Fazer uma promoção para Neon Genesis Evangelion deve ser uma das coisas mais fáceis para um designer fazer, afinal, é uma das franquias mais populares da história do anime, e basta usar alguns de seus elementos de assinatura para atingir os fãs ao redor do mundo.
No entanto, é bastante estranho o que aconteceu na China, quando anunciaram que Evangelion: 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time finalmente chegaria às plataformas de streaming do gigante asiático em 20 de janeiro. Uma equipe de distribuição local decidiu criar sua própria imagem promocional, em vez de usar uma das muitas que o Studio Khara lançou nos últimos anos. No entanto, embora o Beijing Zhu Ye Culture Studio tenha oferecido uma ilustração promocional fabulosa, parece que eles apenas a copiaram de uma arte pré-existente.
Não há como negar, a imagem parece espetacular, especialmente para os fãs de Neon Genesis Evangelion. EVA Unit-01 aparece ajoelhado em uma cena sombria iluminada por uma lua crescente, enquanto Shinji Ikari aparece de pé sobre uma de suas pernas. O problema, porém, é que a ilustração copia uma do artista francês Nico Delort, intitulada ‘Where the Wild Things Are‘.
Não se pode afirmar que a ideia de “uma lua crescente coberta de nuvens em um tom monocromático” é propriedade de alguém, mas Delort aponta que a equipe do Beijing Zhu Ye Culture Studio incluiu cópias exatas das nuvens de seu cenário.
Quando as críticas começaram a surgir nas redes sociais e se tornaram impossíveis de ignorar, o Studio Khara imediatamente apontou que não tinha nada a ver com a publicidade que foi criada inteiramente pela empresa chinesa que distribui o filme. Eles também apontaram que nenhum membro da produção de Evangelion: 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time participou desta imagem promocional. No dia seguinte, a imagem foi removida dos serviços da web da China e um pedido oficial de desculpas foi compartilhado pelo Beijing Zhu Ye Culture Studio:
“Pedimos desculpas profundamente a Nico Delort e às outras partes associadas. Pedimos sinceras desculpas pelo uso de ativos durante o processo de design sem obter permissão do artista específico e por verificações internas insuficientes por nossa equipe, nenhuma das quais deveria ter sido permitida. No momento, estamos entrando em contato com Nico para pedir desculpas diretamente e oferecer uma compensação.”
“Também queremos pedir desculpas humildemente a todos os fãs de Neon Genesis Evangelion que ficaram chateados com nossas ações. Esperamos que nosso manejo incorreto da situação não tenha prejudicado seu amor por esta franquia.”
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.