Pokémon: 10 curiosidades sobre o anime Com mais de 20 anos de história, Pokémon possui curiosidades interessantes.

Vitor Nascimento
(Podcaster)
@ifusic
©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Pokémon é uma franquia que explodiu no começo dos anos 2000 no Brasil, e angariou muitos fãs por aqui em terras brasileiras, mas também no mundo. E aqui irão 10 curiosidades, que, provavelmente (ou talvez), você não sabia sobre a franquia de monstros de bolso mais famosa do mundo.

Nome do protagonista

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Ash Ketchum, que é o nome do protagonista aqui no ocidente, tem como nome no Japão – Satoshi;; que é uma homenagem ao criador da franquia Pokémon, Satoshi Tajiri. Além disso, o rival do Ash, Gary, tem seu nome original Shigeru, que é uma homenagem a Shigeru Miyamoto, criador da franquia Mario e Zelda. Além disso, Miyamoto foi um mentor para Satoshi Tajiri, ou seja, uma homenagem mais do que justa.

Easter Eggs nos jogos

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Em todos os jogos da franquia, sempre há um console da Nintendo no quarto do protagonista plugado à televisão.

As regiões e as ligações com a vida real

©Bulbapedia

Em todas as gerações de Pokémon, sempre o protagonista está em uma região diferente, mas você sabia que essas regiões existem de verdade ou fazem referencias a lugares existentes? Por exemplo, Kanto, Johto, Hoenn e Sinnoh, são baseadas em regiões homônimas existentes no Japão.

Já Unova é baseada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Kalos teve como inspiração a cidade de Paris, na França. E Alola teve como base o Havaí, um conjunto de ilhas que pertence aos Estados Unidos.

Homenagem a atores em nomes de Pokémon

©Google/The Pokémon Company

Na primeira geração de Pokémon, há dois Pokémon do tipo lutador de nomes Hitmonlee e Hitmonchan. Seus nomes são uma homenagem a Bruce Lee e Jackie Chan, respectivamente, que são dois dos atores orientais de mais sucesso no mundo.

Aves lendárias espanholas?

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Os pássaros lendários da região de Kanto; ArticUNO, ZapDOS e MolTRES, possuem em seu sufixo, os números um, dois e três em espanhol.

Tipos não capturados

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

O protagonista da franquia, Ash Ketchum, nunca capturou, oficialmente, Pokémon dos tipos Aço, Psíquico, Fantasma e o recém-chegado, tipo Fada.

Pokémon já virou moeda oficial de um país

©Google

Pois é, isso realmente aconteceu. Em 2001, na época de seu auge, Pokémon foi homenageado em um país chamado Niue, que está associado à Nova Zelândia; com moedas comemorativas, pois de tempos em tempos, o país lança a moeda com temas nerds ou otakus. E na época, a vitima foi Pokémon. Nas moedas foram gravados os Pokémon: Squirtle, Bulbasaur, Charmander, Meowth e Pikachu.

Episódios banidos

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Pokémon teve, oficialmente, 7 episódios banidos (aqui desconsideramos os episódios resumo de saga), sendo o mais famoso deles o episódio 38: de nome “Porygon, o Guerreiro Virtual”. Nesse episódio, Ash, Porygon e seus amigos viajam ao Cyber Espaço e vários mísseis são atirados contra eles pela Equipe Rocket; Pikachu usa um Choque do Trovão que faz com que vários flashs azuis e vermelhos sejam exibidos por alguns segundos.

Isso causou epilepsia em 800 crianças japonesas que tiveram de ir para o hospital. Isso fez com que o anime desse uma parada de quase 10 meses, e ocasionou problemas para a franquia. O Pokémon Porygon, que fez sua estreia neste episódio, nunca mais apareceu no anime por conta desta polêmica, apesar de ele possuir duas evoluções em regiões subsequentes a Kanto: o Porygon 2 em Johto e o Porygon-Z, em Sinnoh.

E onde Ash capturou seus Tauros?

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Por falar em episódios banidos, acho que todos nós já nos perguntamos: onde raios Ash Ketchum capturou seus Tauros, já que nunca foi mostrado o episódio dessa captura? Pois bem, essa captura acontece no episódio 35, intitulado a “Lenda de Dratini”, aqui no Ocidente.

Nele, Ash, Misty e Brock vão até a Zona do Safari, e lá encontram um velhinho tomando conta do local, de nome Kaiser. Esse episódio foi banido pelo fato do uso generalizado de armas de fogo, que são apontadas para Ash e seus amigos por Kaiser e também apontadas por Jessie, James e Meowth na cabeça de Kaiser. No Japão, este episódio foi exibido poucas vezes, mas nos outros países foram banidos totalmente.

Os nomes de Jessie e James também são uma homenagem

©OLM/Satoshi Tajiri/The Pokémon Company/Nintendo/Game Freak

Na sua versão americana, os nomes dos membros mais famosos da Equipe Rocket são uma homenagem a um dos mais famosos cowboys e foras-da-lei da história norte americana; Jesse James. Além disso, outra dupla da Equipe Rocket, conhecida como Butch e Cassidy na versão norte americana, também é uma clara referência a um famoso bandido norte-americano, assaltante de comboios, e líder da quadrilha de foras-da-lei Hole in the Wall Gang.

E você meu caro mestre leitor guru Pokémon? Gostou dessas curiosidades ou sabia de algumas delas? Deixe seus comentários. E se querem uma parte dois, pois existem muitas peculiaridades que deixei passar. Então até a próxima. Pokebola vai.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

9 thoughts on “Pokémon: 10 curiosidades sobre o anime Com mais de 20 anos de história, Pokémon possui curiosidades interessantes.

  1. Mas o Ash não pegou um fantasma, o Haunter, pra poder lutar com a líder de ginásio dos Pokemons Psíquicos?

    Faz muito tempo que assisti, se tiver errado foi mal rsrs

  2. top! algumas eu não manjava mesmo. A primeira geração é recheada de easter eggs né. topzera!

    1. E tem o famoso episódio 18, “Férias em Acapulco” que foi banido no ocidente por conta da famosa cena do James se travestindo.
      Mas esse episódio chegou a ser exibido nos Estados Unidos com o título “Beleza na Praia” em 2000, obviamente sem o trecho polêmico e com algumas modificações, mas que consequentemente fizeram o episódio ter uma duração menor que o normal: menos de 20 minutos.
      https://i.imgur.com/Rswx1vHh.jpg

  3. Bacana a lista.
    E pensar que a reestreia do anime na RedeTV! já virou uma novela de tanto alarme falso que dão.
    Dizem que vai ser já no dia 19 de março, às 9h.
    Mas pelo jeito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *