Ouça o artigo:
Quando um amigo me recomendou O Pecado Original de Takopi pela primeira vez, fiquei bastante curioso por causa da capa. Aliás, um fato interessante é que crescemos acreditando que “julgar um livro pela capa” é errado. Contudo, conforme o tempo passa e vamos aprendendo sobre como o mundo funciona, principalmente a área do marketing, vemos o quanto esse “julgamento” faz total diferença do resultado final.
E por mais que eu tenha me intrigado e ficado curioso, eu não li na primeira indicação deste mangá. Porém, recentemente peguei o mangá para ler e tive uma experiência bastante interessante. Lendo comentários de outros leitores, ficou nítido que o sentimento primário foi o de tristeza. No entanto, para mim, acabei sentindo mais raiva do que qualquer outra emoção. Claro, me senti angustiado em vários momentos. Mas a raiva predominou.
Taizan 5 lançou O Pecado Original de Takopi em 2022. O mangá, composto por 16 capítulos reunidos em dois volumes, totaliza cerca de 336 páginas. A editora Panini o publicou no Brasil. O mangá pertence ao gênero drama psicológico com elementos de ficção científica e se destaca por sua abordagem emocionalmente intensa e complexa. Recentemente, anunciaram que a obra receberá uma adaptação para anime.
Se você ainda não leu o mangá e tem interesse, pode ser uma ótima oportunidade para esperar e ver esses acontecimentos intensos de forma animada, o que, com certeza, será ainda mais impactante.
O impacto da solidão e do bullying na infância
A tônica do mangá é denunciar como o bullying afeta a vida de uma pessoa, principalmente uma criança, jogando-a em um estado de isolamento social. Tudo começa de maneira externa, com colegas excluindo aos poucos. Com o tempo, a própria vítima se afasta de tudo e de todos, até mesmo daqueles que tentam ajudar. Isso é o que vemos aqui.
Esse foi o principal motivo do meu sentimento de raiva em relação à narrativa: o descaso da escola, a falta de empatia, mesmo na infância, e o abandono dos pais. São coisas que poderiam ser evitadas se houvesse orientação e um olhar atento. Em várias situações abordadas no mangá, eu me questionava onde estavam as autoridades responsáveis para impedir que tudo aquilo acontecesse.
Além disso, tudo isso gera um amontoado de sentimentos negativos, que podem levar a escolhas com consequências irreversíveis. E, com toda essa explicação sobre a obra, é aqui que somos apresentados ao Takopi, um ser alienígena do planeta feliz. Ao encontrar Shizuka, uma garota pobre e depressiva, ele decide mostrar um novo mundo para ela e fazê-la feliz. No entanto, isso se revela uma tarefa hercúlea, mas ele não medirá esforços para realizá-la, até mesmo disposto a cometer um grande pecado.
Moralidade e consequências das ações
Este é um tópico interessante e importante dentro da narrativa, uma vez que tem como objeto principal o serzinho alienígena. Já foi mencionado anteriormente acerca das escolhas possuírem consequências. Sem oferecer spoiler para os que ainda não leram O Pecado Original de Takopi, isso está relacionado com o pecado que Takopi comete durante a história. Mas a graça da coisa está em como a moralidade de suas ações são ambíguas, uma vez que ele é um ser de outra dimensão.
Assim sendo, nossas leis, ideias e regras não se aplicam, necessariamente, a cosmovisão dele. Analisar como ele lida com dilemas éticos ao tentar ajudar Shizuka e seus colegas é uma parte fundamental da narrativa de O Pecado Original de Takopi. Não somente nas escolhas que ele faz, mas também nas que ele deixa de fazer. Em muitos momentos ele parece omisso e um tanto apático. Porém, isto tudo está ligado a maneira como ele enxerga o mundo e como foi ensinado em seu universo, que difere em muito do nosso.
O peso emocional da narrativa, mesmo sendo curta
Por fim, para fechar este texto sobre o mangá O Pecado Original de Takopi, o autor consegue criar uma história impactante em poucos capítulos, utilizando um ritmo rápido e momentos de forte carga emocional para transmitir sua mensagem de forma eficaz. Além de evocar sentimentos intensos ao longo da narrativa, Taizan 5 fecha sua história com um grande plot twist que faz valer a pena ter lido a obra até o final.
Em síntese, O Pecado Original de Takopi é um título extremamente envolvente e que faz o leitor, sem sombra de dúvidas, comprar a luta dos personagens. É aquele tipo de obra que é impossível não se importar e aflorar sentimentos durante a leitura. Apesar dos gatilhos emocionais, é um mangá que vale a pena dar uma chance.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.