A demanda global por conteúdo de anime cresceu 118% nos últimos dois anos, tornando-o um dos gêneros de conteúdo de mais rápido crescimento por essa métrica durante a pandemia, de acordo com dados da Parrot Analytics, uma empresa de análise de dados que permitem que empresas de mídia e entretenimento, marcas e agências entender a demanda do público global por conteúdo de televisão.
Na semana passada, a AMC Networks comprou a distribuidora de anime e empresa de streaming Sentai Holdings. A Sentai é proprietária do HIDIVE, um serviço de streaming por assinatura focado em anime, e outros serviços de vídeo baseados em anime. A aquisição da AMC Networks ocorre em um momento em que os estúdios de Hollywood estão começando a dedicar mais recursos ao conteúdo de anime em meio à crescente competição global de streaming.
A Sony Pictures Entertainment adquiriu no ano passado a Crunchyroll, um dos maiores serviços de streaming de anime do Ocidente, por US$ 1,2 bilhão da AT&T. Ela planeja fundir a Crunchyroll com a Funimation, outro serviço de streaming de anime que já possui, para criar uma plataforma gigante.
A Netflix, por outro lado, está desenvolvendo uma nova série de anime baseada em Scott Pilgrim, uma série de sucesso de graphic novels, informou o The Hollywood Reporter. Anteriormente, divulgou seus investimentos em anime, relatando que mais de 100 milhões de lares em todo o mundo assistiram a pelo menos um título de anime em sua plataforma entre outubro de 2019 e setembro de 2020, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. A Disney Plus estreou sua própria série de anime, Star Wars: Visions, no outono passado e anunciou planos para mais títulos no futuro.
Com base nos números, no geral, a participação da demanda global que o anime conquistou em todos os gêneros de conteúdo foi de 7,1% em dezembro, acima dos 4,2% em janeiro de 2020, segundo Parrot. O conteúdo em japonês foi o mais demandado pelo público norte-americano no ano passado, superando inclusive as séries em espanhol. Para referência, o Parrot Analytics mede a demanda de conteúdo combinando dados de consumo com mídia social, streaming e atividade de pesquisa para determinar o valor de um determinado programa de TV, filme, talento ou gênero.
Para as empresas de streaming que enfrentam maior concorrência e saturação nos Estados Unidos, o anime oferece uma nova maneira de atrair novos espectadores e reengajar os existentes. “À medida que a demanda global por anime continua a crescer, também aumenta a necessidade de melhorar a acessibilidade, a seleção e a curadoria”, disse Julia Alexander, Analista de Estratégia Sênior da Parrot Analytics. “As plataformas de streaming assumem o papel de atuar como uma ferramenta de descoberta para os assinantes, e garantir que sua biblioteca permaneça alinhada com a crescente demanda dos clientes é crucial para o sucesso contínuo, tanto na busca de novos clientes quanto na manutenção dos clientes existentes.”
Além dos Estados Unidos, há mais públicos fora do Japão que procuram conteúdo de anime. ‘Em outros países de língua inglesa, há muitas pessoas que querem continuar assistindo a mais e mais tipos de anime, então é uma ferramenta de aquisição de usuários muito útil‘, disse Michael Dempsey, sócio geral da Compound, um fundo de risco especialista em palco e animação. ‘É definitivamente mais mainstream agora‘, acrescentou. ‘Não é tão orientado a nichos como costumava ser. Acho que provavelmente é porque há uma fome contínua e mais ampla por conteúdo animado.’
À medida que o apelo do conteúdo de anime aumenta, o mesmo acontece com sua base de fãs. ‘Há muito conteúdo realmente incrível na categoria que atrai as pessoas, mesmo pessoas que podem não se definir como fãs de anime‘, disse Tal Shachar, CEO e cofundador da Infinite Canvas, que trabalhou anteriormente no The Chernin Group quando detinha uma participação majoritária na Crunchyroll. ‘Em tempos anteriores, eles podem nunca ter sido expostos ao conteúdo, ou podem não ter sido expostos o suficiente‘, acrescentou.
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