Neon Genesis Evangelion (1995)
Sinopse:
“Em 2015, após uma catástrofe denominada Segundo Impacto, a qual dizimou metade da população mundial, o governo japonês encontra-se na necessidade de resistir aos ataques dos seres monstruosos chamados Angels.
A missão da organização especial paramilitar, denominada NERV, é combater os Angels. Para isso, eles criaram robôs gigantes chamados EVA’s, pilotados por jovens selecionados pela NERV. Um deles é o protagonista Ikari Shinji, que se recusa, inicialmente, a entrar no robô”.
Continuando…
Iniciamos com uma obra bem popular e controversa dentro do nicho otaku. Escrito e dirigido pelo renomado Hideaki Anno no estúdio Gainax, é um anime mecha original que divide opiniões, considerado por muitos uma obra-prima, e por outros um lixo. Isso se deve ao seu caráter extremamente abstrato e subjetivo, que pode agradar ou desagradar, dependendo da pessoa.
Nuances sutis podem ser identificadas por toda a extensão da obra, e a partir delas, o espectador deve deduzir praticamente tudo do enredo. Nada é entregado de mão beijada, sendo necessário pensar bastante para compreender a trama e o universo.
Ademais, os personagens são muito bem construídos, e a partir da aliança entre psicológico complexo deles, da narrativa e de simbolismos, podem ser percebidos vários conceitos filosóficos presentes.
Entretanto, isso é apenas observar um lado da moeda. No outro, é notório que não são todas as pessoas que absorvem isso da obra. O estilo narrativo não preza tanto pelo entretenimento e pela dinamicidade, comprometendo a experiência de quem assiste apenas por diversão. O protagonista também irrita muitos, pois não ostenta uma personalidade lá muito admirável.
Eu diria que EVA é um anime um pouco mais denso; que é mais recomendável a quem está disposto a enfrentá-lo. Isso não impede outras pessoas de gostarem, até porque as heroínas são carismáticas e há várias batalhas durante a obra.
Inegável é que Evangelion é um dos clássicos mais marcantes da história dos animes; inspirando várias outras obras. Tanto que, até hoje, é o anime com maior número de vendas de blu-rays da história. Caso for assistir, lembre-se que o final do anime é o filme The End of Evangelion.
eu ja vi todos kkk.
para mim o melhor anime antigo e Love Hina