Curiosidade: Japoneses dizem que muitas mulheres que reclamam de sexualização são fujoshis Será?

EricPaixao
(Redator)
@EcchiSenshin
Daily Shincho
© Daily Shincho

O popular jornal japonês Daily Shincho compartilhou um artigo em que analisava as várias polêmicas que foram geradas nos últimos anos sobre a “sexualização da mulher nos animes”, especialmente em ilustrações que servem de campanhas publicitárias. O artigo se tornou tendência imediatamente, especialmente porque afirmava que muitas das mulheres que reclamam de “ilustrações sexualmente sugestivas de garotas de anime” estão ao mesmo tempo apoiando ilustrações yaoi muito mais explícitas. (Por favor observe que os comentários a seguir são do site Daily Shincho).

Akame ga Kill
© Akame ga Kill

Uma e outra vez, ilustrações de garotas de anime foram criticadas por críticos na Internet. Tudo parece ter começado em 2020, quando a comunidade de mulheres feministas no Japão criticou uma ilustração de “Love Live! Sunshine!!”, porque “a saia da menina focava em sua virilha”. Mais tarde, em 2021, o coletivo feminista não se surpreendeu que a Polícia da Prefeitura de Chiba colaborou com um Vtuber para produzir um vídeo educativo, fazendo com que o conteúdo fosse excluído por considerá-lo “sexualizado”. No mesmo ano, o popular projeto “Onsen Musume” também foi duramente criticado pelo coletivo porque lhes parecia que as garotas que promoviam resorts de águas termais eram “sexualizadas”.

Mais tarde, em 2022, Kanako Otsuji, ex-membro da Câmara dos Representantes do Partido Democrático Constitucional do Japão, reclamou de um anúncio de videogame colocado na estação JR Osaka. “No Japão, em 2022, estamos usando mulheres sexualizadas para publicidade em emissoras de três emissoras?”, reclamou a mulher, virando tendência nas redes sociais por expor uma linda garota de anime vestida de coelhinha”.

Daily Shincho
© Daily Shincho

“Mesmo este ano a tendência continua, já que uma marca de doces e sorvetes foi criticada por uma campanha publicitária com uma ilustração “sexualmente imprópria”. Eu pessoalmente examinei o post, mas não havia absolutamente nada de errado com ele, então ele parou de cuidar de mim. Infelizmente, são cada vez mais as ocasiões em que uma multidão de mulheres furiosas se junta e consegue anular algo através de comentários no Twitter e outras redes sociais”.

“Através de uma investigação editorial do autor no Daily Shincho, alguns detalhes interessantes sobre essas controvérsias puderam ser descobertos. Em primeiro lugar, as mulheres que costumam criticar a sexualização de personagens femininas em mangás e animes são, na verdade, ávidas consumidoras dessas mídias. Por exemplo, muitas mulheres que compartilham comentários negativos sobre ilustrações de garotas fofas de anime mostrando um pouco de pele, têm vários retuítes, comentários e curtidas em suas contas para publicações muito mais sugestivas, mas homossexuais, ou seja, elas apoiam fervorosamente o conteúdo erótico estrelado por dois homens (yaoi). É surpreendente quantos fujoshis são ao mesmo tempo contra a representação de garotas bonitas”.

Daily Shincho
© Daily Shincho

“Por outro lado, também há muitas pessoas nas redes sociais que criticam esse conteúdo simplesmente por causa da diferença de gerações, ou seja, não conseguiram se adaptar à evolução do ecchi dentro da comunidade de mangá e anime. Daqui segue a postagem de um homem na casa dos 50 anos que afirmou que “poderia perdoar o estilo de Osamu Tezuka”, mas que os designs de hoje são indecentes e inaceitáveis. O homem se autoproclamava “fã de mangá”, mas aparentemente não se adaptou bem ao mangá atual”.

“Pode-se também questionar a situação. Se houvesse anúncios com garotas fofas de anime em uma estação de trem, as pessoas que não têm nem um pingo de interesse em mangá ou anime parariam seriamente para assistir? Eles provavelmente nem prestariam atenção neles ou notariam detalhes como as dobras de uma saia ou a posição da garota, é óbvio que eles não se importam. A menos que eles procurem com muito cuidado algo para reclamar, eles darão uma olhada na cópia do anúncio e irão embora”.

Fonte: Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *