O portal japonês Real Sound compartilhou um trecho de uma entrevista com Shogo Sato, diretor da empresa de planejamento e produção FIREBUG e Manabu Otsuka, diretor executivo dos estúdios MAPPA que comentou sobre a decisão de ter os estúdios como o único membro do comitê de investidores para a adaptação do anime Chainsaw Man.
Shogo Sato: Quando olhamos para a Disney e outras empresas, descobrimos que sempre tiveram diretores fortes em finanças. Acho que as produtoras americanas costumam estar bem divididas entre o lado da produção e o lado da gestão. Os criadores são os mais fortes, mas a gestão faz muito sentido comercial para apoiá-los e aumentar seu valor. A palestra do Sr. Otsuka hoje me deu a impressão de que os criadores acabaram dizendo “vamos fazer algo interessante”, que é uma espécie de “japonismo”. Acho que esse é o caso não apenas do anime, mas do entretenimento japonês como um todo, incluindo artes cênicas e música.
Manabu Otsuka: A diferença entre as empresas de produção japonesas e americanas é que estas últimas conseguiram realizar um significativo desenvolvimento global de negócios desde o início. Portanto, os benefícios do sucesso são ordens de magnitude maiores. Claro, Pixar e Disney estão onde estão hoje por causa de seu sucesso em vencer o grande jogo tão bem. Se olharmos para o Japão deste ponto de vista, há uma forte tendência de aversão ao risco desde o início, por exemplo, usando o sistema de comitês de produção. Por outro lado, estamos investindo 100% em “Chainsaw Man”. Mas isso é normal nos negócios, e se você quer crescer, você tem que jogar grande e correr riscos.
Eles comentaram ainda se o objetivo de produzir Chainsaw Man é atingir um público internacional:
Shogo Sato: O “Chainsaw Man” é voltado para um público global desde o início?
Manabu Otsuka: Estamos pensando nisso, mas não temos uma afiliada do MAPPA nos EUA, então não conseguimos fazer isso sozinhos; temos que trabalhar com parceiros comerciais de outros países. Nesse sentido, não chegamos a tempo. Se tivéssemos a capacidade de localizar e desenvolver projetos localmente, poderíamos subir a escada de uma só vez, mas ainda não temos essa capacidade, por isso estamos limitados aos negócios que podemos fazer no momento.
Shogo Sato: Existem pontos que devem ser levados em consideração ao localizar o conteúdo?
Manabu Otsuka: Prestamos atenção às expressões e assim por diante, mas o mais importante é como vender e distribuir a mercadoria, e não o conteúdo. Nos Estados Unidos também é conhecido em ‘Pokémon’ como ‘Ash Ketchum’, não como ‘Satoshi’. Ao contrário dos estúdios de animação, existem várias empresas de videogames que podem aprender com os resultados obtidos no exterior.
Eles também comentaram sobre a influência da decisão de investir 100% em Chainsaw Man:
Entrevistador: Eu entendo que MAPPA tem 100% de participação em Chainsaw Man, mas isso já aconteceu no passado?
Manabu Otsuka: Se olharmos para a história do MAPPA, o ponto de partida foi 0%, apenas produzindo animação. Comecei a me preocupar que, se não investíssemos um pouco, eles não nos pagariam muito, então começamos a investir de 5 a 10%. Hoje em dia, a ideia é colocar o máximo de dinheiro possível em um bom título. ‘Chainsaw Man’ é a primeira vez que investimos 100%.
Shogo Sato: Isso mesmo! Você mencionou anteriormente que não existe uma fórmula para acertar, mas acho que correr 100% de risco é uma ótima aposta. Como são tomadas as decisões nesse sentido?
Manabu Otsuka: Eu tomo a decisão final conversando com Makoto Kimura, o diretor que trabalha comigo no negócio.
Shogo Sato: Em relação à invenção dos planos, o financiamento 100% poderia ser um novo catalisador. E além disso, quando a expansão global também pode ser feita internamente, por exemplo, um único acerto retornará entre duas e três vezes o que teria sido alcançado dois anos antes. Aliás, existe alguma empresa, além do MAPPA, que forme um comitê de produção junto com uma produtora de animação e até invista nela?
Manabu Otsuka: Não sei, não sei muito sobre os comitês executivos de outras empresas. De qualquer forma, como informamos anteriormente, são sobretudo as empresas de videogames que tendem a tomar decisões semelhantes. Na Japan Expo, na França, as empresas de videogames também gastaram muito dinheiro. A diferença de escala era muito evidente. Se você não criar conteúdo, nutri-lo ao longo dos anos e chegar ao ponto em que é um sucesso contínuo, você estará fazendo a mesma coisa repetidamente por um longo tempo. A animação japonesa é muito influenciada pelo “GAWA Capital (Impact Investing)”, então acho importante começarmos a nos abrir por conta própria.
Shogo Sato: Na verdade, os videogames ainda são populares.
Manabu Otsuka: Acho que ‘Chainsaw Man’ é uma grande oportunidade. Acreditamos que somente quando formos capazes de produzir projetos de animação originais, como os populares mangás originais, com desenvolvimentos semelhantes, poderemos começar.
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