Gênero: Comédia, Escolar, Shounen
Estúdio: LIDENFILMS
Diretor: Kenichi Imaizumi
Origem: Mangá
Data de estréia: 3 de Outubro
Houkago Saikoro Club começa apresentando a personagem Miki, uma tímida colegial que tem dificuldade em fazer amigos. No primeiro dia de aula, ela acaba conhecendo Aya, que é uma menina da mesma classe que se mudou recetemente para Kyoto. Aya e Miki então acabam se tornando amigas, mais tarde, essas garotas descobrem que a rígida presidente do comitê da escola, Midori, trabalha em uma loja especializada em jogos de tabuleiro, sendo assim essas três garotas começam a desenvolver uma amizade em torno desses jogos.
O anime em si não tem nada de especial, ele simplesmente mostrou a formação de laços entre as personagens, bem como uma disputa que elas fizeram com um jogo de tabuleiro. Porém, a história se passou de forma bastante genérica, a dispulta em si não teve emoção, então o primeiro episódio se mostrou cansativo e repetitivo.
Sinopse:
Miki que sempre foi muito tímida e reservada, conhece a Aya, que é uma nova garota que se mudou para Kyoto. Diferentemente de Miki, a Aya é muito ativa e espontânea, pórem ela se mostra ingênua e distraída muitas vezes. Um dia, enquanto Miki voltava da aula, ela tromba com a Aya e assim essas duas formam uma amizade.
Depois dessas duas garotas passearem pela cidade, elas encontram a presidente do comitê estudantil Midori, indo para uma casa de entretenimento após as 18 horas (ato que é proibido pela escola onde elas estudam). Curiosas então, Aya e Miki seguem a presidente e descobrem que na verdade ela trabalha em uma loja de jogos de tabuleiro. Assim começa a paixão dessas colegiais pelos jogos de tabuleiro.
Expectativas:
O anime parece que não irá mostrar nada a mais do que essas colegiais brincando com esses jogos de tabuleiro, sem nenhuma história aparente. Como dito anteriormente, o primeiro episódio do anime se mostrou fraco, repetitivo e cansativo, e tudo nos leva a crer que os próximos episódios continuarão no mesmo ritmo.
O anime também mostra uma qualidade gráfica e sonora genérica, as personagens apresentadas não tem carisma nenhum e os jogos que elas disputam não se tornam interessantes no decorrer do anime. Em geral, Houkago Saikoro Club parece que será apenas mais um anime no estilo slice of life, que não irá adicionar nada de novo no mundo dos animes.
Entendo os pontos negativos perfeitamente mas gostaria de pontuar pq no MEU caso discordo e acho um bom anime… Sou apaixonado por boardgames e formado em desenvolvimento de jogos e me identifiquei com todo o amor do anime com o tema como também com a problemática de se criar um jogo que surge no meio da temporada. O plot é leve e não exige muita atenção para acompanhar, algo perfeito para assistir depois de um dia estressante por tanto considero ele um Iyashikei nesse sentido, não vejo necessário muito conflito durante as partidas pois a ênfase se dá nos jogos criados na Alemanha e esses jogos não costumam ter “conflito direto”, esse gênero de jogo acaba tendo um mercado um pouco menor na América onde jogos do tipo “take that” são os mais procurados (tipo Uno). Os jogos apresentados em sua maioria são Gateways (para quem tá começando no mundo dos boardgames) e apresenta todos de uma maneira muito lúdica, o trabalho de casa foi feito e com muito carinho.