Uma entrada publicada no site ‘Hatelabo: Anomymous Diary’ foi compartilhada em um fórum de comentários popular no Japão e se tornou uma tendência porque alegou que a revista Weekly Shonen Jump “está se livrando de todos os mangás ecchi”. Sua mensagem relativamente curta, mas poderosa, escreveu:
“Você sabe, agora é como “não há mais mangá erótico aqui”. O último espaço erótico restante até abril, o mangá Ayakashi Triangle de Kentarou Yabuki, foi deixado nas mãos do serviço Shonen Jump Plus e o conteúdo ecchi desapareceu completamente da Weekly Shonen Jump.”
“Nem mesmo um novo mangá ecchi foi incluído como substituto (se eu tivesse que dizer, o Ruri Dragon de Masaoki Shindou poderia ser uma alternativa, que não tem ecchi, mas é o mesmo no sentido de que é um mangá moe de menina bonita para os otakus). Os elementos fan-service que costumavam ser comuns em outras obras não são vistos hoje em dia. Não existe mais esse conteúdo, e a coisa mais próxima que me lembro é a Pillar do Amor de Kimetsu no Yaiba.”
“Não era de surpreender que as revistas para adolescentes (shonen) incluíssem a cena atrevida ocasional, especialmente devido ao demográfico que é. Gostaria de dizer aos velhos da diretriz: “Atualizem-se!”. Também gostaria de dizer às feministas que dizem que não se pode colocar conteúdo erótico em revistas para adolescentes que não existe mais, foi atualizado.”
O post atraiu uma grande variedade de comentários, destacando:
- “Ichigo 100% → Pretty Face → To LOVE-Ru → Shokugeki no Soma → Nisekoi → Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai → Yuragi-sou no Yuna-san → Ayakashi Triangle. Esta linhagem Jump de mangá ecchi foi destruída”;
- “Todo o ecchi foi movido para o Jump Plus. O bom, lá você pode mostrar seus mamilos o quanto quiser (apenas na versão web, a versão do aplicativo geralmente inclui censura)”;
- “Mas as mulheres se tocam com o BL que sai no mangá shonen”;
- “Chainsaw Man, que incluía cenas ecchi, também foi movido para o Jump Plus. A revista principal já é uma piada”;
- “Se você tirar o ecchi da Shonen Jump, as únicas histórias que restam são sobre trabalho duro, amizade e progredir”;
- “Mas o erotismo como essência é necessário. O erotismo é essencial para o desenvolvimento saudável dos jovens”;
- “Para orientar os adolescentes para o tipo certo de sexualidade. Ecchi leve em revistas para adolescentes é obrigatório.”
Na minha opinião, nos animes também houve uma suavização do ecchi. Ecchis pesados como Ladies versus Butlers!, Queen’s Blade, Kiss X Sis, Manyuu Hikenchou, Fight Ippatsu! Juuden-chan!!, e etc estão cada vez mais raros, atualmente a grande maioria é com ecchi leve, raramente tem um Ishuzoku Reviewrs da vida que realmente mostra bastante.