Os animadores começaram recentemente uma discussão no Twitter usando a hashtag # 動画 マ ン 地獄 篇 (Dougaman Hell) para compartilhar algumas de suas questões salariais. Animadores freelancers e de estúdio participaram da hashtag, revelando quanto ganharam em seus primeiros trabalhos de animação como animadores intermediários. Abaixo está uma seleção de tweets:
Yuichi Tanaka (To Aru Majutsu no Index animador de personagens):
“I lived for about 10 months on 15000 yen ($140) a month.”
This hashtag is about the entry level jobs (in-betweeners) in the anime industry, and how poorly these employees are treated. Their stories are unfortunately representative of the scary industry culture.#動画マン地獄篇 https://t.co/hXmO9kzHhe— BCL | Locke (@LockeZeroSix) June 16, 2020
Eu vivi cerca de 10 meses com 15.000 ienes (US $ 140) por mês. Esta hashtag é sobre empregos de nível básico (auxiliares) na indústria de anime e como os funcionários são mal tratados. Infelizmente, suas histórias são representativas dessa cultura aterradora da indústria.
Kengo Saitou (diretor de animação do SSSS. Gridman):
初任給8000円だったなぁ。
こんなの変えなきゃいかんやろ。
人の生活ではない。
本当にこの業界の一番悪な部分なんじゃないかと思う。。 #動画マン地獄篇— 斉藤健吾 (@kengo1212) June 16, 2020
“Meu salário inicial era de 8.000 ienes. Temos que mudar isso. Você não pode manter uma vida. Eu acho que essa é realmente a pior parte dessa indústria “.
Yoshimi Yamaguchi (pseudônimo):
#動画マン地獄篇 パワハラセクハラがやばいベテランをどうにかしてくれと動画マン数人で社長に直談判したけど華麗にスルーされた。(ちなみにそのベテランは数年後に度を越した行為をして警察につき出されそうになってスタジオを去った)
— 山口よしみ (@Yoshimi08) June 16, 2020
“Vários artistas intermediários apelaram diretamente ao chefe da empresa para fazer algo com um veterano que abusou de sua autoridade e fez avanços sexuais inadequados, mas eles foram completamente ignorados. (A propósito, o veterano foi longe demais e, anos depois, teve problemas com a polícia e saiu do estúdio.)”
Mausa (pseudônimo):
一枚単価100円から始まって、鉛筆も実費で、交通費も月2万くらいかかってたけど、6000円までしか出してもらえなかった。 #動画マン地獄篇
— まうさ (@mmaumauuuu) June 16, 2020
“As taxas começariam em cerca de 100 ienes por desenho, mas despesas como lápis e transporte somavam cerca de 20.000 ienes por mês, então o benefício real que recebi foi de apenas 6.000 ienes”.
Shimada (pseudônimo):
#動画マン地獄篇
スタジオで3日徹夜してやった仕事が4000円…おっとタグに便乗してつい口がすべちまった。このタグはアニメ業界の闇そのものだな…あまり見てるみんなは知らない方が良いよ😉— しまだ (@Odddddd64) June 16, 2020
“Passei três noites inteiras em um estúdio para um trabalho que me valeu 4.000 ienes … Opa, entrei na hashtag e deixei esse fato escapar. Essa hashtag é sobre a escuridão da indústria de anime … Todo mundo que está pesquisando melhor não sabe. ”
Mangaka Yaso Hanamura, que atualmente está desenhando o mangá Animeta! sobre uma garota que tenta ter sucesso na indústria de anime, também comentou sobre a hashtag, dizendo que as taxas intermediárias de receita de animação mencionadas no mangá são baseadas no testemunho real de um ex-animador. Eles também disseram que, como ex-artista, acabou de chegar há 20 anos, em seu primeiro emprego, ele ganhou 45.000 ienes, que incluíam sua taxa de curso de treinamento, e que em seu segundo mês eles ganharam 18.000 ienes.
元アニメーターが嘘偽りないリアルガチのアニメ業界の現実を漫画で描いてるので読んで。
ちなみに20年前新人動画だった私の初任給4万5千円(研修費)2ヶ月目1万8千円(完全出来高)だったよ。
(※業界内では単価の高い会社だった)
【試し読みhttps://t.co/8KYXWSuuON 】 pic.twitter.com/nqPk9lNyVi
— 花村ヤソ@アニメタ!⑤ 発売中 (@hanamurayaso) June 17, 2020
No início deste mês, os animadores de todo o mundo falaram sobre seus baixos salários usando a hashtag #AnimationPaidMe, revelando disparidades globais de renda, especialmente na Ásia.
Animadores intermediários são as pessoas que desenham os quadros de conexão entre cada cena principal que você verá em um anime. Apesar da importância de seu trabalho, eles estão entre os trabalhadores mais mal pagos do setor. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Associação Japonesa de Criadores de Animação (JAniCA), a renda anual média para animadores intermediários é de apenas 1.250.000 ienes (US $ 11.400), valor significativamente inferior à média da indústria para 4.410.000 ienes (US $ 40.000).
o problema nao sai os chefes e sim o modelo de produçao dos animes que ´muito nichado