Togashi Não Pode Morrer A polêmica entrevista de Yoshiro Togashi

Bolinhodearroz
Yoshihiro Togashi
©Yoshihiro Togashi

Faz umas duas semanas que Yoshihiro Togashi explodiu a fanbase de Hunter x Hunter com um pronunciamento relativamente estranho. O autor, que sempre se manteve no ranking dos melhores mangakás de todos os tempos, parece que teme pelo seu próprio futuro e pela demora com a finalização de sua obra atual

Hunter x Hunter (HxH) é uma série de mangá que começou a ser publicada na Shonnen Jump em 1998, sempre com grande destaque entre os mais vendidos e que ainda ganhou duas adaptações de anime desde então, porém todo esse sucesso acontece como em um efeito sanfona, visto que a obra vem sofrendo com inúmeros e longos hiatos com o decorrer desses anos por conta do estado de saúde de Togashi.

Hunter x Hunter
©Madhouse / Hunter x Hunter

É, portanto, sobre esses hiatos que muitos fãs acabam questionando se HxH será finalizado, como merece, um dia e muitos até chegam a especular que o autor poderá sucumbir à sua condição física antes de termos qualquer vislumbre do destino final do grupo de amigos hunters em sua história. As expectativas por cada migalha de publicação são tantas que o autor, após criar uma conta no Twitter, tornou-se um dos mais seguidos e cada post com resquício de continuação na obra se torna muito compartilhado pela Internet.

Dessa maneira, uma das últimas declarações de Togashi, em entrevista para o programa japonês Iwakura and Yoshizumi Show, despertou um medo sobre o futuro até mesmo em quem nunca imaginou que ele fosse partir dessa para melhor antes de finalizar seu último legado. Nessa entrevista ele apresenta três possíveis opções para o final de HxH e enfatizou que, enquanto uma dessas opções seria bem aceita por grande parte do público, a outra seria extremamente rechaçada e ainda existe a terceira que provocaria reações mistas nos fãs. 

Hunter x Hunter
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

Sobre essas três possibilidades, após apenas mencioná-las e não dar nenhum spoiler, o autor ainda complementa: “Fundamentalmente, quero pensar ao máximo sobre um final, ao ponto de poder não escolher qualquer um dos três [mencionados acima] e criar o que acho mais agradável – que é meu ideal e objetivo.”

Obviamente a doença crônica de Togashi é o que mais nos preocupa e por isso muitos estão desesperançosos com a continuação da história, mas o que me levou a trazer todo esse contexto hoje está presente no final dessa entrevista tão reveladora: o autor afirmou que existe uma opção reserva de final para HxH, caso ele não sobreviva até lá.

Vamos agora ler essa parte da entrevista (traduzida pelo usuário do X/Twitter conhecido como @PewPiece) e comentar um pouco sobre isso: 

Hunter x Hunte
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

“Para dar uma visão mais clara, vou compartilhar o cenário D, que ficou fora da lista de opções candidatas para o final [de Hunter x Hunter, no momento]. Se o destino me levar antes de terminar o mangá, considerem esta como a conclusão. Ficaria feliz se me perdoassem por isso:

Perto do lago, uma garota chamada Jin, que segura uma vara de pesca, mantém-se imóvel. De repente, a vara vibra violentamente, e Jin, alarmada, diz: ‘Peguei ele! Peguei o Senhor do Lago!’. Ela, habilmente, joga o Senhor do Lago por cima dos ombros e fica diante de uma mulher, falando: ‘Como prometi, eu peguei o Senhor do Lago, mãe!’. Jin se aproxima dela e declara, animada: ‘Você não deve me dizer de novo: você deve se tornar uma caçadora’.

A mulher, sem truques restantes, balança a cabeça. Jin, ainda com o Senhor do Lago nos ombros, se afasta. A mãe comenta com o marido que o sonho de Jin é nunca sair da ilha e herdar a casa deles. O pai concorda, rindo, e a mulher mostra insatisfação, dizendo: ‘Talvez a vontade dela mude no futuro. Mas gostaria de saber, você e Jin, por que são assim? Com certeza é por causa do sangue da vovó Mito e do vovô Noko’.

A mulher parece não saber que a vovó Mito e o vovô Noko não são parentes de sangue, e o homem sorri, sabiamente. A mulher, mostrando sua relutância como mãe, acrescenta: ‘Mas o vovô Gon era um famoso caçador… e essa garota, um dia, vai sair da ilha’.

Jin insiste: ‘Eu nunca vou embora!’. Apesar de não estar mais à vista, no coração da floresta, ela ouve a conversa dos pais e responde, desafiadora. O pai, entretido, diz: ‘Você tem um olho aguçado’.

A cena muda para a loja, que continua a funcionar desde os dias de Mito. O Senhor do Lago foi limpo e cortado, e as partes internas, descartadas. Jin pensa consigo mesma enquanto trabalha: ‘A mãe nunca entende. Quanto o vovô fala alegremente sobre as memórias dos tempos de caçador, vovó Noko sai, discretamente, do seu lugar. Toda vez que o vovô Gon confirma, a crença dela é ouvida por alguém’. Ela acerta a tábua de corte, com força, com a faca (‘Estou cansada disso!’). ‘Esperar o retorno de alguém depois de meses e anos de sofrimento parte meu coração…Eu faço alguém esperar por mim! Eu…’ Então, a porta se abre e uma voz calorosa ecoa. Uma criança gordinha entra, segurando uma planta.

A criança fala: ‘Eu peguei o Senhor do Lago de verdade!’. ‘Bem, vamos honrar a ilha inteira com isso!’, Jin responde, ‘Eu sempre… sempre quis estar com as pessoas que desejo estar. Juntos, sempre!’. A criança concorda: “Sim!”. As duas, com grandes sorrisos nos rostos, cozinham. Um pássaro se afasta da ilha, sobre uma cidade e as pessoas. O filho de uma delas, a filha de outra e a neta de uma terceira vivem em diferentes lugares, trocando sorrisos. Eles podem ser os filhos e netos daquele personagem. O pássaro voa na distância.

No fundo, uma figura assiste a cena.”

O que entendemos, portanto, desse trecho?

Hunter x Hunter
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

Em primeiro lugar, aparentemente, esse é o último cenário possível para o final de HxH, segundo Togashi. Porém não podemos desconsiderar totalmente a possibilidade desse final ser o definitivo, devido aos problemas de saúde do autor e também porque ele não foge tanto do destino inevitável de seus personagens. Ainda assim, é plausível também nem ele ter em mente ainda toda a história de HxH e estar desenvolvendo o enredo ao longo de sua escrita, o que é uma incrível desvantagem para autores na situação dele e, além disso, pode ser determinante para cada personagem seguir um caminho diferente na narrativa.

Logo no início desse fim, somos apresentados à Jin (alguém que descobriremos ser descendente de Gon) tentando repetir o mesmo feito de seu parente: pescar o famoso “Mestre do Lago“, um enorme peixe que aparece no início da história de Gon, quando ele pesca para conseguir convencer Mito a deixar ele prestar o Exame Hunter. Aparentemente o enredo aqui termina como tudo se iniciou, porém de maneira invertida: pois a descendente de Gon está pescando aquele peixe para NÃO sair da ilha, diferente do garoto ao começar a história. Jin, acompanhada de sua mãe, comemora por não precisar mais escutar a conversa sobre se tornar uma Hunter.

Hunter x Hunter
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

Já no terceiro parágrafo desta entrevista temos a primeira citação à vovó Noko (que na tradução está “vovô”, mas é “vovó”), sendo ela uma criança que morava na ilha do Gon e foi mostrada brevemente no início da história, quando o garoto está saindo para se tornar um Hunter. Aparentemente, pelo que entendemos de toda a narrativa daqui em diante, existe a possibilidade de Gon se casar com Noko, no futuro, formando uma família tranquila e unida.

Dessa maneira, nota-se como o legado de Gon e Ging deixou sua marca naquela família, porque, enquanto uns querem seguir sendo caçadores, outros não enxergam nenhuma vantagem em sair desbravando o mundo, como essa criança Jin que cresceu vendo sua avó Noko sofrer por Gon.

Hunter x Hunter
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

Jin, através dessa narrativa, parece ter herdado as mesmas habilidades do Gon, menos sua vontade de enfrentar o desconhecido. Togashi trouxe nesse breve relato apenas dicas dos seus planos para o futuro de Gon, mas é nos dois últimos parágrafos que as coisas se tornam meio confusas. Ainda assim, o que deu para entender é: obviamente estamos revivendo as mesmas cenas do início de HxH, porém com os descendentes de Gon. Aquela família, que ali vive agora, parece feliz com sua vida na ilha, porém tocar no assunto sobre ser um caçador ainda traz mágoas que foram sentidas para quem ficou esperando que outro voltasse vivo. Aparentemente Gon demorou anos para retornar, após aquela despedida, e isso foi o motivo de Noko nunca gostar de falar ou ouvir as histórias do Gon (Ging também deve ter deixado sua parcela de culpa, afinal ele parece nunca ter sido citado).

O cotidiano ali é simples e familiar para o que conhecemos da história, por isso não foge do que é previsto. É natural que todos esperemos que Gon finalmente retorne para a ilha onde cresceu e siga sua vida ao lado de Mito, constituindo uma família e passando seu legado para frente. Não devemos tirar esse destino do foco, mas também podemos nos preparar para qualquer surpresa com aquelas outras três opções de final.

Hunter x Hunter
©Madhouse / Hunter x Hunter

Enfim, ao final, a frase “sempre quis estar com as pessoas que desejo estar” é a confirmação de tudo que concluímos da personalidade dessa nova geração (e que o Gon passou para frente também a importância de se criar vínculos). E assim vai se encerrando a narrativa, com a vista de todo o cenário por um pássaro (que pode, ou não, ser uma metáfora clichê) e citando que a neta de Gon (Jin) não foi a única descendente do grupo, restando os filhos de mais outros dois do grupo. Porém, a frase de encerramento, meio que dá a entender quem ficou para trás.

Se pararmos para refletir sobre o histórico e o desenvolvimento de cada um dos quatro (Gon, Killua, Kurapika e Leorio), fica evidente quem pode ser o único a não gerar descendentes: Kurapika, com seu único desejo de vingança e coração mais duro que o de um assassino profissional, como o Killua.

Hunter x Hunter
©Yoshiro Togashi / Hunter x Hunter

Potanto, essa frase “no fundo, uma figura assiste a cena“, traz a sensação de que pode ser o próprio Kurapika olhando para as famílias de seus amigos, sentindo aquele vazio imensurável, mas zelando por todos. Logo, ao contrário do que se pode imaginar, talvez ele sobreviva até o final e consiga concluir sua vingança.

Lembrando que tudo isso é apenas a minha conclusão desta breve narrativa do Togashi, afinal, muito ainda se pode interpretar sobre esse roteiro, como por exemplo: a pessoa ao fundo sendo Kaito, ou até mesmo que o pássaro em destaque seja um pássaro do Ging, nunca se sabe.

Hunter x Hunter
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

Logo, o que podemos concluir é que nesse “final backup” de Hunter x Hunter, Togashi planeja trazer esse sentimento de segurança, de poder se fixar em um único lugar, aquela estabilidade que não se tem sendo um caçador. O típico final shonen raiz onde todos os descendentes daqueles personagens principais se reúnem em um lugar para celebrar a vida e alguns decidindo não seguir o mesmo caminho dos avós, algo totalmente oposto ao que é retratado durante toda a história do mangá e talvez por isso termine dessa maneira.

Togashi deixou claro que a opinião dos fãs é muito importante para ele, mas que ele também pode querer seguir caminhos diferentes do que todos esperamos, por isso ele já deixou avisado sobre a possibilidade de gostarmos ou não do final que ele acabar escolhendo, por isso agora só nos resta ter paciência e perseverar enquanto ele nos joga suas migalhas esporádicas de notícias sobre a história. 

Hunter x Hunter
©Yoshihiro Togashi / Hunter x Hunter

Para encerrar, só nos resta deixar pensamentos positivos e melhoras para nosso querido Yoshihiro Togashi, alguém que nos agraciou com grandes histórias e que possui ainda um belíssimo legado para completar. Não apenas por ser fã e ter a esperança de que Hunter x Hunter um dia terá seu digno final, mas também por entender que Togashi, como autor, merece finalizar a sua vida sabendo que conseguiu completar tudo o que um dia começou, por isso manterei sempre a chama acesa de Hunter x Hunter, assim como muitos fãs assíduos e persistentes.

Agora deixem seus comentários sobre o que acharam dessas declarações do Togashi e o que esperam daqui para frente em relação à continuidade de Hunter x Hunter. Não se esqueçam também de compartilhar e trazer mais sugestões de temas para debatermos.


ESCUTE no SPOTIFY
SUA OPINIÃO É IMPORTANTE. COMENTE AQUI!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *