O Studio Ghibli, empresa reconhecida pelos amantes da animação em todo o mundo, é sinônimo de alguns dos filmes de anime de maior sucesso da história japonesa. No entanto, de acordo com o filho de Hayao Miyazaki, Goro Miyazaki, a equipe do Studio Ghibli deve continuar cautelosa com os animadores concorrentes na indústria.
Recentemente, o Festival Internacional de Cinema de Cannes atribuiu uma Palma de Ouro honorária ao Studio Ghibli, um feito histórico para a empresa e inédito para Cannes, que até então só atribuía o prêmio a indivíduos e não a organizações ou grupos. Embora o próprio Hayao Miyazaki não tenha podido comparecer, Goro Miyazaki viajou para o exterior para receber o prêmio em nome de seu pai.
Conforme detalhado pelo Yahoo! News Japan, Miyazaki comentou brevemente que seu pai já está pensando em seu próximo filme. No entanto, ele também afirmou que seu pai não divulgará detalhes do projeto: “Ele não contará a ninguém. Ele nunca dirá isso. Mesmo nessa idade, todos os animadores que o rodeiam são seus rivais, sejam eles mais jovens que ele, os funcionários que o apoiam, sejam eles dentro ou fora da empresa.”
Os receios de Hayao Miyazaki não são infundados, uma vez que o plágio é uma preocupação legítima para artistas de qualquer grande indústria. Além disso, o status icônico do Studio Ghibli o torna um alvo ainda maior para os concorrentes no mundo da animação. Em particular, o criador de “Mobile Suit Gundam”, Yoshiyuki Tomino, apelou publicamente à próxima geração de animadores japoneses para “esmagar” o império de Miyazaki com os seus próprios esforços criativos. “Todos, por favor, trabalhem duro para esmagar Miyazaki! Não aguento mais”, declarou Tomino. “Os jovens criadores não devem encarar isso levianamente. Eles não podem superar Miyazaki ou One Piece sem realmente se dedicarem.”
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.