Após 10 meses desde o incêndio criminoso no estúdio nº 1 da Kyoto Animation, que resultou na morte de 36 pessoas e feriu outras 33, o incendiário já recuperado das queimaduras de 3º grau que sofreu, já está em condições de ser oficialmente preso e levado a tribunal pelo crime.
A polícia da província de Kyoto prendeu na época, um homem de 41 anos que usou gasolina para iniciar o incêndio. O homem supostamente comprou 40 litros de gasolina e usou um carrinho para transportar a gasolina para o edifício Studio 1 da Kyoto Animation, no entanto a polícia ainda não tinha formalizado a detenção, pois ele ainda estava no hospital se recuperando dos ferimentos causados pelo incêndio.
Sobre as doações às famílias:
Atualmente, o governo da prefeitura de Kyoto está no processo de determinar a distribuição de 3.314.438.000 ienes (cerca de 30 milhões de dólares) em doações para os feridos e as famílias das vítimas do ataque.
Segundo a Kyodo News já começaram as compensações às famílias das vítimas falecidas, com as aprovações sendo enviadas já em novembro passado. Esses pagamentos são baseados na compensação dada às vítimas e às suas famílias do ataque com gás sarin de 1995 em Tóquio por serem “crimes relacionados com o trabalho”. Por motivos de privacidade não foi revelado nenhum detalhe sobre o que as reivindicações incluíam ou quanto foi distribuído.
Mesmo recuperado, deve estar com a aparência terrível…
Com certeza vai receber a mesma pena que o terrorista do Gás Sarin de 1995: pena de morte, mesmo que só executada em 2018.