A NHK informou que os trabalhos de demolição no 1º estúdio da Kyoto Animation foram concluídos. Os preparativos para a demolição começaram em novembro passado.
O advogado da Kyoto Animation fez um comentário à NHK, dizendo que será tomada uma decisão sobre o que será feito no local “depois de conhecer e considerar os pontos de vista das famílias enlutadas e dos envolvidos com a comunidade local”.
Mais sobre:
Em 18 de julho do ano passado, um incêndio devastador explodiu no edifício da Kyoto Animation. Um total de 70 pessoas estavam dentro do prédio na época. O incêndio matou 36 pessoas e feriu outras 33. Além dessas vítimas, um homem de 40 anos a caminho do trabalho na área sofreu ferimentos leves por inalação de fumaça.
A polícia da província de Kyoto prendeu um homem de 41 anos que supostamente usou gasolina para iniciar o incêndio, e eles estão investigando o caso como incêndio criminoso. O homem supostamente comprou 40 litros de gasolina em dois cilindros e usou um carrinho para transportar para o edifício. A polícia ainda não formalizou a acusação, pois ele ainda está no hospital se recuperando dos ferimentos causados pelo incêndio. O homem está agora em reabilitação e é capaz de se comunicar.
O governo da província de Kyoto está atualmente em processo de determinar a distribuição de 3.314.438.000 ienes (cerca de US $ 30 milhões) em doações para os feridos e as famílias das vítimas do ataque.
Acho que primeiramente tem que respeitar os desejos dos moradores locais; se eles não querem um Memorial, melhor não ter mesmo.
O Memorial as vítimas da tragédia aí poderia ser alguma placa ou mural artístico com os nomes na sede principal da KyoAni, pra que pelo menos, não sejam esquecidos. Não precisa ser algo que remete ao Luto Eterno e Doloroso, mas que dê motivações pra continuar fazer Arte in memoriam a eles.
O futuro do espaço, pela foto, poderia virar uma típica passagem de pedestre e estacionamento de veículos e caminhões com alguma área verde, sem mencionar o que foi ali no passado.