Vivemos em uma sociedade em que as pessoas preferem parecer do que ser, uma sociedade mesquinha que acha que ser feliz é ter dinheiro, diplomas do nível superior ou ter o carro do ano, muitas vezes somos tão envolvidos por questões como essas que corremos o risco de também nos tornarmos mesquinhos, altivos, etc. Molière escreveu uma peça chamada de “O Burguês Fidalgo”, nesta peça o referido burguês descobre que esteve falando em prosa “em todos esses anos sem saber”, ou seja, foi tão envolvido pela sociedade que nem percebeu, será que não somos assim?
Após a forçada aposentadoria de All Might em Boku no Hero, em função de seu combate com o All For One, se observa que Endeavor assume o lugar de herói numero 1, e isso é um fardo pesado demais para ele, como o mangá está mais adiantado, se pode observar melhor lá, quero destacar uma conversa poderosa entre Endeavor e All Might, nessa fala Endeavor pergunta: O que é ser o herói numero 1?
Peço permissão a você – jovem otaku, de perguntar: o que é ser o número 1? Por que almejamos isso? O que se ganha com isso? Fama? Dinheiro? Mulheres? Homens? Status? “Amigos”? Eu me faço constantemente essas perguntas, por que muitas vezes almejamos essas coisas? Por que muitas vezes achamos que o gramado do vizinho é mais verde que o nosso? Por que muitas vezes diminuímos nossa rigidez ética para alcançar alguma ambição? Stephen Kanitz escreveu um artigo maravilhoso com o tema “ética e ambição”, e neste artigo ele defende muito bem que o problema não é ter ambições, e sim, não ter ética.
Devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos, isso é o dever de cada um de nós, mas buscar ser o “melhor” é um fardo pesado demais, basta você estudar a vida das pessoas que são “número 1” em suas áreas, muitas delas sofrem depressão por não aceitarem o fato de perderem a posição, a grande lição que All Might deu a Endeavor vale para todos nós, SEJA VOCÊ MESMO, seja o melhor que você puder ser, se o melhor que você puder ser te levar a ser o número 1, ok – vida que segue, mas que o nosso foco seja em ser a melhor versão de nós mesmos, sem vaidade, sem arrogância, fazendo assim, ajudaremos a produzir uma sociedade melhor, ou pelo menos ajudaremos a melhorar o ambiente que vivemos.
E ai, o que achou do post?
O ser humano é movido pelo poder. Ser o número um significa ser aquele que tem mais poder, ou seja, aquele que pode ter tudo o que quiser, ser tudo o que quiser e controlar as outras pessoas para fazerem o que quiser. Naturalmente, se todas as pessoas pudessem ter tal poder, a sociedade não poderia se manter. Então criamos institutos religiosos e morais, regras sociais de convívio, leis, com a intenção de coibir esse tipo de pensamento e comportamento, buscando a sobrevivência e a coexistência social. Porém, se pararmos para analisar bem, a nossa sociedade não busca a igualdade de todos. Vivemos em uma sociedade capitalista, onde o objetivo é o lucro, com a justificativa de uma retribuição “justa” por um esforço maior do que os outros. Uma meritocracia. Não julgo o sistema econômico atual, mas ele se encaixa perfeitamente na psique humana, e é por isso que é o sistema vigente. Então, tendo tudo isso em vista, na minha opinião não existem meios termos. Ou se assume de uma vez por todas esse lado egoísta do ser humano em buscar ser o melhor para ter mais poder, status, recursos financeiros, etc, ou então não se deve viver procurando por melhorias, mesmo que em nome de um versão melhor de si mesmo. Pois fazendo isso, querendo ou não estaremos noa diferenciando dos outros e nos tornando cada vez mais diferentes em vez de iguais. A igualdade de todos não pode existir com a noção de melhoria, quando uns se esforçam mais do que os outros, quando uns tem mais recursos que outros, até mesmo em questões de deficiência, saúde, idade ou gênero, quando somos tão diferentes. A igualdade impede a ideia de melhoria a partir da ideia de que qualquer coisa melhorada se torna diferente. E melhorar a todos da mesma forma é impossível com tantas diferenças. Além do mais, pra ter igualdade seria necessário também retirar o merecimento das melhorias em favor daqueles que não tem capacidade de consegui-las.
O que dizer a você meu amigo…
Seu comentário é coeso, inteligente e simplesmente certeiro… Vivemos em uma sociedade problemática…
Você disse que “pra ter igualdade seria necessário também retirar o merecimento das melhorias em favor daqueles que não tem capacidade de consegui-las”.Entenda, eu acredito que uma pessoa que se esforça e que tem uma qualificação maior deve receber um salário maior – por exemplo, entretanto falo sobre igualdade no tratamento, o correto é eu tratar o porteiro da mesma forma que trato o diretor, mesmo que uma pessoa tenha vários diplomas do nível superior, isso não significa que ela é melhor ou até mais inteligente do que a pessoa que não tem, é disso que falo, ter um diploma não significa que a pessoa seja inteligente – até porque muitos passam colando, assim como ser nutricionista não significa que você se alimente corretamente.
Cara, esses debates sadios que temos feito aqui são muito legais, valeu mesmo pela opinião.
um abraço
Muito bom
Muito obrigado mestre José!
#tamojunto
Adorei, sinceramente me fez olhar com novos olhos as coisas, o modo como vc usou as palavras foi perfeito e o Negócio é se contentar com o que temos, mas também não deixarmos de sonhar, sem invadir ou manipular o outro para alcançar o que foi almejado. Lindo essa publicação
Mendes Lucas, fico extremamente feliz por ter trazido algo que foi útil para você, valeu mesmo por comentar!
Nunca deixe de sonhar, corra até alcançar seus objetivos, com humildade, repeito e muito esforço, você pode alcançar qualquer coisa!!!
A cerca de 19 anos sempre consegui ser o melhor em tudo o que fiz e quis. Sempre alcancei com meu esforço e trabalho duro, pela minha vontade de fazer as coisas acontecerem, e por sempre ser a mudança que desejei para o mundo, já que todos parecem estar cansados e sem iniciativa… Mas isso tem um alto preço.
Assim como Saitama, de One Punch Man, acabei perdendo meu senso de humanidade. Em suma, possuo uma vida acadêmica impecável, e vislumbro um belo futuro profissional. Mas acabo por ser a única criatura viva que precisa estudar, fazer amostra de conteúdo e informações, analisar, decodificar e interiorizar, de modo que eu consiga de forma leviana ser uma pessoa simples e conseguir interagir de forma sincera – e lidar com a sinceridade de sentimentos – das pessoas.
Ser o número 1 não significa necessariamente ser o mais forte. Mas talvez, signifique ser dedicado e verdadeiro, ser capaz de lidar com algo muito maior do que você, que certamente, pessoas normais não conseguiriam. Mas tal recompensa e apreço acompanha um pesar muito grande para este indivíduo, pois o sucesso tomará algo em troca. Não se pode alcançar uma glória maior sem um sacrifício maior.
Adorei o artigo :3
Grande mano Renan
Com relação a “todos parecem estar cansados e sem iniciativa”, eu tenho percebido um problema grave nas gerações que estão surgindo, as pessoas estão cada vez mais desinteressadas com tudo, dentro de sala as pessoas não querem mais estudar, não tem mais brio, é difícil… Sou professor universitário em cursos de graduação e Pós graduação, por isso te digo que a coisa na educação ta feia. (ler recomendo ler a matéria “A era da Burrice” da revista Super Interessante, essa matéria fala sobre o nível de KI no mundo e como o mesmo está diminuindo de forma assustadora)
“Ser o número 1 não significa necessariamente ser o mais forte. Mas talvez, signifique ser dedicado e verdadeiro”, concordo plenamente com você, que o nosso objetivo seja seer sempre a melhor versão de nós mesmos, sempre na humildade, sem pisar em ninguém, sem desmerecer os outros.
Com relação a “Não se pode alcançar uma glória maior sem um sacrifício maior”, novamente você esta certo, para se alcançar as coisas, muitas vezes enquanto as pessoas vão viajar, nós ficamos trabalhando ou estudando, não tem outro caminho, minha mãe sempre me disse: “O SUCESSO só vem antes de TRABALHO no dicionário”.
Espero sempre estar trazendo debates legais por aqui, esse é o nosso canal!!!
Uau incrível , gostei pra caramba do Post e do conteúdo que foi muito bem escrito!
Muito obrigado por comentar
Grande Leheart, eu espero poder sempre trazer coisas legais, um forte abraço.
Que post perfeito
Valeu Mano Ewerton
Obrigado pelo comentário, eu tenho certeza que tudo pode ser melhorado e eu vou procurar sempre tentando melhorar, um forte abraço!
Nunca parei para refletir sobre isso, e é verdade. Deve se buscar o melhor de si todos os dias, para tornar o mundo e a nós mesmos melhores.
Obrigado pela reflexão e um ótimo fim de ano!
Grande Fuyuki
Obrigado pelo comentário e o meu desejo é que todos possamos ser uma versão melhor de nós mesmos em 2020!!
#enois
De que adianta perguntar nossa opinião sobre artigos filosóficos com temas tangenciais a mangas e animes? No final se for um comentário q vc goste, tudo bem. No entato, se alguem disser pq não gostou, vc simplesmente cita Voltaire. Vc tem um potencial enorme, seu artigo fala de esforço, ética, ambição e ostentação. Não está ruim, mas achei que foram abordadas muitas coisas superficialmente e pelo q já vi vc escrever, vc poderia ter começado melhor. O último parágrafo está perfeito.
Você realmente não entendeu a mensagem desse artigo hauhau
Obrigado por comentar mestre
Grande Carlos, obrigado por comentar, com relação a Voltaire, eu cito quando não concordo com a opinião, mas repare que nunca excluo o comentário de ninguém e sempre respeito os pensamentos das pessoas, grande mano, o fato de eu concordar ou não com alguém não significa que a pessoa esta errada, é somente uma opinião, até porque – não importa quantos diplomas eu tenha, nunca serei o dono da verdade – sou um pobre mortal kkkk.
Você disse: “vc poderia ter começado melhor”, estou encarando isso como uma crítica construtiva e lhe agradeço por isso, eu sempre vou procurar fazer melhor, isso lhe garanto.
Meu pensamento é que tudo pode melhorar, Você também disse que “foram abordadas muitas coisas superficialmente”, e eu lhe afirmo que nunca o meu objetivo será esgotar nenhum assunto – um pobre mortal como eu tem uma longa jornada kkkk, e sim, levantar um debate sempre gerando reflexão e um debate de ideias. (e sem ofensas, como nós dois estamos fazendo aqui).
Um abraço mano
Muito bom, mostrar aspectos de tema atual, levanta reflexão e visão comportamental que se tem muitas vezes não percebida, que se adquire com os novos tempos
Muito obrigado por comentar Ronaldo, a ideia é sempre levantar debates carregados de reflexão.
carai man, lendo esse artigo lembrei do Mamba Mentality do kobe bryant.. muito bom
Grande Ferreira, obrigado por comentar e fico muito feliz por ter gostado, espero poder sempre trazer coisas legais.
Um forte abraço!
Nunca imaginei que uma pesquisa aleatória no Google sobre Boku no Hero me traria a uma página dessa, que conteúdo bacana, e realmente relevante você constrói aqui, apenas continue, porque pelo menos pra mim vc já fez a diferença!