Os designs de personagens de Project Shaz, um novo jogo dos desenvolvedores do popular jogo GOD EATER de 2010 para PlayStation Portable, foram amplamente discutidos online, com alguns dizendo que a composição dos personagens corresponde à arte do game publicado anteriormente.
Em 25 de maio de 2022, a TVT (Tokyo Virtual Theory), empresa responsável pelo projeto, pediu desculpas oficialmente pelos problemas de produção nas ilustrações dos personagens e pelo fato de os rumores terem sido confirmados oficialmente pelas provas. “Project Shaz” é um jogo de ação multiplayer desenvolvido pela TVT (Tokyo Virtual Theory), que foi revelado oficialmente em um comunicado de imprensa publicado em 24 de maio, confirmando que possui a mesma equipe de desenvolvimento de GOD EATER.
Na parte inferior das sete ilustrações de personagens reveladas, foram deixadas notas de ‘design em desenvolvimento‘ e ‘projeto aberto a sugestões‘. No mesmo dia, o ilustrador chinês “薬鍋鍋” apresentou um dos personagens, escrevendo no Twitter: “Por que o Project Shaz está copiando meus designs?”. Diz-se que uma das ilustrações dos personagens se assemelha às criadas por ‘薬鍋鍋’ para o game Dolls’ Frontline.
Outras ilustrações de personagens semelhantes a ilustrações e fotografias já existentes também foram apontadas na Internet, como ‘Isso não é plágio direto?‘. Assim, no dia 25 de janeiro, a empresa TVT (Tokyo Virtual Theory) publicou em seu site oficial, sob responsabilidade do representante Toshiyuki Yasui, um documento intitulado ‘Desculpas e relato sobre o design de personagens do Projeto Shaz‘, uma vez que havia apontado que a composição correspondia a uma ilustração sobre a qual a empresa não detinha os direitos.
As ilustrações foram criadas por Rin Kususaga, que trabalhou nos jogos Lord of Vermillion e Fate/ Grand Order. De acordo com o comunicado de imprensa da TVT (Tokyo Virtual Theory), as ilustrações indicadas foram criadas com as seguintes técnicas:
Normalmente os projetos são feitos do zero, mas desta vez uma imagem bruta foi criada usando o método photobash de recortar, colar e retocar a partir de imagens de referência para explorar a direção do projeto com planejadores como documentos internos. No processo, as linhas do corpo, incluindo as poses, foram usadas como existiam no modelo de referência.
Em seguida, o depoimento lembra que a abordagem de produção com imagens para as quais os direitos não haviam sido autorizados, mesmo que fossem documentos internos, não era adequada. Quanto à forma como o material interno foi tornado público (ou seja, por que o design foi revelado na declaração de divulgação do projeto), foi explicado que a decisão não foi consultada com o ilustrador responsável e acreditou-se erroneamente que os designs estavam finalizados.
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