Já há alguns anos o mercado japonês de animes tem se modificado no que se refere a distribuição, seja interna ou internacionalmente. E o Streaming se tornou a forma mais comum e mais segura de distribuição, e os números mostram que a cada dia possuem mais influencia. No post de hoje falaremos justamente sobre essa evolução e a importância disso para o mercado.
Desde que conhecemos os animes mais profundamente e seu mercado lá no Japão, sabemos que o sucesso do anime está ligado diretamente a venda de BD/DVD (ao menos desde que essas mídias foram criadas) e a vendagem do original sendo importante, mas correndo um pouco mais por fora. Há claro, animes que não dependem diretamente dessas vendas, são os animes produzidos para TV, bancados por emissoras, e consequentemente dependendo da audiência para possuírem uma nova temporada, esses animes no entanto sempre foram uma minoria.
Esse sistema sempre funcionou muito bem, o anime X vendia bem, consequentemente era quase certa uma sequência, e em se tratando de animes não originais, dificilmente uma única temporada era suficiente. Muitas vezes o anime acabava terminando muito em aberto, afinal o original (mangá, game, light novel) não é produzido se preocupando com um anime no futuro, ele é lançado de acordo com as suas ideias e seu próprio mercado.
Esse cenário sempre existiu e as vendas eram fundamentais e a cada ano aumentava, até que o mundo começou a se globalizar numa velocidade extrema e a cada dia novas possibilidades apareciam, novas formas de se consumir variadas coisas.
Começando com vendas digitais até evoluir para plataformas dedicadas a determinado segmento, os animes não ficaram de fora, e começaram a ser lançados nessas plataformas paralelamente ao lançamento em BD/DVD. E mesmo nesse cenário as vendas seguiam sendo mais importantes e fundamentais na renovação.
Nos últimos anos porém, as vendas começaram a cair drasticamente num cenário onde o Streaming vai crescendo cada vez mais. E isso fez com que o BD/DVD perdesse a importância, pois a arrecadação seria cada vez menor, e no Streaming cada vez maior.
É inclusive o que mostra o relatório da Associação de Animação do Japão, onde as vendas de BD/DVD tiveram uma receita de 58,7 milhões de Ienes (o que representa uma queda de 25% em relação ao ano anterior) contra 59,5 milhões de Ienes de receita no Streaming, ultrapassando então pela primeira vez as vendas de BD/DVD. Mostrando a força de crescimento do Streaming em contraste com a queda das vendas de BD/DVD.
E esses dados também são representados na prática, onde tivemos o anime Tate no Yuusha Nariagari (The Rising of the Shield Hero) que foi um grande sucesso nesse ano de 2019, acabar recebendo não só uma, mas 2 novas temporadas, devido ao sucesso pelo mundo e principalmente na plataforma Crunchyroll (a responsável pela distribuição mundial, com exceção da Ásia).
Conclusão:
A tendência é que cada vez mais vejamos casos como o citado acima, e isso é algo positivo, afinal deixamos de depender diretamente dos telespectadores japoneses que precisavam se interessar em comprar BD/DVD para que os animes recebessem nova temporada. Com este cenário, assinar esses serviços de Streaming passa a ter uma importância que não possuía antes, tirando a dependência dos telespectadores japoneses para que os animes que gostamos possam receber novas temporadas.
Com isso percebemos que o mercado vem mudando e se tornando ainda mais globalizado, já que o mercado internacional passa a ter mais relevância que antes não possuía, é inclusive outro ponto indicado no relatório da Associação de Animação do Japão, onde a tendência é que o mercado internacional ultrapasse o mercado interno japonês.
Os serviços de streaming que estão alavancando o lucro dos estúdios se resume a Crunchyroll apenas ou tem outros?
Temos vários pelo mundo, a própria Funimation nos EUA, temos a Bilibili que é chinesa, e vários outros. Citei a Crunchyroll por ser a principal no Brasil além de estar em todo ocidente e ter um caso de referência que foi a renovação de Tate no Yuusha (Shield Hero).