A ‘música loli’ causa polêmica entre os japoneses 'Afinal, não existe publicidade negativa.'

Ana
(Supervisora da redação)
@anapnf
Loli
©Shigure

Shukusei!! “Loli Kami Requiem” é uma música da artista japonesa Ui Shigure de seu álbum The Rain Doesn’t Stop Yet. Dublado por Shigure como uma menina de nove anos e narrado por Tamaki Inuyama, foi composto por D.watt e escrito por Maron, ambos da IOSYS. Embora tenha sido lançada em 2022, a música repentinamente se tornou viral em setembro de 2023, após o lançamento de seu videoclipe completo. Por sua letra girar em torno do tema pedofilia, a música também acumulou polêmica na Internet.

A letra de “Shukusei!! Loli Kami Requiem” é escrita a partir da perspectiva da personagem fictícia Ui Shigure, uma menina de nove anos que ataca lolicons e ao mesmo tempo atua como uma deusa guiando-os para a salvação. O videoclipe apresenta comentários danmaku, inspirados no layout de comentários da plataforma de vídeos Nico Nico Douga, que retratam predadores sexuais. Bem no meio da música, em um ato de “purgação divina”, a música corta para mostrá-la disparando seu “Ui Beam” para eletrocutar as “criaturas nojentas” enquanto o narrador explica a situação e o ataque. A forma sádica de provocação de Shigure foi descrita como um ‘mesugaki‘; isto é, o comportamento provocativo de uma menina para atrair sexualmente adultos.

Na época de seu lançamento, a música não recebeu notoriedade imediata. “Shukusei!! “Loli Kami Requiem” ficou conhecida pelos fãs de Shigure como uma das músicas “fofas” do álbum. Porém, após o lançamento de seu videoclipe, um ano depois, a música se tornou viral mundialmente nas redes sociais e se tornou um meme da Internet, algo inesperado para Shigure. O vídeo alcançou 10 milhões de visualizações em três semanas, tornando-se a música da VTuber que mais cresce e uma das maiores músicas originais entre os VTubers em geral.

A “qualidade avassaladora” do vídeo, especialmente a dança que aparece durante o refrão da música, ajudou a amplificar o repentino crescimento de sua popularidade. Os usuários do TikTok começaram a postar vídeos de si mesmos ou de seus próprios personagens ou personagens de videogame, como Genshin Impact, imitando a dança. Ao final de setembro, estima-se que mais de seis mil vídeos sobre a música tenham sido publicados na plataforma. Sua popularidade posteriormente se espalhou para outras plataformas, como YouTube Shorts e Twitter.

A música gerou polêmica por seus “temas pedófilos”. A fabricante de alarmes de segurança infantil Artec foi criticada nas redes sociais após apontar que o alarme que aparecia no videoclipe era baseado em um de seus produtos e postar um vídeo no YouTube e TikTok em que aparecia um de seus produtos. A empresa postou um pedido de desculpas em seu site no início de outubro por seu “comportamento extremamente inadequado que carece de consideração e autoconsciência” e posteriormente excluiu sua conta no TikTok. No dia 3 de outubro, Daisuke Yokoyama, ex-ator do programa infantil de televisão Okaasan to Issho, deletou um vídeo do TikTok em que aparecia dançando, após críticas nas redes sociais. Yokoyama pediu desculpas por isso, afirmando que não conhecia o contexto da música, a não ser que estava na moda, e também deletou sua conta.

Esses acontecimentos permitiram que a música desse o salto de um público de nicho (fãs de VTubers e da cultura otaku em geral) e começasse a ser conhecida pelo grande público. Porém, o tema da música não foi bem recebido pela comunidade, como demonstram os comentários em um popular fórum japonês:

  • Você não pode culpá-los por reagirem dessa maneira. É sabido que quando algo se torna popular, receberá críticas de todos os lados”;
  • “Não tem jeito. Quando algo vende bem, esse tipo de pessoa inevitavelmente aparecerá”;
  • “Não entendo a psicologia por trás das críticas. Criticam as pessoas porque se sentem justas ou simplesmente têm inveja do seu sucesso? Seja como for, eles ficam felizes em fazer coisas que prejudicam terceiros”;
  • “O método minoritário de gritar para ser notado está finalmente parando de funcionar, mas ainda tem seus momentos”;
  • “As pessoas que reclamam são geralmente adultos mais velhos, então não sejamos tão intolerantes e sejamos gentis com eles”;
  • ‘Se algo te incomoda, por que você não fica fora disso? Há pessoas que aparentemente gostam de fazer algo que os incomoda pelo simples propósito de criticar depois”;
  • “Devo admitir que gostei foi da animação em si, as letras nunca me pareceram atraentes”;
  • “Se começarmos a criticar as músicas por suas letras, não deveria haver algumas músicas que foram canceladas há décadas?”;
  • “Acho que os claros culpados desse alvoroço são as empresas e os artistas, que querem aderir à tendência sem ter a menor ideia do contexto”
  • “A música em si está tocando desde o ano passado, mas não achei que o videoclipe teria tanto impacto”;
  • “Não sei se foi bom ou ruim ter sido uma crítica dirigida a uma empresa, estou parcialmente feliz que isso tenha acontecido com eles”;
  • “Se a letra de uma música anti-lolicon te incomoda, não acho que isso fale muito bem de você”
  • “Hoje em dia é comum as pessoas criticarem fortemente algo de que não gostam, em vez de ignorarem e seguirem em frente”;
  • “Para ser sincero, penso que o termo “loli” foi demonizado de tal forma que a sua simples menção já é alvo de críticas. Se não me engano, até uma mulher adulta baixa pode ser chamada assim”;
  • “Tenho a impressão de que os próprios VTubers procuram entrar em polémicas para se manterem sob os olhos do público. Afinal, não existe publicidade negativa”.

Fonte: Aqui!


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One thought on “A ‘música loli’ causa polêmica entre os japoneses 'Afinal, não existe publicidade negativa.'

  1. combater o problema real?
    não, vamos criticar uma musica que ja critica isso taxando os envolvidos e os que gostaram ou sequer dançam de pedo

    o mundo é um lixo mesmo

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