Édgar Pary, ministro da Educação da Bolívia, enfrentou nos últimos dias um novo problema, bem diferente das greves de professores que vêm ocorrendo recentemente. Nas redes sociais, foi apontado que várias ilustrações de capas de livros didáticos de escolas públicas são um plágio de ilustrações populares de franquias de anime.
O ministro da educação admitiu as acusações que viralizaram na última semana e informou que abriu processo contra os responsáveis. “Neste momento o questionamento vem à tona. Lamentamos muito que isso tenha acontecido. Porém, vale ressaltar que as imagens têm sua autoria assinada por uma pessoa e é essa pessoa que fez as capas”, explicou.
Um meio boliviano local, Página Siete, informou que o ministro indicou que ‘nem todas as capas tiveram essa origem‘, ou seja, plágio; mas que ‘foram poucos‘, e garantiu que vai ser instaurado um processo administrativo para sancionar os funcionários que ‘dão má imagem ao país‘. O responsável também explicou: ‘Tomando conhecimento disso, realizamos imediatamente as ações administrativas correspondentes contra os responsáveis com base em procedimentos internos‘.
Quais foram os supostos plágios que o governo boliviano já admitiu? Bem, vamos revisar:
- A capa do “Texto de aprendizagem da 1ª série de 2023” é baseada em um visual de K-ON!
- A capa do “Texto de aprendizagem da 2ª série de 2023” é baseada em um visual de K-ON!
- A capa do “Texto de aprendizado da 3ª série de 2023” é baseada em um visual de Shigatsu wa Kimi no Uso (Your Lie in April).
- A capa do “Texto de aprendizado da 4ª série de 2023” é baseada em um visual de Tenki no Ko (Weathering With You).
- A capa do “Texto de aprendizado da 5ª série de 2023” é baseada em um visual de Fruits Basket.
- A capa do “Texto de aprendizado da 6ª série de 2023” é baseada em um visual de Orange.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.