Unus Sed Leo! Uma só pessoa pode fazer a diferença?

Fabio Andrade
(Redator do Blog e Podcaster)
Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

É comum ouvirmos que “uma andorinha só não faz verão” ou que uma pessoa não pode fazer a diferença, mas isso é verdade? Realmente o mundo é governado em “democracia”? Realmente o que se aplica na sociedade é o que foi decidido pela maioria? Deixo claro desde já que meu foco não é tratar sobre a democracia em si, mas sobre a ideia de que uma pessoa sozinha não pode fazer nada ou influenciar um todo.

Pense na frase em latim que esta como tema do post, esta frase significa: “é só um, mas é um leão”, pense junto comigo jovem otaku, imaginemos que você, e mais 1000 pessoas fossem colocadas em um coliseu, todas com uma faca na mão, e de repente fosse incluído um leão feroz dentro do coliseu, a missão da equipe é neutralizar o leão, você deve estar pensando: “Bom, somos eu e mais 1000 pessoas contra um único leão e ainda estamos todos armados”. Mesmo sendo superior em números e armados, seria uma tarefa simples? Quantas pessoas poderiam ser pedidas ou – na melhor das hipóteses, feridas no processo?

Alexandre, O Grande, dizia que “é preferível ter um exército de ovelhas liderado por um leão do que um exército de leões liderados por uma ovelha”. Pretendo repetir “Ad Nauseam”: Uma só pessoa não pode fazer a diferença? Uma andorinha só não pode fazer verão? Kant dizia que “a teoria é teórica demais para os seres humanos”, mas mesmo assim, vamos tentar – e se possível, adicionar grandes doses de dopamina no processo.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Mirio Togata tem feito história nesta atual temporada de Boku no Hero, que herói… No episódio 11 vemos ele encontrando Overhaul, ele foi o primeiro a chegar, e uma batalha contra Overhaul e mais 3 se inicia, veja bem, Mirio estava lutando contra 4 pessoas, e ainda por cima, uma das 4 era o chefão – o mais poderoso. Mirio não se acovardou, mesmo sendo somente 1, ele sabia que poderia fazer a diferença, nosso herói tinha recebido um relatório contendo todas as individualidades dos vilões e as tinha estudado bem, vale muito citar as palavras de Sun Tzu:

“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.”

Mirio – acima de tudo, conhecia sua própria força e suas fraquezas e era alguém com um talento moldado com base nos esforço, Mirio conhecia seu adversário, isso sim é a receita para se vencer qualquer batalha, mesmo os vilões jogando sujo e atacando a própria Eri, Mirio derrotou todos, Overhaul foi tão covarde que usou a bala de apagar a individualidade para conter o Mirio, uma outra verdade temos que ter em mente, nesse mundo existem pessoas sem pudor que sempre vão jogar sujo, mas isso não deve ser motivo para agirmos igual.

Boku no Hero Academia
©Boku no Hero Academia

Mirio mesmo sem a sua individualidade, lutou bravamente até perto da morte, se não fosse ele, Overhaul tinha fugido e toda a operação dos heróis tinha fracassado… Observe bem, uma só pessoa fez toda a diferença, assim como Mirio você também pode fazer a diferença onde estiver, não precisamos jogar sujo ou ser antiéticos, precisamos – na humildade e sem vaidade, sempre fazer o nosso melhor, e finalizo este post dizendo, tenha certeza, uma pessoa com brilho e com “sangue nos olhos” (Eye of The Tiger kkkk) pode fazer a diferença, sejamos nós este tipo de pessoa, e façamos a diferença – assim como o Mirio, para o bem e não “para o lado negro da força”.

Quer participar desta conversa? Comente ai…


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

64 thoughts on “Unus Sed Leo! Uma só pessoa pode fazer a diferença?

  1. Meu caro, seu texto ficou excelente. Muito rico ao trazer o anime para a vida real com referências e argumentos muito pertinentes. Foi realmente edificante ler isso. Agradeço e peço que continue a fazer diferença com matérias excelentes assim. Parabéns!

    1. Grande Paulo

      Sempre fico muito feliz quando vejo que pude trazer algo legal, vou sempre procurar trazer matérias que venham fazer bem à comunidade otaku, um forte abraço!!

      Obrigado por comentar!

  2. Cara eu amo animes é acho q oq me fz me apaixonar mais por eles é exatamente isso, o brilho nos olhos o desejo d continuar cumprir o seu dever por algo mais doq a si mesmo

    1. Grande Johnny

      Penso da mesma forma, os sentimentos maravilhosos que os animes nos trazem são únicos.

      Obrigado por comentar!

  3. Acompanho os textos do site a um tempo, e caramba, parabéns ao escritor/escritores. Excelente resenha, motivadora, sincera e ao mesmo tempo que começa séria é descontraída. O Mirio ganhou o respeito de muitos telespectadores e ganhou o meu também. O que me impactou foi mesmo ele, ao saber que ia perder a individualidade, protegeu a Eri com um sorriso no rosto. Se não fosse o Deku, realmente ele seria o melhor candidato a sucessor.

    1. Grande Matheus

      Fico muito feliz por saber que estamos escrevendo boas coisas para vocês lerem, todos nos esforçamos muito.

      Mirio é top.

      Um forte abraço!

  4. Gosto muito de BNHA mas estou achando que essa temporada está meio que confundindo o publico. Tipo o público já tomou parte de que o Midoryia será um grande herói mas essa temporada quando vemos o personagem Mirio com seu imenso desempenho e a afirmação de Sir Nighteye dizendo que ele era o herdeiro ideal do poder do All Might. E vendo a imensa diferença de Mirio e Midoryia deixou o público naquela duvida: All Might se equivocou na escolha de seu sucessor? Será que Mirio de fato merecia o One for All mais do que Midoryia? Eu ainda sou a favor que All Might escolheu o sucessor correto.

    1. Boa tarde Senhorita Alline.

      Vou te ser bem sincero, até agora – mesmo lendo o mangá, para mim (repito, para mim) o Midoriya não provou ser mais digno que o Mirio.

      Talvez futuramente o Midoriya possa mitar e fazer a gente pirar nas cadeiras.

      Um forte abraço.

  5. Parabéns! Muito bom mesmo seu artigo! Boas referências e citações (foi muito sábio citar Sun Tzu). Propos uma ótima reflexão sobre a vida através do que se passa no anime atualmente.

    1. Grande Ramon, muito obrigado por ler o artigo até o fim, eu gosto muito de ler as ideias desses grandes pensadores, você consegue observar o quanto eles eram inteligentes.

      Espero poder sempre trazer coisas boas.

  6. Rapaz, já havia gostado do episódio vendi ele sozinho, depois de seus post ficou lendário. Matéria bem legal gostei muito parabéns

    1. Diogão, valeu pelo comentário!!

      Eu sinto cada vez mais a responsabilidade de trazer coisas mais e mais legais, espero poder sempre trazer um material que nos leve a reflexão.

      Um forte abraço mano.

  7. Eu amo o Mirio e acho ele o melhor super hero entre todas as séries que já vi ou ouvi falar, ele é muito inspirador e eu não sei como ele não é protagonista principal deste anime… Mas convenhamos é só um anime, na vida real heróis de verdade tem suas cabeça cortadas como foi por exemplo Sophie Scholl e tantos outros… Acho que todo mundo se sentiu muito inspirado pelo Mirio, mas dose bem essa inspiração porque nesse caso a vida não imita a arte, e se queremos fazer uma diferença real no mundo, na sociedade só vamos conseguir fazer unidos, cada um fazendo sua parte.

    1. Boa tarde Senhorita Aline

      Concordo com você que o Mirio tem muito mais carisma que o Midoriya, e concordo com você que a vida não imita a arte – somente em raros casos, cada fazendo a sua parte, faremos um mundo melhor!

  8. “Unus sed Leo!”. É valido lembrar que tudo isso se passa em uma sociedade super humana, onde mais do que nunca o valor do individual se destaca. O exemplo mais claro é o All Might, o leão, que só conseguiu manter a Paz, sem mesmo estar presente fisicamente. O talento individual é único, e o seu valor é inestimável, principalmente em Boku no Hero. Talvez, uma única andorinha possa fazer o verão, finalmente.

  9. Fazia muito tempo que nao via um artigo tão bem escrito, esta de parabéns. Muito profunda a reflexão. Mais uma vez, meus parabéns!

    1. Caramba mano Alisson, muito obrigado de coração, eu fico super feliz por escrever coisas legais, eu que novamente lhe digo: Muito obrigado por ler!!!

      Um abraço!

    1. Grande Daniel, eu concordo plenamente, os animes são carregados de ciência – em minha pobre mortal opinião.

      Valeu por comentar!!!

  10. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse post: magnífico! Trouxe bem a mensagem transmitida pelo anime, pelo episódio, ainda acrescentando itens bem interessantes. Simplesmente maravilhado com esse artigo. Meus parabéns!

    1. Grande Thiago, ai vai SPOILER/TEORIA, no mangá, antes do Sir Nighteye partir, ele usa a individualidade dele no Mirio e diz: “Você será um grande herói!!”

      Eu acredito e ficaria extremamente feliz se acontecesse com o Mirio o mesmo que aconteceu com o Lee em Naruto, uma volta colossal!!!

    1. Grande Mano, muito obrigado por comentar.

      O meu desejo é sempre procurar melhorar e escrever coisas legais, um forte abraço Alexandre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *