Foi anunciado no site oficial da Weekly Shonen Jump no dia 8 de março que Akira Toriyama, conhecido por suas obras-primas como Dragon Ball e Dr. Slump, faleceu. Ele tinha 68 anos.
O site anunciou:
“Akira Toriyama, cujos muitos trabalhos foram publicados na revista Jump, faleceu.
Todo o departamento editorial da Shueisha está profundamente triste com a notícia repentina de sua morte.”
Ele continuou “Dr. Slump, DRAGON BALL e SAND LAND… os mangás desenhados pelo mestre transcenderam as fronteiras nacionais e foram lidos e amados em todo o mundo. A abundância de personagens e seu senso de design avassalador teve uma grande influência em muitos artistas e criadores de mangá. Rezo para que sua alma descanse em paz.”
Akira ficou conhecido pelo marcante Dragon Ball, tendo lançado o mangá em 1984, e tendo o concluído em 1995. E logo em 1986, sua obra havia sido adaptada em anime até 1989, e no mesmo ano, Dragon Ball Z, que ficou no ar até 1996.
Sua mais recente obra foi ao ar em 2023, Sand Land.
“O funeral foi realizado apenas para familiares próximos. De acordo com os desejos de paz e sossego da pessoa, recusaremos condolências, oferendas, flores e etc. Solicitamos também que você evite entrevistar sua família. Gostaríamos de pedir sua compreensão. Ainda não decidimos sobre futuras despedidas, e avisaremos assim que forem decididas. Agradecemos sua compreensão.”
Fonte: Aqui
O Akira morreu 01/03 e só saiu a noticia 08/03 que loucura. Descanse em paz.
os japoneses não são alarmistas.
É até uma forma respeitosa de dar tempo da família e amigos terem um tempo só para eles de se despedirem.
E sinceramente, acho mais do certo fazer assim, sempre achei bizarro e meio macabro como o velório e enterro de gente famosa é conduzido aqui no ocidente, fazem um verdadeiro espetáculo em alguns casos.
Aparentemente isso é normal lá no Japão, a morte do Miura só foi noticiada 2 semanas depois e eu penso é até uma forma respeitosa de dar tempo da família e amigos terem um tempo só para eles de se despedirem.
Um monstro sagrado dos animes e mangá, cujo sua obra influenciou e influencia até hoje diversos autores e que seu legado jamais será esquecido.