Dentro das equipes de produção de uma adaptação de anime, existe um cargo conhecido como “compositor de série”. Ele é o responsável por adaptar a história original para encaixá-la em episódios de vinte minutos e, no caso do mangá, deve estabelecer de que ponto a qual ponto cada episódio cobre, e transformar os painéis em sequências completas de diálogos. Assim, a Crunchyroll entrevistou Yoriko Tomita, que estava encarregada dessa tarefa em Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru (My Dress-Up Darling).
“Acho que o processo de escrita do roteiro para uma adaptação de anime de um mangá é muito difícil“, afirmou Tomita. “É especialmente difícil decidir como encaixar a história do episódio que foi retirado do mangá na escala de 20 minutos de animação para a televisão e decidir onde devem estar as partes mais emocionantes da história nesses 20 minutos . Essa também foi a tarefa mais difícil desta série. A obra original não foi criada com uma escala de 20 minutos em mente, então transformar essa história em um roteiro de anime às vezes significa que ela acaba sendo muito curta ou muito longa. Mas trabalhei com o diretor, o assistente de direção e os produtores para decidir onde cortar ou como expandir a narrativa, então o processo geralmente foi tranquilo. Tudo graças à colaboração de todos.”
Uma das características de Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru são os detalhes meticulosos do processo de aquisição de materiais e confecção das roupas, mas Tomita não foi apresentado ao mangá original até participar da adaptação para anime. No entanto, isso não quer dizer que ele já não tivesse uma conexão pessoal com os conceitos de Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru. “A minha mãe e a minha irmã mais velha gostam de fazer artesanato“, comentou Tomita, “e eu fazia roupas para peluches e sacos para mim quando era pequena“.
Também não doeu a Tomita conhecer Chisato Tsumori , um renomado estilista japonês cujas estampas em tecido podem ser surpreendentemente vibrantes. “Conheço Chisato Tsumori pessoalmente e falo com ele com frequência, então ela tinha conhecimentos básicos de tecidos e materiais. Mas nunca estive envolvido na confecção de roupas como as que Marin está usando, então aprendi muito sobre as tarefas de confecção ouvindo a equipe da reunião de storyboard que tinha experiência em cosplay. Por exemplo, aprendi que cortar leva muito tempo e que fazer cosplay pode ser uma experiência difícil e suada em um dia de verão.” A dedicação de Gojo ao seu ofício também é fielmente reproduzida no anime.
Tomita considerava Gojo um personagem identificável, aspecto que trabalharia para fazer ajustes em relação ao mangá. “Como o tema principal deste trabalho não é sério, acho que tomei cuidado para não torná-lo muito pesado“, disse Tomita. “Os fãs de anime japoneses tendem a simpatizar demais com um personagem passivo e sentir dor, então eu consertei para que seu lado negativo não fosse tão pesado. Também mudei um pouco as reações dos companheiros do trabalho original para que não pareçam tão frios com Gojo“. O progresso de Gojo na comunicação com os outros foi um “problema secundário” e Tomita fez um bom trabalho em suavizá-lo, mantendo Gojo envolvido com os espectadores.
As mudanças e adições de Tomita nunca traíram o trabalho original do autor Shinichi Fukuda, a quem ela até pediu para revisar e aprovar o diálogo que ela adicionou. Trabalhando de perto com a equipe na realização da história, ele ficou impressionado com o nível de perfeição do produto final. Ela estava ansiosa para ver o primeiro cosplay de Marin, o ponto culminante da primeira história de Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru , e ficou emocionada ao ver o esforço e o trabalho necessários para criar a renda ondulante e o tecido grosso e pesado, junto com o luxuoso penteado do cosplay de Shizuku. E a maior surpresa de Tomita veio no episódio final. Ele explicou:
“Eu também estava ansioso pela cena dos fogos de artifício no episódio 12. Quando estava escrevendo o roteiro, fiz Gojo se lembrar de tudo o que havia acontecido desde que ele conheceu Marin enquanto assistia aos fogos de artifício. Fiz pensando que seria difícil desenhar os fogos de artifício, mas quando olhei o roteiro durante a gravação, tudo aquilo havia sido cortado . Depois disso, a equipe de produção me disse que estava trabalhando o máximo que podia para desenhar os fogos de artifício e, de repente, tive vontade de fazê-lo. Claro que gostaria de ver a animação dos fogos de artifício, então fiquei muito feliz. A qualidade era como um lançamento teatral, então meu queixo caiu. Além disso, a música inserida foi muito boa e se encaixou na cena, então fiquei muito feliz por não ter saído do jeito que eu escrevi originalmente“.
Por fim, Tomita foi questionado sobre o que ele gostaria que os fãs mais gostassem. “Tudo! Dito isto, acho que cada pessoa que o vir notará coisas diferentes. Eu acho que os personagens com os quais as pessoas podem se relacionar também são diferentes. Desde que cada espectador aprecie de acordo com sua sensibilidade, isso é o que importa. Este trabalho também tem uma mensagem de “todo mundo tem muito o que fazer”, o que torna esta série relacionável de várias perspectivas, e é uma animação de qualidade maravilhosa. Espero que muitas pessoas assistam Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru e aproveitem repetidamente”.
Sinopse:
“Traumatizado por um incidente de infância com um amigo que se ressentia de seu amor por bonecas tradicionais, o esperançoso artesão de bonecas Wakana Gojou passa seus dias como um solitário, encontrando consolo na sala de casa de seu colégio. Para Wakana, pessoas como a bela Marin Kitagawa, uma garota da moda que está sempre cercada por uma multidão de amigos, é praticamente uma alienígena de outro mundo. Mas quando a alegre Marin – que nunca é tímida – vê Wakana costurando um dia depois da escola, ela invade com o objetivo de amarrar seu colega de classe silencioso em seu passatempo secreto: cosplay! O coração ferido de Wakana será capaz de lidar com a invasão dessa alienígena sexy?!”
Mais sobre:
Fukuda tem publicado o mangá na revista Young Gangan da editora Square Enix desde janeiro de 2018. O trabalho relatou ter ultrapassado 1,8 milhão de cópias cumulativas em circulação em outubro de 2020. Keisuke Shinohara (A3! Temporada Primavera e Verão, Black Fox, Little Witch Academia) dirigiu o anime no CloverWorks Studios. Yoriko Tomita (Beelzebub-jou no Okinimesu mama, Build Divide: Code Black, Osananajimi ga Zettai ni Makenai Love Comedy) foi o responsável por escrever e supervisionar os roteiros. Kazumasa Ishida (Kiznaiver, Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend) está cuidando do design dos personagens. Takeshi Nakatsuka (Augmented Reality Girls Trinary, Brothers Conflict, Magical Girl Ore) foi o responsável pela composição da trilha sonora.
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