palmas agora (risos).
Tatsuya Endo: É por isso que não tenho nenhum apego ao personagem. É o resultado de desistir de certa forma (risos).
Assim, o fragmento da entrevista que virou tendência há alguns meses foi, na verdade, descontextualizado. No entanto, é verdade que Tatsuya Endo mencionou que não está apegado ao design de Loid Forger, especificamente devido ao fato de o design não vir de seus verdadeiros desejos, mas que ele foi forçado a ‘criar um personagem masculino extremamente bonito‘.
Por outro lado, o autor nunca menciona outros personagens da franquia, então dizer que ele ‘não se sente apegado aos seus personagens em geral‘ é errado, mas dizer que ‘não se sente apegado ao design de Loid Forger‘ está certo. Embora, de acordo com a entrevista, Tatsuya Endo ria depois de comentar isso, também se pode rir depois de comentar uma verdade desconfortável.
Vamos ver se Kishimoto em breve não vai inventar que seu ódio por Sakura não foram palavras tiradas de contexto…