A mídia japonesa informou que o ícone da indústria de anime Yuji Nunokawa faleceu repentinamente em 25 de dezembro aos 75 anos. Nunokawa é mais conhecido como produtor, fundador da Pierrot Studios e colaborador de muitas iniciativas que ajudaram a desenvolver a indústria de anime, incluindo o poderoso coletivo Japan Animation Association.
Yuji Nunokawa nasceu em 11 de fevereiro de 1947 na cidade de Sakata, na província de Yamanashi. Filho de alfaiates, cresceu amando desenhar. Por recomendação do orientador do clube de arte do qual fazia parte no instituto, Nunokawa foi para Tóquio estudar no Nippon Design Welfare College, graduando-se em 1967.
Nunokawa começou na indústria de anime em uma empresa subcontratada pela TCJ, que agora é Eiken, como colorista. Seu primeiro trabalho como animador foi para Space Boy Soran e mais tarde como animador principal em Robotan. Como freelancer na indústria, ele trabalhou em muitas produções para Mushi Productions e Tsuburaya Enterprises.
Durante a falência da Mushi Productions, ele foi convidado a se juntar à equipe fundadora do estúdio de anime Soeisha, agora conhecido como Bandai Namco Filmworks, ou Sunrise. Recusando a oferta, graças a uma oferta de Hiroshi Sasagawa, ele passou a fazer parte da equipe da Tatsunoko Production em 1971, trabalhando como designer de personagens. Foi lá que Nunokawa se tornou o diretor da série Time Bokan!.
Nunokawa deixou a Tatsunoko Production em 1978 após a morte do fundador Tatsuo Yoshida, junto com os diretores de animação Mitsuo Kaminashi e Hiroko Tokita, e formou um coletivo em um apartamento em Kichijoji. Esse coletivo cresceu para incluir os diretores de animação Toriumi Hisayuki e Masami Anno e se tornou o Pierrot Studios, do qual Nunokawa se tornou presidente. Sua principal crença era criar anime focado em animador com um cronograma de produção decente.
Durante seu tempo como presidente da Pierrot, Nunokawa ajudou a produzir muitos sucessos, incluindo o anime original Urusei Yatsura, Naruto, Yu Yu Hakusho, Tokyo Mew Mew, Great Teacher Onizuka, Bleach, Kimagure Orange Road e dirigido Creamy Mami, entre inúmeras outras séries de anime. Em 2012, Nunokawa tornou-se Presidente e Diretor Representante da Pierrot, passando das funções de Presidente e Produtor para Conselheiro Supremo do Conselho de Administração.
Durante os anos 2000, Nunokawa esteve envolvido na criação da Associação de Animação do Japão, que administra o Museu de Animação Suginami, publica o relatório anual e ajuda a organizar a convenção anual Anime Japan junto com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria. Nunokawa foi presidente de 2009 a 2014, tendo anteriormente atuado como vice-presidente.
Junto com o famoso animador Noriyuki Abe, o falecido Kazunori Mizuno e Atsushi Wakabayashi, Nunokawa criou NUROANI Juku para treinar novos animadores, bem como produtores, planejadores e diretores. Nunokawa continuou a ensinar na escola até sua morte.
Para comemorar as conquistas de Nunokawa na vida para o anime, ele recebeu o Prêmio do Comissário de Assuntos Culturais de 2018 e a Medalha de Honra Blue Ribbon do governo japonês, uma das maiores honras da sociedade japonesa. A administração da Pierrot postou uma declaração no Twitter afirmando que Nunokawa ‘fará muita falta por sua liderança, comprometimento e paixão’.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.