Devido à expansão global que a cultura de mangá e anime teve nos últimos anos, era inevitável que chegasse a comunidades com valores ou visões diferentes do que é habitual no Japão. Este último é o que provoca constantes polêmicas em relação a esta cultura em diversos países “mais reservados”, como a Austrália. Porém, uma situação recente mudou todo o paradigma porque não envolve um país, mas sim toda uma comunidade: os fãs de K-Pop (música popular da Coreia do Sul).
Recentemente, vários ídolos do K-Pop, entre os quais podemos citar Soobin do TXT, Taeyong do NCT, Woozi do SEVENTEEN e Sakura do LE SSERAFIM, juntaram-se a uma “lista negra” por terem feito uma declaração de que muitos fãs de K-Pop acharam “imperdoável”: disseram que assistiram e até recomendaram o anime Made in Abyss.
Made in Abyss não é uma série que passou sem problemas antes de tudo isso. Deixando de lado seu adorável tema protagonizado por crianças que rapidamente fica obscuro, seu autor, Akihito Tsukushi, também não ajudou muito a esclarecer as polêmicas.
Uma entrevista com o autor se tornou imensamente viral depois que ele revelou que guarda uma réplica do torso de uma menina que usa como referência para desenhar. Ele também mencionou que coleciona objetos como escovas de dente e mochilas escolares para representar corretamente uma menina.
Poderíamos dizer que são coisas de qualquer pessoa que se dedica às artes plásticas, e até o próprio autor não teve vergonha de dizer numa entrevista televisiva. Infelizmente, nem todos olhavam para ele dessa forma. Tudo isso, somado ao tema de Made in Abyss, levou muitos usuários nas redes sociais a dizerem que o autor é um “pedófilo”.
Esta é então a causa da polêmica que foi gerada recentemente. Vários fãs (embora a maioria mulheres) de K-Pop começaram a criticar os ídolos que disseram ter gostado do anime, afirmando que isso era o mesmo que “apoiar um pedófilo”. Aparentemente costuma haver uma “guerra ativa” entre os fandoms de cada um dos grupos, e eles aproveitam qualquer “erro” para atacar outros grupos nas redes sociais e fazer com que seu favorito se destaque.
Alguns dos comentários mais peculiares sobre isso foram:
-
“Soobin nunca recomendou, disse que estava assistindo e que era um anime de terror psicológico não adequado para crianças. Há muitos meios de comunicação moralmente cinzentos que querem afirmar que ele o recomendou, mas não foi o caso.”
-
“É por isto? É por isso que Made in Abyss está em alta? Para os fãs de K-Pop chorando?”
-
“Made in Abyss é um dos melhores animes que vi nos últimos anos. “Eu amo os personagens e embora tenha uma história incrivelmente sombria, é equilibrada com alguns dos melhores momentos que já testemunhei.””
-
“Então, esses fãs de K-Pop acabaram de ver algumas imagens no Google e não têm ideia do que realmente se trata o Made in Abyss?”
-
“Posso sentir que isso é como reviver os velhos espíritos que andavam nas comunidades do Tumblr, é como se eles finalmente tivessem saído da masmorra onde estavam trancados.”
-
“Cancelar artistas de K-Pop parece ser a única coisa certa que os fãs de K-Pop fizeram até agora.”
-
“Ninguém odeia cantores de K-Pop, apenas os próprios fãs de K-Pop.”
-
“Hordas de adolescentes fãs de K-Pop no Twitter estão tendo um derrame porque algumas de suas celebridades favoritas disseram que são fãs de Made in Abyss, que engraçado.”
-
“Olá fãs de K-Pop, em vez de cancelar Made in Abyss, recomendo cancelar Oshi no Ko, rodeado de uma série de coisas perturbadoras como incesto, promiscuidade, homicídio, manipulação, o lado negro dos ídolos. Ou talvez não tenha coragem de mexer com alguém que é muito popular?”
-
“Fãs de K-Pop cancelando ídolos por assistirem Made in Abyss é a merda mais maluca que vi recentemente, e é incrivelmente engraçado o quão sério eles levam isso a sério. É como se acreditassem que vão conseguir alguma coisa.”
-
“Made in Abyss está na moda porque as cabeças vazias dos fãs de K-Pop estão enlouquecendo pela décima vez hoje quando descobrem que algumas estrelas do K-Pop gostaram do anime e mangá.”
-
“Acho que vou assistir Made in Abyss só para irritar os fãs de K-Pop.”
-
“É engraçado ver os fãs de K-Pop surtarem porque um ídolo do K-Pop literalmente acabou de dizer que estava assistindo e lendo Made in Abyss, como se tivesse cometido um crime.”
-
“Não consigo imaginar o quão horrível deve ser ter pessoas assim como seus fãs.”
-
“Sinto muito, mas deixe-me ir direto ao ponto. As pessoas estão bravas com esse cara, simplesmente porque ele disse que viu Made in Abyss. Isso é tudo. Um dos animes mais populares e celebrados de 2017. Ele nem deu sua opinião sobre ele, apenas disse que estava na lista de animes que assistiu recentemente.”
Aposto que a maioria dessas criticas vieram de ocidentais,do tipo que falam besteiras em blogs como Shoujo Cafe e Sushi Pop…