Existem centenas ou mais empresas com logotipos de marcas famosas, para quase todas as gamas de produtos disponíveis no mercado de jogos online, mas nem todos podem ganhar tanto sucesso como os logotipos sobre os quais vamos falar hoje. O logotipo é cerca de 50% de sucesso de seu jogo, porque desde o logo e começa toda a experiência e conhecimento entre seu produto e seu jogaror.
Todos os detalhes devem ser pensados com atenção e cuidado para que ele faça o devido sucesso nesse mercado. É importante estar atento à tipografia, às cores, linhas, figuras usadas e, claro, ao conceito total do seu game afinal a ideia é que ao ver a imagem a pessoa associe imediatamente ao seu jogo.
Os maiores fabricantes de consoles e desenvolvedores de jogos têm alguns dos logotipos mais conhecidos que milhões de pessoas em todo o mundo sabem de cor e associados a uma série de boas lembranças.
Vejamos alguns dos logotipos de videogame excepcionais e como eles mudaram ao longo dos anos:
Tetris
Tetris é um videogame clássico de todos os tempos criado por Alexey Pajitnov em 1984. É um dos jogos mais vendidos de seu tempo. Este jogo ajudou o console Game Boy da Nintendo a se tornar um grande sucesso e também conseguiu se tornar o primeiro jogo a chegar a este espaço. Há um ‘Dia Mundial de Tetris’ – 6 de junho. No ano passado, para comemorar seus 35 anos, a empresa apresentou seu novo logotipo. O logotipo OG (original) foi criado e projetado por Roger Dean em 1997. O logotipo inicial usava uma peça icônica em forma de ‘T’ que parecia peças de um quebra-cabeça geométrico. Essas peças do quebra-cabeça eram chamadas de Tetrominos.
O novo logotipo tem o mesmo formato icônico e manteve a essência do logotipo anterior intacta. No entanto, ele endireitou e acrescentou brilho para torná-lo mais relevante para o tempo hoje. A paleta de cores do logotipo mudou para um tom mais profundo de azul com um contorno com bordas. As letras também são endireitadas e perderam o tom laranja gradiente. Agora temos fontes arredondadas e o uso de várias cores que justificam a estética do jogo e combinam com a vibração do clima de jogo atual.
PokerStars
O site mais renomado quando o assunto é poker passou recentemente por um upgrade no seu logo onde foi separado a palavra “Poker” da palavra “Stars” pelo naipe de espadas vermelho e uma estrela branca no centro. O logotipo é tão famoso que foi usado no capacete de Rubens Barrichello e reconhecido facilmente por todos. Essa é a principal característica de um bom logotipo.
CassinoHEX
No CassinoHex você pode ler os reviews diferentes para quaisquer empresas de jogos de azar, verificar se eles são confiáveis, quais bónus de boas-vindas estão lá e etc. No logotipo da empresa está retratada uma ficha de cassino com a letra “C”, a primeira letra de nome da empresa. E assim desde o início, os clientes podem ver que nesse site, todo o conteúdo será sobre o tema de jogos de azar, cassino e apostas. Se quiser saber mais sobre o mundo de azar, leia mais sobre os melhores cassinos online no CassinoHEX.
PlayStation Logo
No final dos anos 80 e início dos anos 90, a Sony estava muito perto de fazer uma colaboração com a Nintendo para trabalhar na criação de um console de jogo.
Eles tinham uma tiragem limitada de 200 protótipos, e o console foi apropriadamente chamado de Nintendo PlayStation.
No entanto, as duas empresas não conseguiram encontrar uma solução eficiente para dividir o dinheiro, resultando na saída da Sony e na criação do lendário Sony PlayStation.
No entanto, o logotipo do Sony PlayStation passou por várias fases de mudança e desenvolvimento antes que os executivos finalmente concordassem com o agora icônico logotipo vermelho, amarelo e azul do PS.
O logotipo foi alterado novamente em 2009 e agora apresenta um ícone inteiramente preto, com uma fonte ligeiramente alterada, particularmente o “a” de dois andares se transformando em um “a” de um só andar.
Nintendo
Desde o advento dos jogos Game and Watch, seguidos pelo NES Family Computer e a criação do fenômeno mundial Donkey Kong e Super Mario, a Nintendo trabalhou seu caminho para se tornar um nome bastante conhecido.
Hoje, a marca é bem conhecida e amplamente popular, acumulando hordas de seguidores fiéis com o passar dos anos.
Marcas desse tamanho dependem fortemente de seus logotipos e os consideram ativos essenciais que permitem que vários produtos e serviços sejam reconhecidos instantaneamente.
Seu renomado logo “racetrack” da Nintendo, incluindo a linha vermelha que circunda o nome, existe desde os anos 80 e ao longo dos anos mudou apenas na cor, mantendo a tipografia original que remonta aos anos 60.
No entanto, a Nintendo nem sempre teve esse logotipo específico.
Desde que foi criado em 1889 e abrangendo um período de 75 anos, o logotipo da empresa foi feito soletrando o nome da empresa usando kanji, que tem sido usado até hoje como nome comercial formal da empresa.
Foi só na década de 1960 que a Nintendo começou a usar a escrita romana, que é legível e compreensível para o público ocidental.
No final da década de 1960, a empresa já terá alterado mais de uma dúzia de logotipos diferentes e, no início dos anos 1970, mudou seu logotipo para uma abordagem mais minimalista, consistindo nas letras N e G circundadas por uma linha branca.
Finalmente, em 1982, a empresa adotou seu logotipo de pista de corrida de marca registrada e o incluiu em seu jogo de arcade de maior sucesso, o Donkey Kong.
Xbox
O Xbox foi uma tentativa bastante bem-sucedida da Microsoft de entrar em mercados que estão fora de seu negócio original. O Xbox original foi lançado em 2001 e competia confortavelmente com o Dreamcast da Sega e o PlayStation da Sony.
O agora famoso logotipo X vem do primeiro nome usado para rotular o console da Microsoft, que foi a caixa do DirectX, já que a ideia do jogo surgiu dos próprios desenvolvedores DirectX da Microsoft.
O logotipo do Xbox em si não mudou muito ao longo dos anos, com a esfera prateada sendo cortada não apenas pelo verde, que era a cor original, mas também Xs azul, amarelo, rosa, magenta e vermelho.
A única mudança notável vem na forma de letras adicionadas de forma variada, bem como um logotipo todo em letras maiúsculas verdes soletrando XBOX sobre um fundo branco.
Skyrim
Por último, mas não menos importante, é claro, Skyrim. Este épico jogo de RPG de mundo aberto é o quinto episódio da série Elder Scrolls.
O logotipo do Skyrim mostra um dragão de prata com a asa direita ligeiramente quebrada, colocado em cima de um fundo preto ou de uma capa semelhante a um livro escura. A história detalhada do jogo afirma que o selo (logotipo) é chamado de The Seal of Akatosh e que existe há pelo menos alguns milhares de anos no jogo.
Conclusão
Como você pode ver, todos esses logotipos de videogame têm histórias de fundo bastante diferentes, mas muito interessantes.
Enquanto alguns simplesmente representam a empresa em questão, outros estão profundamente ligados aos jogos por meio da tradição e do uso frequente no jogo. Não importa como as empresas os usaram, esses logotipos de jogos se tornaram tão conhecidos que você só precisa dar uma olhada antes de descobrir o que é.
Isso representa a marca e o marketing no seu melhor e, no final, há muitas informações ocultas por trás de cada logotipo mencionado neste artigo. Certifique-se de fazer pesquisas adicionais para descobrir fatos ainda mais interessantes sobre seus jogos e criadores de jogos favoritos.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.