Recentemente assisti um filme no atual MAX intitulado Eterno 831 que parecia ser muito intrigante, mas no final eu precisei recorrer a muitas reflexões diferentes para conseguir entender a proposta do enredo e mesmo assim foi muito difícil chegar em uma conclusão.
Sinopse
Numa Tóquio revolucionada por um evento sem precedentes, o jovem Suzushiro descobre que não é o único capaz de parar o tempo e que uma garota com o mesmo poder que o seu está sendo manipulada por uma célula terrorista.
Intitulado, originalmente, de Eien no 831 (Eterno 831), esse longa-metragem foi lançado no inicio de 2022 e teve como diretor Kamiyama Kenji, o mesmo de Higashi no Éden e Blade Runner: Lótus Negro. Assim como vimos em sua sinopse, a proposta do filme é trazer a atual vida do jovem Suzushiro Asano que trabalha com entregador e cobrador para uma assinatura de jornais enquanto foge da sua antiga vida. No entanto, à medida que a história se desenvolve, nós entendemos que ele guarda alguns segredos muito mais obscuros do que imaginamos.
Sem trazer nenhum spoiler, posso dizer que o plot foca bastante em uma realidade quase distópica no Japão onde algumas decisões políticas, somadas a um terremoto, trouxeram a ruína econômica para todo o país. Enquanto isso, Suzushiro Asano possuía seus próprios problemas pessoais que geraram um enorme trauma em sua vida e despertou um poder incomum de parar o tempo indeterminadamente, ao mesmo tempo que uma garota chamada Nazuna Hashimoto, também já havia desenvolvido esse poder por conta também de seus próprios traumas.
O interessante aqui é o fato de que parte dos eventos traumáticos que esses dois viveram são inteiramente relacionados ao problema politico geral do país. Dessa maneira, existe algo além do poder de parar o tempo que une ambos os jovens e desperta a vontade de Suzushiro de salvar aquela garota das mãos de uma organização criminosa e misteriosa que ameaça o governo.
O filme desperta curiosidade logo de início, tem seus momentos emocionantes e o roteiro parece interessante desde o princípio, porém muito se perde no decorrer da narrativa e algumas pontas soltas continuam sem uma amarração adequada. É muito compreensível o plot do garoto que conhece a garota e ambos desejam usar seu poder para salvar o mundo e entender as grandes conspirações governamentais, mas no final, as conspirações são tão confusas e tão perdidas em sua continuidade que até o público fica na mesma dúvida que os protagonistas.
Podemos perceber que a busca pela justiça social é uma pauta importante para eles, porém que só foi consolidada à medida que esses “terroristas” entraram em ação, já que os indivíduos plantaram algumas sementinhas de desconfiança e de busca por justiça neles.
Infelizmente, os pontos negativos da animação se destacam mais do que os pontos positivos. Não existe cenas de ação empolgantes, a continuidade (como eu disse) se perde muito do meio para o final e até mesmo os momentos em que o tempo para nós não temos uma dinâmica empolgante acontecendo, literalmente é tudo parado. Isso sem contar o design de animação e movimentos que pareceram ter sido realizados no The Sims.
É fato que Eterno 831 tem uma proposta que dispensa os recursos de ação e pretende debater outros tipos de elementos, como a “paranormalidade”, a moralidade, as consequências de nossas ações, a corrupção, conspirações, etc. No entanto, faltou uma performance mais intensa e tudo aconteceu rápido demais, evitando que pudéssemos entender direito o foco principal da história, além de não desenvolver direito nenhum dos seus personagens, jogando flashbacks e explicações rasas, sem nenhum aprofundamento, para que cada um se vire na interpretação.
Em resumo, o longa-metragem, apesar dos defeitos citados, possui o objetivo de prender nossa atenção com o suspense e a aventura presenciados por Suzushiro, nos mostrando toda uma exploração dele sobre o que é a verdadeira justiça, e através do encontro com Nazuna, entender como seus poderes podem ser utilizados tanto para o bem, quanto para o mal. Existem inúmeros questionamentos sobre o limite da moralidade e a ética no uso do poder tanto pelos governantes, quanto por eles mesmos. Se eles conseguem alcançar todos esses objetivos, sobretudo com essa animação e produção de centavos, aí fica para o entendimento de cada um que assistir.
Dessa maneira, aqueles que se sentirem curiosos a respeito de Eterno 831, podem procura-lo na plataforma de streaming MAX e entender pessoalmente tudo o que relatei aqui.
E assim encerro mais uma breve crítica e, por isso, fortaleçam aqui embaixo com seus comentários sobre o que pode ter faltado e nos ajudem também compartilhando essa matéria em suas redes sociais.
deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.