Shuuhei Yabuta, diretor de animação 3D em projetos como Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), No Game No Life e diretor geral de Vinland Saga, publicou uma série de atualizações no Twitter observando que atualmente não existe nenhum “sistema de gestão de qualidade” que valide que um projeto de animação “cumpra uma série de requisitos mínimos para ser considerado de qualidade suficiente para ser transmitido na televisão e nas redes de distribuição“.
“Os canais de televisão ou qualquer outro serviço de distribuição não podem determinar a qualidade do título de anime. E os estúdios criativos desempenham um papel importante no apoio (motivador) aos criadores, mas mesmo isso não é o fator decisivo para determinar a qualidade do produto final. Mesmo numa indústria tão dinâmica que produz tantos títulos de anime todos os anos, infelizmente não existe um sistema para estabilizar a qualidade e nenhum modelo de negócio para investir em estúdios e criadores”.
Even in a brisk industry that produces so many anime titles each year, unfortunately no system for stabilizing quality or a business model for investing in studios and creators has been established.
— やぶた (@yabshu55) January 10, 2022
“Se tropeço num episódio maravilhoso de anime hoje, creio que é porque o destino juntou criadores talentosos com uma paixão incondicional pelo que fazem. Eu não sou pessimista e não vou desistir. Só por precaução”, concluiu ele.
Um dos seus seguidores perguntou-lhe: “Se estivesse no comando, que mudanças faria ao modelo de negócio para evitar o esgotamento do pessoal e manter a qualidade? Talvez acabar completamente com os programas antes da janela de transmissão? Mudar a remuneração dos animadores para uma base horária ou salarial?”
Yabuta respondeu: “O problema fundamental é que a indústria não foi capaz de analisar minuciosamente como a qualidade do produto final afeta os resultados comerciais. Acredito que a probabilidade de alcançar o sucesso planejado (isto é, assegurar a qualidade do produto final desde a produção inicial), encorajará futuros projetos a receber mais propostas de investimento”.
The fundamental problem is that the industry hasn’t been able to fully analyze how the quality affects the results of the business. I think whether or not we can make a planned success that is not coincidental will determine the investment that titles will receive in the future.
— やぶた (@yabshu55) January 10, 2022
Shuuhei Yabuta também respondeu a um seguidor que lhe perguntou sobre rumores de que os animadores estão sendo mal pagos no Japão: “Para responder claramente a esta pergunta, os criadores precisam de discutir mais. Será ‘recompensa proporcional ao trabalho’ ou ‘trabalho proporcional ao orçamento’? Não há dúvida de que não somos obrigados a trabalhar, mas também é verdade que não podemos renunciar à qualidade“. Neste último, Yabuta se refere que existe um dilema sobre se os salários são baixos porque a qualidade da animação em geral (se uma ou duas séries em cada temporada têm boa animação não faz diferença) é má, ou se a qualidade da animação em geral é má porque os salários são baixos.
To answer that question clearly, creators need to have more discussion. Is it “a reward that is commensurate with the job” or “a job that is commensurate with the budget”? There is no doubt that we are not forced to work, but it is also true that we cannot give up on quality.
— やぶた (@yabshu55) January 10, 2022
A qualidade de Shingeki caiu faz tempo
Então ele assume que os robôs 3D que ele faz em um mundo ideal não deviam ser aceitos em uma animação 2D?