Um dos animadores que trabalha para a MAPPA, Ipeei Ichii para alguns animes da plataforma de streaming Netflix, veio por meio do seu Twitter escancarar as suas condições de trabalho.
Em apenas um tweet, Ichii revela que entre a média de preço de um animador para uma série de TV, a MAPPA ofereceu o menor valor possível para seu nicho de trabalho.
MAPPA制作のNetflix作品に参加しているのだけど、単価が1カット3800円とプロデューサーから提示されたらしい。3800~7000円はテレビシリーズの予算だし、これを請けると全体的にアニメーターの単価は下がっていくことになるし、依頼があった場合は15000円以上で交渉するのが最良だと思います(注意喚起)
— 一居一平 (@IchiiIppei) July 2, 2021
Aparentemente, um produtor que trabalhava em um anime da Netflix feito no MAPPA sugeriu pagar 3.800 ienes (34 dólares) por corte. O orçamento para séries de TV está entre 3.800 e 7.000 ienes, então, se você aceitar essa oferta, o preço unitário dos animadores diminuirá. Atenção: se você perguntar, acho melhor negociar por 15.000 ienes (134 dólares) ou mais.
Após ser questionado, o animador afirma que o problema não é com o estúdio MAPPA diretamente, mas sim com o baixo orçamento que a Netflix ofereceu a empresa apesar de terem um grande montante de dinheiro, fazer pedidos com taxas muito baixas.
E complementa que estes valores seriam mais baixos que os pagos em uma produção de série anime para TV.
Não é a primeira vez que a empresa recebe relatos de animadores insatisfeitos com o contrato que fecham. Em 28 de junho, o usuário do Twitter @daifukuFD, que em seu perfil se descreve como um animador japonês com cinco anos de experiência que participou de diferentes produções, escreveu uma postagem que se tornou viral em fóruns japoneses apontando para os estúdios MAPPA como empresa que oferece “salários péssimos”, escrevendo:
いま話題の某PVを作った某社制作の劇場作品の動画の仕事を請けた時、単価250円だったのはびびった😅
劇場作品で丁寧な仕上がりを求めておいてこの値段はさすがに酷いわ。
絶望感と怒りでストレスやばかったよ…— 大福 (@daifukuFD) June 28, 2021
Quando fui contratado para trabalhar em um filme de uma obra de teatro produzida por uma certa empresa que fazia um certo PV do tema agora, fiquei surpreso ao ver que o preço unitário era 250 ienes. Esse preço é péssimo se você quiser um acabamento educado em uma obra teatral. Desespero e raiva me deixaram estressado e ridículo…
Mais sobre:
MAPPA Co., Ltd. é um estúdio de animação japonês fundado em 14 de junho de 2011 por Masao Maruyama, fundador e ex-produtor da Madhouse. As siglas são um acrônimo para Maruyama Animation Produce Project Association. Em abril de 2016, Maruyama renunciou ao seu cargo no estúdio e fundou um novo estúdio, o Studio M2.
Mapa e Netflix na maioria comendo o dinheiro