Tennis no Ouji-sama – Ficha Técnica
Gênero: Ação, Esportes, Shounen
Estúdio: Trans Arts
Baseado em: Mangá
Número de episódios: 178 episódios
Estreia: 10 de outubro, 2001
Um começo certo, empolgante e motivador, como toda animação de esporte deve seguir de exemplo. Em sua primeiríssima saga, Tennis no Ouji-sama era um anime real e que, principalmente, retratava com perfeição as partidas de tênis, explicava sucintamente as regras do esporte, tinha cuidado em mostrar tudo sobre o esporte de forma correta, de forma realista. Infelizmente, a produção pareceu não gostar dos resultados inicias e mudou drasticamente essa obra da metade para seu desfecho.
Um enredo interessante
Em Tennis no Ouji-sama, nosso principal é Echizen Ryoma que mostra-se um talentoso jogador do esporte, que é detentor de diversos títulos e feitos em campeonatos de tênis. Assim, o baixinho chega no Japão e entra na instituição Seigaku onde nela acontece o diferencial para a vida do nosso protagonista. Esse colégio é famoso por ter grandes jogadores de tênis e, obviamente, que Ryoma vai se destacar e chamar atenção de veteranos dos anos avançados, isto é, do segundo e terceiro.
Dessa forma, o prodígio ganha de muitos veteranos e chama atenção do time principal da escola. Não demora muito para ele ser inserido no time que só tem os jogadores de qualidade e daí começam os torneios escolares, os duelos de peso contra outras jogadores e você começa a pegar apreço pelo protagonista e, sobretudo, seus companheiros de equipe.
O motivo da queda
A razão para a queda desse anime foi sua súbita mudança da saga inicial para outro, uma mudança recheada de surrealismo e descomprometimento com a realidade. Eu compreendo que em Tennis no Ouji-sama, desde seu início, há saques e habilidades não tão naturais, mas pelo menos eram equilibradas. Por exemplo, tínhamos o “saque cobra” do personagem Karou Kaidou que baseava-se em acertar a bola de um jeito que ela ganhasse um efeito e fizesse uma grande curva.
No início, tínhamos personagens com habilidades fora do comum, mas meu ponto é que era aceitável, era satisfatório e legal! Isto é, personagens tinham smashes, saques e condicionamento físico bastante peculiares, mas a pessoa aceita visto que animações esportivas do Japão tendem a surpreender, a fugir do normal, como é o caso de Kuroko no Basket.
Em Tennis no Ouji-sama, as coisas foram longe demais. De repente aparecem personagens com técnicas que fazem o jogador perder os sentidos, saques que arremessam o jogador para fora da quadra, saltos com mais de dez metros, transformações de personagens durante o jogo que são risíveis! Enfim, o anime, subitamente, se transforma em um Inazuma Eleven, em uma animação de esporte que, de uma hora para outra, virou de cabeça para baixo.
Concluindo
É uma infelicidade que um anime que tem bons personagens, uma história plausível e um início tão bom tenha pego um rumo tão desastroso. Há quem goste? Há! E nada contra isso! Contudo, para aqueles e aquelas que procuram um anime fiel e realista ao esporte, eu não recomendaria Tennis no Ouji-sama.
Essa foi a resenha mais engraçada que já li de Prince of Tennis! hahaha Enfim, o autor desse mangá já tinha a intenção de inserir elementos surreais na história (ou não teria graça para os leitores da Shounen Jump). Lembra como Game of Thrones começou? Bem próximo do real e aos poucos foi introduzindo os elementos fantasiosos na história. É a melhor forma de atrair todos os tipos de público para depois “funilar” a audiência.
A intenção de inserir elementos surreais eu já tinha noção, sabia que uma hora ou outra ia vir habilidades sobrenaturais. Contudo, o nível de surrealismo das técnicas ultrapassou o aceitável, além disso ele praticamente “virou a mesa”! Caso ele fizesse aos poucos, beleza! Só que ele executou essa mudança de uma maneira muito errada em minha visão, se tornou risível demais.
A diferença é que Game of Thrones você esperava a inserção de dragões e ele indicava a aparição do sobrenatural, o público já estava esperando. Em Prince of Tennis, ele começa bem esporte com uns toques legais elementos surreiais ( estilo Kuroko ) e depois se transforma em tênis estilo Inuzuma Eleven. Triste.
Como assim “eu nao recomendaria prince of tennis”?
Melhor anime cara poxa
não sei aonde, personagens que espancam os outros e saem impunes, saltos com mais de 10 metros de altura, força tirada do meio do C# sem contar que o protagonista se torna a putinha do tezuka!
Quando vi prince of tennis era bem realista
Vale pena tentar ver anime pra quem nao viu anime todo
Eu não recomendaria pela transformação que aconteceu, Maria. De qualquer forma, respeito muito essa obra.
Era bem realista? Tente ver da metade para o fim, fica bem bizarro! Contudo, gosto é gosto! ;D
Se perdeu tanto que foi um sucesso tendo franquias de jogos para GBA-PS1-PS2-DS
teve 4ovas e The new prince of tennis com uma saga muito bem animada !!
Usar um argumento de que era voltado para realismo sendo que a introdução dos personagens como fugi – kaido- e logo no primeiro torneio com a fudomini bem no inicio já ficou nitido a intenção fantasiosa do anime !!! Quer realidade assiste Thomas belucci jogando
O anime se tornou uma piada, e uma pena que eu não procurei a resenha antes de assistir, atualmente estou no ep 150 e sinceramente, me arrependo de ter asssitido!
Os personagens são mal construídos, uma péssima justiça, sem contar o qual merda ficou o anime com esses vários especiais que eles mandam! Eu não recomendo o anime! ate o ep 50 da pra assisitir, mas depois disso e só queda!!!