Um novo caso de censura foi relatado em uma rede social emergente, a plataforma Minds, um site de mídia social alternativa cuja interface imita a do Twitter e que se orgulha de ser a favor da liberdade de expressão. Porém, apesar de oferecer maior liberdade aos usuários para se expressarem plenamente, os primeiros casos de proibição de conteúdo já foram confirmados e, novamente, as ‘lolis’ são as protagonistas dessa polêmica.
O problema começou quando os usuários começaram a relatar que suas contas foram suspensas por publicar ilustrações de lolis (não foi esclarecido se eram imagens eróticas), acusando os proprietários dos referidos perfis de terem carregado conteúdo com pedofilia.
Unsurprisingly Minds started banning people over anime girls, these social media promising free speech ALWAYS fail the simplest litmus test.
Abandon centralized social media and join the fediverse
This is my site, (check your email after registering) https://t.co/wUH44fviQJ pic.twitter.com/ZkkAX2xhIP
— Shizu (@BepDelta) March 19, 2021
Diante dessas afirmações, o diretor executivo da Minds, Bill Ottman, esclareceu que embora conteúdo adulto seja permitido dentro da plataforma, material que envolva qualquer forma de sexualização de menores (incluindo ilustrações de lolis), é motivo suficiente para a suspensão indefinida da rede, uma vez que seria ilegal permiti-lo de acordo com as leis dos Estados Unidos. Da mesma forma, informou que não podem correr o risco de ir contra as diretrizes que afetam qualquer plataforma que surja em solo norte-americano, pois isso pode gerar consequências para o Minds.
No entanto, as declarações de Ottman foram erroneamente tomadas pelos usuários, que afirmam que nada de ilegal foi incorrido e que os usuários estão apenas sendo censurados arbitrariamente em uma rede que ironicamente tem a liberdade total como seu mais alto padrão de expressão. Embora também existam usuários que se manifestaram a favor dessa determinação, mencionando que “Minds é uma rede para se expressar livre e saudavelmente, para não publicar pedofilia, se você não consegue entender isso, deve criar sua própria rede social”.
Anteriormente, o termo ‘loli’ já havia sido banido de fóruns de alto nível, sites de ilustração e páginas de conteúdo hentai. No entanto, isso se refere apenas ao material que mostra um personagem infantil sendo explicitamente sexualizado.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.