Durante a 81ª entrega do famoso Globo de Ouro, realizada nos Estados Unidos, aconteceu um acontecimento histórico como a mais recente obra do diretor Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli, The Boy and the Heron (Kimitachi wa Dou Ikiru ka), filme que venceu a categoria Melhor Filme de Animação, superando outros títulos indicados como Elements, Super Mario Bros: The Movie, Spider-Man: Across the Spider-Verse e a própria Suzume, de Makoto Shinkai.
プレゼンターのフローレンス・ピューさん(北米版のキリコ役)
が思わずガッツポーズ。ゴールデングローブ賞アニメ映画賞に「君たちはどう生きるか」
#君たちはどう生きるか #TheBoyAndTheHeron #GoldenGlobes pic.twitter.com/ba5E6F9Zlw— Kiyo_ed (@ekland2) January 8, 2024
Curiosamente, esta categoria que premia filmes de animação foi adicionada à gala há 18 anos e é a primeira vez que um filme de anime leva o troféu. Outra conquista titânica da indústria de anime depois de ganhar o Oscar em 2001 com o filme Spirited Away.
Foi assim que Toshio Suzuki, cofundador do Ghibli e produtor do filme, descobriu que o filme ganhou o prêmio.
ゴールデングローブ賞、アニメーション映画賞『君たちはどう生きるか』取りましたー💕
おめでとう✨
皆で見てるけど父、間に合わなかった😂#鈴木敏夫#君たちはどう生きるか#ゴールデングローブ賞 pic.twitter.com/NJoLsDIMsr— suzukima35 (@suzukima35) January 8, 2024
No Japão, o filme estreou em 14 de julho de 2023, conseguindo vender mais de 100 milhões de ingressos e arrecadar cerca de US$ 13,2 milhões nos primeiros três dias de bilheteria. Foi classificado como o 71º filme de maior bilheteria da história japonesa e foi o terceiro filme nacional de maior sucesso em 2023, acumulando um faturamento bruto de 8,66 bilhões de ienes, cerca de US$ 61,4 milhões.
Sinopse:
‘Como você vive?’ Começa com Copper, um garoto de quinze anos que recentemente sofreu a perda de seu pai, olhando para sua cidade natal, Tóquio, recebendo milhares de pessoas abaixo e começando a fazer as grandes perguntas da vida. Quantas pessoas existem no mundo? Como estão suas vidas? Somos feitos de moléculas? O livro se move entre a história de Copper e as anotações do diário de seu tio, onde ele dá conselhos e o ajuda a aprender verdades fundamentais sobre como o mundo funciona.
Ao longo de um ano de sua vida, Copper, como seu homônimo Copérnico, embarca em uma jornada de esclarecimento filosófico, usando suas descobertas sobre o céu, a terra e a natureza humana para determinar a melhor maneira de viver. Yoshino captura perfeitamente a beleza e a estranheza do Japão pré-guerra – a mudança das estações, o tofu frito e as barracas de taiyaki e as paisagens exuberantes – enquanto Copper explora a cidade em sua bicicleta, aprendendo com seus amigos e familiares o que realmente importa mais na vida.
Sobre Hayao Miyazaki:
Hayao Miyazaki nasceu em 5 de janeiro de 1941 e é animador, diretor, produtor, roteirista, autor e mangaká. Além disso, ele é cofundador do Studio Ghibli e tem sido aclamado pela comunidade internacional por seu domínio em contar histórias e filmes, listado como um dos maiores cineastas de toda a história da animação.
Em 1963, Miyazaki ingressou na Toei Animation Studios e trabalhou como animador intermediário, até sua colaboração com o diretor Isao Takahata. Posteriormente, Miyazaki participaria da fundação do Studio Ghibli em 1985, de onde dirigiu vários longas-metragens que acabaram se tornando grandes sucessos no Japão. Seu filme, Sen to Chihiro no Kamikakushi (Spirited Away) se tornou o filme de maior bilheteria em toda a história do cinema japonês na época, e recebeu um Oscar de “Melhor Filme de Animação“.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.