Após vários resultados financeiros e de gestão ruins, o estúdio “Neon Genesis Evangelion”, GAINAX, declarou falência, encerrando em breve seus 40 anos de história.
Através do site oficial, o pedido de falência da GAINAX Co., Ltd. foi aceito pelo Tribunal Distrital de Tóquio. O anúncio destaca numerosos fracassos executivos e empreendimentos mal sucedidos, tais como gestão de restaurantes, uma empresa de animação CG “não planejada”, grandes empréstimos não garantidos a executivos individuais e incapacidade de obter contratos de investimento. Como resultado, “caímos numa situação difícil”, continua o relatório, “como sermos expulsos da comissão por falta de pagamento de taxas e sermos processados por empréstimos”. Um exemplo notável é o Studio Khara, que processou com sucesso a GAINAX por falta de pagamento de royalties.
A declaração pinta o estúdio como um navio que está afundando, com vários executivos trocando nomes com ‘GAINAX’, levando a ‘numerosas demissões e à perda de nosso papel de produção de animação como estúdio’. Esses ex-funcionários também “continuaram a trabalhar com a marca Gainax independentemente desta situação”. O ex-diretor representante da GAINAX, Tomohiro Maki, descrito no comunicado como “não tendo conhecimento de produção de anime”, foi preso um ano após seu mandato em 2019 por agressão sexual a um menor, o que acelerou o colapso.
Após o escândalo, a GAINAX começou a rever as suas condições financeiras e descobriu grandes montantes de empréstimos não declarados a bancos a nível de gestão, a venda e transferência de propriedade intelectual sem autorização legítima e o não pagamento de dívidas a várias empresas. Apesar das tentativas, como a venda dos direitos de “Panty and Stocking with Garterbelt”, a GAINAX não conseguiu resolver a sua enorme dívida. Por fim, uma empresa de cobrança de dívidas processou-os em maio de 2024. “Decidimos que seria difícil continuar o nosso negócio, por isso pedimos falência”, continuou a GAINAX, desculpando-se com todos os que confiaram na empresa.
A falência da empresa marca o fim de uma importante entidade na produção de anime, com obras pelas quais a GAINAX é responsável, entre outras, “Neon Genesis Evangelion”, “FLCL” e “Tengen Toppa Gurren Lagann”. Hiroyuki Imaishi deixou a GAINAX para fundar o Studio Trigger, assim como Shinji Higuchi no caso de Gonzo, cujos trabalhos incluem “Welcome to the N.H.K”, “Hellsing” e “Full Metal Panic”. Para evitar o uso indevido da marca registrada GAINAX, ela foi transferida para o Studio Khara, que é considerado um importante ajudante durante suas lutas.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.