Atores de voz japoneses formam grupo contra o uso não autorizado de IA generativa O grupo abriu um canal no YouTube

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
No More Mudan Seisei AI
©No More Mudan Seisei AI

Vários dubladores japoneses formaram um grupo chamado ‘No More Mudan Seisei AI‘ (No More Unauthorized Generative AI) e lançaram as contas oficiais do grupo nas redes sociais na terça-feira. O canal do grupo no YouTube postou um vídeo da ‘Parte 0‘ com o dublador Ryuusei Nakao (Freeza na série Dragon Ball Z, Baikinman na série e filmes Soreike! Anpanman).

No vídeo de 20 segundos, Nakao disse que ficou surpreso com o fato de sua voz estar sendo vendida sem sua permissão e acrescentou que sua voz é seu sustento e sua vida. Ele concluiu o vídeo pedindo às pessoas que ouvissem os pensamentos dos dubladores sobre o uso não autorizado de IA generativa. Outros 25 dubladores, incluindo Kouichi Yamadera, Yuuki Kaji, Daisuke Namikawa, Jun Fukuyama e Romi Park, apelam pela causa pronunciando o nome do grupo em uníssono.

A agência de gerenciamento de talentos Aoni Production e a plataforma de voz AI CoeFont anunciaram em 7 de outubro uma nova parceria que usa dados vocais de 10 dubladores, incluindo Masako Nozawa e Banjou Ginga, para criar vozes replicadas por IA para uso em assistentes virtuais (como Alexa e Google Assistant), dispositivos médicos, robôs e navegação assistida por voz. As vozes replicadas por IA estarão disponíveis em vários idiomas, começando com inglês e chinês. O projeto reconhece a potencial ameaça aos direitos e meios de subsistência dos artistas representada pela utilização de IA generativa e promete que não utilizará os dados de treino de voz para atuações em animação, dublagens ou trabalhos semelhantes.

Kaji iniciou uma campanha através do serviço de crowdfunding Campfire para financiar seu projeto Soyogi Fractal em abril. O projeto ofereceria aos criadores os meios para usar a voz de Kaji para criar histórias e músicas novas e interessantes, ao mesmo tempo que ajudaria a prevenir o uso ilícito da voz de Kaji. A campanha de crowdfunding começou em 11 de abril e durou até 31 de maio no Campfire. A meta inicial era de 10 milhões de ienes (cerca de US$ 66.900), mas a campanha arrecadou mais de três vezes mais de 907 apoiadores.

Fonte:Aqui!


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *