Em comunicado recente, os estúdios Tonari Animation anunciaram seu fechamento definitivo após quatro anos de operação. O CEO da empresa, Jarrett Martin, explicou que a decisão foi tomada após uma análise profunda e indicou os principais fatores que levaram a esse resultado: a desvalorização do iene japonês, o aumento da concorrência (referindo-se a outros estúdios que vendem seus serviços a preços mais baixos), a redução da sua participação no mercado (referente a menos oportunidades de negócios) e a falta de alianças para sustentar suas operações.
A Tonari Animation foi fundada em 2019 como uma empresa individual e mais tarde tornou-se uma corporação em 2020. O estúdio foi criado com a ideia de tornar a produção de anime mais acessível para criadores de língua inglesa e melhorar as condições de trabalho dos animadores. Durante sua carreira participou de mais de 80 produções de anime e ajudou a abrir portas para criadores internacionais. No entanto, a evolução da indústria acabou por reduzir a necessidade da sua missão original, pois os estúdios japoneses também abriram as suas portas de trabalho a animadores estrangeiros.
Apesar dessas boas ações, a Tonari Animation foi cercada de polêmicas. Os destaques incluíram a produção de um “Anime NFT”, o uso de IA em projetos criativos junto com a venda de NFTs e uma campanha de arrecadação de fundos para um livro sobre produção de anime que não deu em nada. Além disso, notou-se que o estúdio anunciava empregos com baixos salários e declarações polêmicas sobre a contratação de animadores estrangeiros.
Quanto ao futuro, Martin anunciou que continuará o seu trabalho na indústria de anime como Diretor Criativo da Creative Freaks, onde liderará a recém-criada Divisão Sakuga. Com isso, busca aplicar os aprendizados da Tonari Animation para continuar apoiando a indústria. Porém, tudo isso foi cercado de comentários da comunidade:
- “Alguém sabe no que eles trabalharam? A declaração deles diz que eles “contribuíram para mais de 80 títulos e produções”, mas o MAL lista apenas dois curtas.”
- “Não parece que lideraram nenhum projeto. Eles fizeram animações importantes para episódios de Spy x Family, My Hero Academia e do filme One Piece Red . Eles também parecem ter ajudado em diversas sequências de abertura.”
- “Pelo que eu sei, e alguém pode me corrigir se eu estiver errado, eles são um estúdio que trabalha em episódios de anime de baixa prioridade. Eles também fazem projetos de fãs, como animações originais para vtubers, animações de estreia e videoclipes. Tenho certeza que eles também fizeram animações secundárias para estúdios de anime. O estúdio também deu oportunidades para quem estava começando na animação para que pudessem ter uma porta de entrada na indústria e quem sabe conseguir mais trabalhos no futuro.”
- “De alguma forma, não sinto muita simpatia.”
- “O que mais me lembro deles é a animação do videoclipe Blue Horizon de Gawr Gura.”
- “E nada de valor foi perdido.”
- “É assim que morre um estúdio independente: com aplausos estrondosos.”
- “Preciso acordar antes de entrar no Reddit. Eu li que era a Toei Animation e quase gritei de confusão e medo.”
- “Irmão, li o título muito rápido e confundi com Toei Animation.“
- “Como se costuma dizer na Ucrânia e na Rússia: ‘Um golpe suave… bem no saco para eles.'”
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.