Morreu neste 26 de abril de 2024 uma das lendas da dublagem brasileira, que também foi um dos primeiros dubladores profissionais do Brasil. José Santa Crus Costa nasceu na cidade piauiense de Picuí, e em 1948 se mudou para Pernambuco para trabalhar na Rádio Clube de Pernambuco como ator em uma rádionovela chamada Pensão Paraíso.
Nos anos seguintes, mudou-se para a região sudeste e continuou a carreira de ator, onde participou de programas como A Praça é Nossa, na primeira versão. Mas foi em 1973 que o ator começou sua carreira na dublagem do audiovisual pela saudosa Hebert Richers, tendo feito várias animações da Hanna-Barbera e séries do passado, como A Super Máquina.
O dublador ficou conhecido por sua grande atuação no humor, e sendo conhecido pelo seu grande humor, tendo feito parte dos primeiros elencos da Zorra Total. Foi em Dino da Silva Sauro, da Família Dinossauro, uma de suas mais marcantes atuações, e se tornou um marco em sua carreira. O Professor Porter em Tarzan, Megatron em Transformers, Magneto em X-Men, Senhor O’mar em Todo Mundo Odeia o Chris e O Grande Soldador em Robôs, foram alguns de seus personagens mais marcantes.
Nos animes, José dublou obras como Yu Yu Hakusho, tendo feito o Gonzo Tarukane, em Beyblade e Watari/Quillsh Wammy em Death Note.
O ator se afastou durante a pandemia em 2020, e se acidentou e lesionou as costas em 2021, o que o afastou em definitivo da dublagem. Sofreu de uma broncopneumonia e faleceu no Rio de Janeiro, deixou a esposa Ivane Maria, com quem foi casado por 72 anos, e seus três filhos que já faleceram, Eduardo Luiz, Eliane Maria e Elaine Maria, cinco netos e quatro bisnetos.
Ele deixou um legado enorme, sendo um dos poucos que atuou nas rádionovelas, dublagem em filmes, séries e animações, e na televisão, sendo sempre elogiado pelo seu notório bom humor e seu grande talento na dublagem de personagens dos mais variados, de mocinhos a vilões, de galãs a bandidos.
Nós da Anime United saudamos seus familiares com nossas mais sinceras condolências, e lembramos que ele ainda vive pela sua arte, e entra na história, como uma das vozes mais marcantes, que vários hão de lembrar pela eternidade!
È até engraçado colocarem uma foto de seu personagem no Beyblade original,foi um caso de um grande dublador em uma dublagem bizarra(claro que as mudanças feitas pela Nelvana tem alguma culpa).