Com uma cultura exótica, porém mundialmente reconhecida e admirada em vários sentidos, os japoneses estão entre os povos mais criativos que existem em muitos aspectos, e sempre chamam a atenção com sua forma peculiar de enxergar o mundo.
Essa visão diferente se expressa até mesmo no modo como os nipônicos se relacionam com seus carros. Para as montadoras do Japão, por exemplo, a escolha dos nomes de carros que serão lançados no mercado é algo tão estratégico e importante quanto pensar em sua tecnologia, desempenho e durabilidade. Outra relação curiosa dos japoneses com seus carros está em uma prática – cada vez mais popular – totalmente voltada para os amantes de games, mangás e animes.
Conhecida como Itasha, trata-se de uma cultura bem peculiar de customização automotiva, onde carros, motos e outros veículos – incluindo bicicletas, trens e até aviões e helicópteros – são decorados com personagens e temas predominantemente femininos da cultura Moe, termo que originalmente se refere a protagonistas “fofas” e “adoráveis”.
O termo Itasha nasceu como uma gíria para carros italianos que eram objetos de desejo dos japoneses na década de 80. Porém, desde que a customização com personagens dos animes e mangás virou febre a partir dos anos 90, ganhou novo significado, passando a ser uma combinação entre os termos itai (doloroso) e sha (veículo) referindo-se a carros que “doem no bolso” devido ao alto custo envolvido nesse tipo tão particular de customização.
Realmente, os amantes da Itasha não medem esforços financeiros na customização de seus carros, seja para homenagear um personagem, uma série ou para se destacar entre os demais fãs do estilo. Muitas vezes essa personalização acaba não se limitando apenas à parte externa, mas também é aplicada no interior dos veículos, que são decorados com vários objetos divertidos e até inusitados, como pelúcias, miniaturas e acessórios de car tuning.
E, claro, como essa turma se orgulha de suas criações, é muito comum ver esse tipo de veículo rodando pelas ruas de Tóquio com certa frequência, principalmente em bairros onde a cultura dos animes e mangás costuma ter mais destaque.
A verdade é que a moda Itasha cresceu a tal ponto que hoje em dia já existem eventos grandiosos como convenções e exposições em salões de automóveis do Japão exclusivamente dedicadas ao tema, sendo patrocinados por grandes empresas. Além disso, todos os encontros relacionados à cultura dos games, animes e mangás também reservam um espaço exclusivo não só para cosplayers e modelistas de action figures, como também para a exposição e promoção dos curiosos veículos.
Mas essa febre já não se limita apenas ao Japão e, de uns tempos para cá, se espalhou por outros lugares do mundo, em especial países asiáticos como Coréia, Taiwan, Malásia, Tailândia, Filipinas e Indonésia, mas também pela Europa e Estados Unidos. Porém, é claro que em quantidade e qualidade, ninguém supera a criatividade dos Itashas criados na terra do sol nascente.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.