O portal AnimeNewsNetwork compartilhou uma entrevista com George Wada, CEO dos estúdios Production I.G e também presidente do WIT Studio. Durante essa entrevista, muitos tópicos de interesse foram discutidos, como por que o WIT Studio decidiu não animar as sequências de seus projetos e como o ambiente de trabalho dos animadores melhorou.
Este ano é muito emocionante. Você foi nomeado presidente e CEO da Production I.G. Como seu trabalho mudou neste momento e o que você espera alcançar em sua nova posição?
Eu me tornei o CEO da Production I.G, mas ainda sou o CEO do WIT Studio, o que é um desafio muito empolgante. Ambos são estúdios de anime sob o IG Port Group. Esses dois estúdios de anime são duas empresas muito diferentes. Por isso, gostaria de aproveitar as características únicas dessas duas empresas para aumentar o número de fãs de anime que apreciam os trabalhos que criamos.
A IG Port alcançou receita recorde no ano fiscal de junho de 2021 a maio de 2022, em um momento em que muitos outros estúdios de animação estão lutando, a que você atribui a receita impressionante da empresa?
A indústria de animação no Japão mudou muito graças aos fãs de todo o mundo. No momento, existem muitas plataformas que querem animação japonesa: Netflix, Crunchyroll, Disney e Amazon. No passado, recebíamos apenas ofertas de algumas empresas japonesas, mas agora temos muitas opções. O que eu realmente acho que contribui para essa receita é o fato de decidirmos com quem trabalhamos.
Os espectadores de anime, especialmente no Ocidente, estão interessados nas condições de trabalho. Qual é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos animadores do WIT Studio?
Como mencionei antes, com tantas plataformas, agora há muitas pessoas que querem que mais animes sejam criados. Devido a essa demanda crescente, espera-se um trabalho de alta qualidade e, como resultado, são necessários animadores altamente qualificados. Isso permitiu aos animadores conciliar melhor o trabalho com a vida familiar, mas também tornou necessário que eles aprimorassem suas habilidades. Para garantir um fornecimento constante de trabalho, o estúdio agora pode contratar animadores diretamente, permitindo-nos pagar-lhes um salário digno e proporcionar-lhes uma vida estável.
Isso é uma ótima notícia, porque viver como empreiteiro nesse setor é difícil.
Isso também está acontecendo em outros estudos. Você definitivamente está começando a ver essa melhoria no equilíbrio entre vida pessoal e profissional em todos os aspectos.
Parece haver uma tendência no WIT Studio de se recusar a trabalhar em sequências de projetos anteriores, como Shingeki no Kyojin, Vinland Saga e Mahoutsukai no Yome.São conflitos de agendamento ou uma mudança na abordagem do estúdio para aceitar projetos?
Para todos os títulos que o WIT Studio fez, queríamos criar as continuações dessas séries. Cinco anos antes, para muitos desses títulos, um dos principais fatores era a venda de DVDs. Como modelo de negócios, a decisão de fazer uma sequência dependia inteiramente das vendas de DVD. Naquela época, para todos esses títulos que você acabou de mencionar, tínhamos sido contratados apenas para a primeira temporada. Assim que os resultados das vendas de DVD fossem divulgados, receberíamos uma oferta para fazer uma segunda temporada com base neles. Naquela época, minhas habilidades de gerenciamento não eram tão boas quanto agora, então não pude adicionar as próximas temporadas ao cronograma imediatamente porque já tinha outras séries pendentes de financiamento. E, claro, fãs e editores querem que a segunda temporada saia o mais rápido possível, o que leva a que seja animada por outro estúdio.
Isso não pode ser evitado, então acho que foi a decisão certa nesses casos. O aumento do número de fãs ao redor do mundo e o número de plataformas de streaming disponíveis nos permitem tomar decisões de longo prazo sobre a continuidade de uma série. O que eu gostaria de fazer com o WIT Studio no futuro é que agora tenhamos base financeira para continuar contratando por períodos mais longos.
Que tipo de informação é levada em conta agora que a venda de DVDs não influencia tanto na tomada de decisão?
Plataformas de streaming como Netflix e Crunchyroll geram uma certa quantidade de receita com base no número de assinantes pagantes, então essa é a sua base. Antes, como você sabe, os DVDs eram caros e poucas pessoas podiam comprá-los. Agora que a base para determinar se deve ou não continuar uma série depende de quantas pessoas a assistem, é muito mais fácil prever e tomar uma decisão.
O SpyxFamily conquistou ótimas avaliações na TV Tokyo, especialmente entre o público que grava e assiste mais tarde. Existem planos para reconsiderar seu bloqueio de transmissão ou considerar a exibição de futuras séries de anime no horário nobre em vez de tarde da noite?
Estou realmente surpreso que SPY x FAMILY tenha feito tanto sucesso. Mas o show, como você sabe, tem como tema a família, o que eu acho que faz parte do seu sucesso. Acho que na verdade abriu a porta para a possibilidade de as pessoas não filmarem ou assistirem tarde da noite, mas mais animes sendo exibidos no horário nobre.
O WIT Studio produziu vários projetos para a Netflix, como o Great Pretender e o filme Bubble. Como tem funcionado a criação de projetos para a plataforma do ponto de vista empresarial? O Wit Studio quer continuar trabalhando com a Netflix no futuro?
A opinião do WIT Studio é que definitivamente queremos continuar trabalhando com a Netflix, mas há uma coisa que precisamos descobrir e trabalhar. Acho que uma das coisas em que a Netflix terá que trabalhar no futuro é o merchandising, os eventos e a conclusão de aspectos adicionais por trás dos títulos que lançam. Acho que trabalhar com a Netflix no futuro é algo em que definitivamente queremos nos envolver, superando esse obstáculo juntos.
No lado ocidental das coisas, às vezes há reclamações de que a Netflix não promove tanto séries de anime, então eles perdem um pouco. A mesma coisa aconteceu com você com a oferta do WIT Studio?
Na minha opinião, a Netflix promove principalmente a própria plataforma de streaming. Eles não promovem séries individuais para seu próprio sucesso. Acho que a forma como sua estrutura de marketing está configurada será um dos seus maiores desafios daqui para frente. A Netflix deve entender que todo e qualquer título é importante para os criadores, e eles devem ter isso em mente daqui para frente.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.